integração de novos colaboradoresDescubra quais são os problemas que sua empresa pode estar enfrentando por causa da falta de integração e como você pode resolvê-los usando a gamificação

Era uma vez uma empresa que queria ser campeã de vendas e, para isso, investiu o que pode em novos produtos, sistemas e em propaganda. Só que, na hora H, o resultado não veio. Sabe o porquê? Simples: time mal integrado não ganha campeonato.

O cenário acima, acredite, é mais comum do que se imagina. Afinal de contas, empresas com problemas de integração de funcionários tendem a não conseguir inovar e melhorar suas estratégias de forma prática.

Por isso, hoje, o AVATARH decidiu dar uma forcinha e ajudar você a saber quais são os problemas que sua empresa pode estar enfrentando por causa da falta de integração e – mais importante ainda – como resolvê-los. Confira:

Quais são os principais problemas com a Integração de novos funcionários?

#1. Desmotivação

O primeiro ponto que merece atenção: ter um processo de integração ineficiente não conecta o colaborador aos objetivos e valores da organização.

Na prática, a falta de integração gera um time desengajado com a cultura da empresa e que dificilmente vai se unir para resolver problemas. O resultado é a diminuição da sinergia e visão sistêmica, por exemplo.

#2. Altas taxas de Turnover

Se a integração inicial for incapaz de aproximar o colaborador do projeto ao qual ele faz parte, a tendência é que sua empresa sofra com a rotatividade de funcionários.

Essa questão envolve a ideia de pertencimento à proposta de trabalho e o envolvimento com as causas defendidas pelo time e empresa. Trazer esse funcionário para dentro do “propósito” do negócio ajudará a manter por mais tempo a equipe.

#3. Falta de Rendimento

Se o seu funcionário não receber um treinamento inicial adequado será mais difícil para que sua operação tenha o desempenho esperado para aquela função, certo?

O colaborador levará mais tempo para aprender a fazer suas tarefas e, além disso, criará processos por “conta própria”, com vícios e ações que prejudicarão a sinergia e a qualidade de comunicação, por exemplo.

Como resolver as falhas de integração de colaboradores?

A principal forma de melhorar os resultados de sua integração é procurar formas que aproximem o recém-contratado e a companhia como um todo e, ao mesmo tempo, permitam analisar os resultados de um jeito prático.

O objetivo com isso é quebrar o gelo dos primeiros dias, gerando mais acolhimento e cuidado com o treinamento prático.

Paralelo a isso, é vital mostrar que o novo colaborador faz parte de um projeto, integrado aos objetivos e missões da empresa. Mostre ao talento da sua empresa porque ele foi contratado e o que sua administração espera dele!

Jogos empresariais: engajamento, diversão e análise

Um exemplo de inovação aplicada ao processo de integração corporativa é a utilização da gamificação.

Os jogos de aprendizagem são uma forma de unir a história e os desafios da empresa, criando um universo surpreendentemente lúdico, mais interativo e mais acolhedor. Pesquisas mostram que o uso de histórias, o famoso storytelling, otimiza a identificação e o entendimento do conteúdo no cérebro humano.

Mais do que diversão, entretanto, os jogos empresariais são ferramentas de aceleração de aprendizagem e memória de longo prazo, além de conter poderosos elementos analíticos. Por meio da metodologia, torna-se possível a análise de perfil do colaborador e, principalmente, verificar como está a curva de aprendizagem de cada pessoa.

Assim, você ganha formas de conquistar e envolver o funcionário, sem abrir mão de formas eficientes de aprimorar seus processos de integração.

E, aí? Quer testar? Fale com nossos especialistas e descubra como aplicar a gamificação dentro de sua empresa!

cta integração de novos

Leave a Comment