engajar e ensinar colaboradores

Qual é o melhor treinamento LGPD? Conheça o LGPD Master

Conte para nós: a sua empresa já está investindo em algum treinamento LGPD? Dar atenção a esse assunto

engajar e ensinar colaboradores

Imagem: Marcus Souza

Conte para nós: a sua empresa já está investindo em algum treinamento LGPD? Dar atenção a esse assunto é fundamental, pois já entrou em vigor a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, referente à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Portanto, a sua organização precisa se adequar a ela de forma imediata e seus colaboradores precisam estar bem preparados para atender às novas necessidades e exigências mercadológicas.

Atuar dentro das normas da LGPD é mais um segredo indispensável para que a sua marca prospere e alcance os objetivos almejados. Para isso, existem diversas alternativas para ensinar os colaboradores sobre a lei e escolher a melhor estratégia é fundamental!

Venha conosco e entenda mais sobre qual é o melhor treinamento LGPD para a sua empresa. Aqui, você vai acompanhar a entrevista com o sócio-diretor da i9Ação, Fernando Seacero.

Vamos lá? Boa leitura!

 

Veja como as empresas ensinam os colaboradores sobre a LGPD e quais são os principais desafios

Ensinar a LGPD aos colaboradores é uma tarefa complexa. Afinal, conhecer os detalhes dessa legislação é (e continuará sendo por um bom tempo) um desafio para todas as empresas.

Há muito conteúdo, uma infinidade de possibilidades para mapear e diversas adaptações que precisam ser abordadas no treinamento — o que, muitas vezes, torna o processo de aprendizagem cansativo. Por isso, a importância de escolher as metodologias de aprendizagem mais eficazes.

Muitas vezes, as empresas investem em métodos que não são tão eficientes, como realizar uma palestra (em que o palestrante fica falando e falando por mais de uma hora). Outra alternativa muito difundida é inscrever os colaboradores em cursos no formato professor e aluno, o que também acaba se tornando uma experiência negativa e frustrante.

Fernando Seacero explica que mesmo com a digitalização dos dias de hoje “algumas empresas ainda optam por formatos maçantes, nos quais as pessoas realizam o treinamento apenas para cumprir tabela, respondendo o mais rápido possível às perguntas colocadas”.

Para inovar, algumas empresas apostam na tecnologia, inserindo os treinamentos em uma ferramenta de streaming, Dessa maneira, o colaborador assiste a um vídeo e, depois, precisa responder um questionário. Porém, essas metodologias são caras e, muitas vezes, de baixa eficiência.

 

Entenda por que algumas estratégias de treinamento LGPD são ineficientes

Um dos principais problemas dos treinamentos tradicionais é que eles contam com uma baixa taxa de interatividade. Por isso, a retenção dos conteúdos dos participantes é muito baixa.

Além da parte teórica ser cansativa, “a aplicação prática fica ainda mais difícil, pois essas metodologias tradicionais estimulam apenas o neocórtex (com apresentações, palestras ou interações de leitura/vídeos), seguida de questionários”, salienta Fernando.

Em outras palavras, a empresa registra a participação de todos os colaboradores no treinamento. No entanto, eles não conseguem aplicar o aprendizado no dia a dia.

“Para o sucesso do treinamento é preciso que haja uma aprendizagem ativa, ou seja, os participantes precisam se sentir inspirados a participar. Então, faz-se necessária a utilização das três partes do cérebro”, explica o especialista em aprendizagem para adultos.

Por isso, se você quer investir em um treinamento LGPD realmente eficaz, é essencial apostar em metodologias que estimulem essas três partes do cérebro. São elas:

  • neocórtex: parte racional e lógica;
  • límbica: parte emocional; e
  • reptiliana: parte motora.

 

Analise por que a gamificação é o melhor treinamento LGPD nas empresas

A primeira justificativa (e a que consideramos uma das mais importantes) é que os games são ferramentas realmente eficazes por estimularem as três partes do cérebro.

Dessa maneira, potencializam a retenção da aprendizagem: geram memória de longo prazo. Além disso, os jogos podem ser fáceis, simples, divertidos e mensuráveis. Possibilitando que o colaborador tenha um treinamento LGPD realmente completo e eficaz.

“Apesar de treinamentos e palestras serem importantes para esclarecer os conceitos, o aprendizado vai acontecer na prática, oferecido por simulações do game para decisões, comportamentos e situações vividas na rotina”, explica.

  • Sabia que já existe um game pronto e eficiente para a disseminação dos conhecimentos da LGPD? Ele é fácil, acessível e inclusivo: é o LGPD Master.

 

Conheça o LGPD Master: o melhor treinamento LGPD para a sua organização

O LGPD Master é um game de treinamento LGPD desenvolvido pela i9Ação que permite que os colaboradores entendam mais sobre o assunto de forma divertida e engajadora.

Então, o jogo interativo tem duas etapas:

  1. entendimento e conceitos da lei: com perguntas sobre o entendimento do que compõe a LGPD, os participantes respondem às questões e desafiam outros participantes em seus conhecimentos sobre os diversos temas sobre a lei;
  2. aplicação prática da LGPD: no game, os participantes tomam decisões sobre a aplicação prática em situações que remetem à LGPD. Assim, entendem o conceito e, também, a aplicabilidade da teoria.

