treinamento lgpd

Conheça as vantagens de um game quando o desafio é engajar e ensinar colaboradores

Para destacar sua empresa no mercado, uma necessidade é ter um quadro de colaboradores altamente capacitado – e

treinamento lgpd

Imagem: Marcus Souza

Para destacar sua empresa no mercado, uma necessidade é ter um quadro de colaboradores altamente capacitado – e engajado. Melhor ainda se o plano estratégico estiver bem alinhado e com os conteúdos bem nivelados. O mesmo se aplica quando o objetivo é outro, como ter os colaboradores treinados em relação à LGPD, à segurança ou ao Onboarding

Para reservar seu lugar ao sol nos negócios hoje em dia é preciso usar as melhores metodologias para engajar os funcionários e potencializar a aprendizagem necessária para cada um deles. Em um universo cheio de informações e dispositivos, como tornar atrativo um treinamento sobre LGPD (por exemplo)? Como engajar e treinar as pessoas nessa nova era e quais metodologias escolher para acertar?

Sabendo que as metodologias convencionais não estão tendo boa efetividade, hoje, o Blog AvataRH explica mais sobre a adoção de ferramentas digitais e gamificadas!

Então se você quer saber como um exemplo de uma plataforma gamificada contribui para engajar colaboradores e potencializar a aprendizagem, continue a leitura:

 

Entenda o porquê da metodologia de aprendizagem e engajamento: e como surgiu a solução gamificada?  

Aqui na i9Ação, desenvolvemos o Challenge com o objetivo de oferecer a empresas e colaboradores uma opção na qual pudessem exercitar seus conhecimentos corporativos. Para isso, utilizamos o princípio aplicado em games for fun de grande sucesso no mercado, de perguntas e respostas, que atraem pessoas de diferentes faixas etárias e com os mais variados perfis.

Além disso, o Challenge foi elaborado utilizando princípios da Andragogia e da BioAprendizagem. Assim, a experiência é desenhada não só para estimular o intelecto dos colaboradores, mas principalmente para despertar a emoção. O objetivo é que os jogadores entendam a vantagem da mudança e se sintam engajados no processo de aprendizagem.

Qual mudança sua empresa precisa gerar em todos os colaboradores?

Comece jogando: como funciona o Game Corporativo com conteúdo customizado?  

O Challenge é uma game em que usuário pode jogar contra a própria máquina, desafiar outros jogadores aleatoriamente ou escolher um amigo para iniciar a disputa. A proposta é customizar as questões de acordo com os objetivos da empresa.

Portanto, o colaborador tem acesso ao game em versão App ou Web e responde às perguntas relacionadas ao conteúdo da organização. Ao acionar a roleta, a próxima questão é sorteada. Respostas corretas resultam no acúmulo de pontos, que fazem com que o jogador receba medalhas referentes às diferentes áreas de conhecimento abordadas pela empresa em seu treinamento.

O objetivo do jogador é conseguir todas essas medalhas antes dos outros competidores, consagrando-se como o grande vencedor!

Quais são as vantagens da aprendizagem gamificada?  

As ferramentas de gamificação com conteúdo corporativo têm uma série de vantagens. Selecionamos as principais para que você tenha uma ideia dos benefícios que a empresa pode obter:

Mobilidade

O colaborador consegue acessar o game por meio do aplicativo ou acessar pelo computador na versão Web. Portanto, ele pode ser utilizado em qualquer lugar, aumentando o tempo de exposição ao conteúdo definido pela empresa.

Interação

Como os colaboradores podem desafiar seus colegas de trabalho, eles interagem por meio da ferramenta. A competição saudável faz com que estreitem os laços de amizade, demonstrem maior integração e passem a falar do assunto abordado no game em outros momentos.

A empresa também pode dividir seus colaboradores em equipes. O ranking é exibido considerando o desempenho de cada jogador e também dos grupos. Assim, os membros de um time incentivam uns aos outros para que o resultado coletivo seja satisfatório.

Desafio

O APP apresenta todos os elementos de um jogo, que são essenciais para o engajamento dos colaboradores:

  • níveis de dificuldade progressivos, em que os jogadores começam respondendo questões simples e progridem até chegarem às perguntas mais abrangentes;
  • tempo para resposta, o que estabelece um senso de urgência;
  • necessidade de manter altos níveis de energia para não encerrar a partida, o que faz os jogadores se esforçarem para acertarem as respostas;
  • rankings, medalhas, prêmios e recompensas de acordo com o desempenho do jogador.

Escalabilidade

A solução pode ser oferecida para um grupo pequeno de colaboradores ou para milhares deles. Não existe um limite de quantidade, o que torna a ferramenta extremamente escalável.

Inclusive, o aplicativo para gamificação pode ser utilizado por funcionários de diferentes filiais da empresa, em todo o território nacional ou mesmo no mundo!

Customização

O design é totalmente customizado com o nome da sua Marca e Logos. São feitas publicações exclusivas nas lojas para facilitar a localização e o download do App e um link web para acesso em computador.

Sua empresa define os objetivos e o conteúdo. Portanto, as perguntas disponibilizadas aos seus colaboradores atendem às necessidades do seu negócio. Além disso, é possível criar jogos para uso geral e outros específicos para determinadas equipes, tornando o treinamento altamente especializado.

Engajamento

Diferente de outros métodos, o aplicativo para gamificação oferece um desafio que faz os colaboradores desejarem utilizá-lo. Eles participam voluntariamente porque a aprendizagem acontece de maneira lúdica.

O prazer potencializa a retenção de informações, o que garante resultados duradouros e facilita o armazenamento de informações, gerando memória de longo prazo.

Análise de resultados

Os erros cometidos pelos colaboradores mostram quais são as dúvidas mais frequentes. Assim, o RH pode analisar os resultados e estabelecer uma relação entre as lacunas de conhecimento e eventuais problemas de performance.

Esse diagnóstico também possibilita o planejamento de ações para abordar os temas e melhorar o desempenho da equipe, trazendo mais inteligência à gestão de pessoas.

Como o mercado está recebendo os aplicativos para gamificação?  

Hoje em dia, a transformação digital afeta uma série de áreas das organizações. Setores de Recursos Humanos, Compliance e outros perceberam a importância de inovar e usar a tecnologia para otimizar seus processos, recrutar com mais qualidade e promover o desenvolvimento de seus quadros de colaboradores.

Por essas razões, as soluções da i9Ação já foram customizadas por diversas médias e grandes empresas do Brasil e do Mundo.

O Challenge já foi destaque no CONARH, onde a i9Ação mostrou como a cultura 4.0 está influenciando a gestão de pessoas. No Espaço Lab Digital, uma iniciativa realizada em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e o patrocínio da Petrobrás, demonstramos que o setor de RH pode usar recursos tecnológicos não só para seguir essa tendência, mas como um verdadeiro propulsor desse movimento nas organizações.

Finalmente, os aplicativos para gamificação são alternativas excelentes para as diversas situações em que a empresa deseja que os funcionários adquiram conhecimento, assimilem determinados valores ou desenvolvam o engajamento para participar de um projeto.

Quer saber mais sobre como o funciona o aplicativo? Entenda como será a experiência de seus colaboradores e o que fazer para ter um game customizado, de acordo com as necessidades do seu negócio. Solicite o material agora mesmo

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.