clipping-i9ação_29-de-janeiroVocê sabe as tendências de gamificação para 2015? O artigo , escrito por Fernando Seacero, aponta os pontos principais que devem estar n aponta da língua. Veja também a publicação pelo portal Profissional & Negócios.

 

Tudo o que você precisa saber sobre gamificação corporativa para se dar bem em 2015

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Muitas empresas têm buscado alternativas internas e externas para garantir a qualidade de seus serviços, produtos e principalmente o atendimento. O investimento na capacitação de seus colaboradores passa a contar com diferentes tipos de treinamento, mais inteligentes e muitas vezes divertidas.

Veja como sua empresa poderá estar entre as melhores de 2015 adotando a gamificação corporativa:

Jogos empresariais

São jogos inteligentes e desafiadores realizados entre os colaboradores de uma empresa. Eles proporcionam ao participante experimentar situações-problema que possuem total analogia com o ambiente de trabalho. As experiências lúdicas e impactantes são aliadas ao aprendizado emocional, dessa forma, buscam o fortalecimento de equipes, o reforço de motivação ao dar condições para mudanças de atitude.

Esses games são uma oportunidade para se desenvolver e fortalecer competências como a liderança nas organizações, a visão estratégica, a tomada de decisão, o foco no cumprimento de metas e a comunicação eficaz. Praticando esses games, os funcionários passam a entender melhor a importância da integração entre o indivíduo, seus colegas de trabalho e a empresa. As pessoas saem do convencional e passam a utilizar outras partes do cérebro, garantindo um melhor aprendizado.

União, cooperação e confiança

SAM_5176Muitos jogos empresariais têm por objetivo despertar a consciência e promover efetivamente a cooperação entre as pessoas que trabalham em equipe. Neles, aprende-se a considerar o outro participante como um parceiro e não como adversário, fazendo com que cada um aprenda a se colocar no lugar do outro.

A metodologia une as pessoas e reforça a confiança em si e nos outros. Ganhar ou perder geralmente não importa e jogar resulta na vontade de que o jogo continue, libertando as pessoas da competição e ensinando a trabalhar em grupos, com a participação de todos e utilizando o que cada um tem a oferecer no momento da atividade.

A gamificação do mercado brasileiro em 2015

De acordo com especialistas, o mercado brasileiro abre novas frentes para a gamificação corporativa. Os Learning Games, que são jogos específicos para o desenvolvimento e a aprendizagem das pessoas nas organizações; os Serius Games, que simulam situações reais e proporcionam desenvolver habilidades, além de munir os colaboradores com informações relevantes; e ainda a gamificação de campanhas, que utiliza estratégias dos jogos para que um número maior de pessoas possa aderir ao processo.

Novos tempos

No passado, não era tarefa fácil convencer diretores, gerentes e outros profissionais gestores que os jogos poderiam ensinar algo de bom para sua equipe de trabalho. Hoje, os executivos já percebem ou já conhecem a eficácia desses tipos de treinamento.

Atualmente, existe um desafio das organizações com o engajamento das pessoas e os games proporcionam uma experiência interativa importante. A maneira como as pessoas aprendem tem mudado nos últimos anos. Isso acontece em rede, trocando informações. Os processos de gamificação proporcionam uma troca mais horizontal de co-criação, de ideias e soluções. E isso causa impacto direto na velocidade de aprendizagem e na qualidade dos resultados das empresas.

Comente novoas tendências de gamificação para 2015!

Líder Play 2

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