VISÃO SISTÊMICA e Gamificação: afinal, porque essa bagaça funciona?

Descubra como a gamificação funciona para elevar o nível de visão sistêmica do seu time, simplificando o jeito

Descubra como a gamificação funciona para elevar o nível de visão sistêmica do seu time, simplificando o jeito como seus colaboradores entendem o funcionamento da empresa

Aqui no AVATARH, a partir de hoje, você vai ver novos exemplos práticos para mostrar como essa bagaça (a gamificação) funciona para resolver os desafios corporativos! Iguais ao vídeo aí em cima…

Preparado? Então, let’s do it! 😊

Visão Sistêmica e Gamificação

Escolhemos o vídeo acima para começar a mostrar o lado prático da gamificação a partir de uma questão bastante recorrente, hoje em dia: como melhorar a visão sistêmica dentro de seu time.

Ele é um exemplo de como a Gamificação pode ajudar a evitar equipes focadas apenas em suas próprias áreas e, principalmente, a não ter ou desenvolver colaboradores preocupados somente com seus resultados individuais.

Afinal de contas, há muita coisa envolvida por trás da Visão Sistêmica, não é verdade? A comunicação da sua empresa, a integração dos colaboradores e a sinergia entre os departamentos, por exemplo, são peças-chave desse processo.

E costumamos resolver tudo isso com as ferramentas da Gamificação. Pois é. E você sabe como?

Em primeiro lugar, ressaltamos que muitos games aqui na i9Ação são desenvolvidos em um processo de colaboração, onde cada etapa de mecânica ou conteúdo é aprovada em conjunto. Vamos entender como!?

Simuladores para melhorar a visão sistêmica

Existem vários formatos de jogos corporativos que podem ajudar sua organização. Na prática, porém, a forma mais comum é o uso dos simuladores gamificados.

Isso acontece porque eles podem ser projetados para melhorar a visão sistêmica e o engajamento usando como pano de fundo processos do dia a dia da empresa e por facilitar o uso da inteligência coletiva, de maneira prática e mais econômica.

Estes games corporativos simulam ações e estímulos para que seu colaborador entenda os diferentes papéis de cada um dentro da equipe, demonstrando de forma divertida o impacto das ações e decisões individuais.

Para aquecer, assista aqui um vídeo que mostra como o storytelling e a analogia trazem o colaborador para uma realidade pensada para unir os principais pontos que precisam ser trabalhados para melhorar a visão sistêmica da sua empresa:

Onde usar? Que tal na integração dos novos colaboradores!

Para mostrar na prática como a Gamificação funciona e como melhora a visão sistêmica de uma empresa, separamos este vídeo abaixo, com um de nossos cases de sucesso. Olha só:

Nesta apresentação, trazemos uma breve introdução sobre como o participante vai passar por diversas áreas da organização e vivenciar os valores, a ética, os produtos e as soluções da empresa de forma rápida e lúdica.

Neste caso, a demanda era de integração de novos colaboradores. Mas o resultado foi a construção de uma experiência completa, onde todos os profissionais da empresa poderiam participar e entender melhor o funcionamento da organização. Lembrando que cada demanda ou propósito pode ser trabalhado de maneiras diferentes!

E é dessa forma, com gamificação e muita colaboração, que os projetos são realizados com total aderências às necessidades levantadas, com soluções que tragam mais benefícios às equipes. Bora simular?

E, então: que tal conferir como a Gamificação melhora a visão sistêmica do grupo, hein? Fale com a gente e comece a transformar já sua rotina!

consultoria i9acao gamificacao

Leave a Comment