“O LGPD Master une o ambiente dos games com o aprendizado necessário da LGPD que será colocado em prática no dia a dia daquela empresa. Portanto, ele é o melhor custo-benefício para quem aprende, somado aos benefícios do engajamento, da aprendizagem estruturada e da gamificação”, descreve Fernando Seacero.

 

Entenda como funciona o LGPD Master

O objetivo do game sobre o treinamento LGPD é desafiar os jogadores a responder  diferentes perguntas e situações em um tempo limitado. Dessa maneira, cada resposta gera uma pontuação e um feedback para o jogador sobre acerto ou erro.

De uma forma resumida:

  • Ao entrar em uma partida, em sua rodada, o jogador deve girar a roleta para sortear um tema relativo ao contexto do negócio.
  • Essa roleta contém diferentes quadrantes onde cada um deles traz perguntas.
  • Há um tempo predeterminado para responder à pergunta sorteada.

No jogo, as pessoas podem jogar contra a máquina, contra um adversário escolhido aleatoriamente ou escolhido pelo jogador. Dessa forma, os próprios colaboradores podem se desafiar entre si, aumentando também as taxas de engajamento e fortalecendo os lados do seu time.

Por fim, um ranking é definido e as pessoas podem verificar a sua posição e, também, visualizar os 5 (?) primeiros colocados.

 

5 motivos para a sua empresa conhecer mais o LGPD Master

Gostou de conhecer o treinamento LGPD da i9Ação? Se sim, continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto e como ele vai contribuir para a cultura do conhecimento da sua empresa.

1 – Apresenta um alto nível de engajamento

O LGPD Master é extremamente viciante. Para você ter uma ideia, há casos de clientes que identificaram nos relatórios que os primeiros colocados no ranking chegaram a rodar a roleta mais de 60 mil vezes em apenas 15 dias.

Inclusive, de tão instigante que é o game, o colaborador acaba jogando até mesmo nos seus intervalos. Para Fernando, “Ele gera um nível de participação muito alto por ser divertido, fácil e dinâmico”.

>> Você também pode se interessar por ler: Gamificação engaja, dissemina e avalia a aprendizagem sobre LGPD.

2 – Mensura os resultados com facilidade

Um dos principais benefícios do LGPD Master é que você acompanha, em tempo real, a mensuração de resultados.

Cada ação gera dados em um relatório onde pode ser visto o desempenho de cada jogador nas diferentes áreas de conteúdo abordados. Dessa maneira, os gestores podem visualizar o percentual de aproveitamento e os acertos nas questões respondidas”.

Além disso, são extraídas as 10 perguntas com mais acertos e as que mais geraram número de erros. Com base nesse estudo, é possível promover uma ação após a campanha.

3 – Proporciona um ótimo aproveitamento do conteúdo

Os colaboradores aprendem a prática e a teoria da lei, conforme a empresa insere o conteúdo no formato gamificado. “De forma imperceptível (e divertida) o game gera grande fixação de conteúdos e aprendizagem dos participantes. O formato colabora também com o engajamento e interação dos participantes”.

Por isso, ele é o melhor treinamento LGPD para a sua empresa.

4 – Promove uma ótima experiência ao usuário

O LGPD Master é muito intuitivo; então, os seus colaboradores não terão dificuldades em jogar. Basta baixá-lo no seu celular (disponível para Android e iOS) ou jogar pelo computador e pronto.

“Ele não necessita de tutorial para a pessoa jogar, pois é apenas uma roleta que traz diferentes questões. Assim, diferentes perfis gostam do jogo e tendem a jogar todas as questões repetidamente para ampliarem sua pontuação”.

5 – Garante a integração do time

Como vimos anteriormente, o LGPD Master permite que os colaboradores se desafiem entre si.

Dessa maneira, promove, também, a troca de conhecimentos entre o público interno, fazendo com que os colaboradores interajam e aprendam juntos.

Certamente, isso irá melhorar a retenção de talentos, diminuir as taxas de turnover e, ainda, aumentar os indicadores de satisfação interna.

 

Saiba como contratar o LGPD Master da i9Ação

Se você quer investir em treinamento LGPD para a sua empresa, o LGPD Master da i9Ação é a melhor alternativa. Além disso, é muito fácil contratar.

O processo de desenvolvimento do game funciona dessa maneira:

  1. briefing: realizamos um estudo na sua empresa, entendendo quais são as suas necessidades e a realidade do seu negócio;
  2. formulação: criamos a identidade visual do game (personalizando o game para a sua empresa), você analisa e aprova o design das telas;
  3. teste: enviamos um teste-piloto para você avaliar tanto a jogabilidade quanto o atingimento dos objetivos pedagógicos e, se necessário, providenciamos ajustes;
  4. jogo: implementamos o game na sua empresa nas plataformas estabelecidas e você já pode acompanhar os resultados.

Para saber mais, você pode entrar em contato com o time de especialistas da i9Ação e agendar uma demonstração.

E aí, gostou de aprender mais sobre qual é o melhor treinamento LGPD para a sua empresa? Se sim, entre em contato conosco agora mesmo, sem compromisso, para agendar uma demonstração.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.