treinamento compliance

Afinal, vale a pena investir em um treinamento Compliance mais atraente?

Será que está na hora de inovar e apostar em técnicas de treinamento compliance mais interessantes, como a

treinamento compliance

Imagem: Marcus Souza

Será que está na hora de inovar e apostar em técnicas de treinamento compliance mais interessantes, como a gamificação? Venha conosco e aprenda!

Compliance vem do inglês “to comply”, ou seja, agir conforme a lei. Então, já no início da conversa, podemos notar que o treinamento Compliance é fundamental.

Afinal, o treinamento Compliance é essencial para que as empresas eduquem os seus colaboradores sobre as políticas corporativas internas e externas, procedimentos, leis e regulamentos que se aplicam na sua rotina. 

Você pode estar se questionando: vale a pena investir em treinamentos de Compliance em formatos tradicionais (como cursos e palestras)?

A resposta é: não, definitivamente, não vale a pena (e por uma série de motivos).

Por isso, a nossa dica é: invista na tecnologia e na inovação para alcançar melhores resultados.

Um bom treinamento em Compliance precisa apresentar situações do dia a dia para que os colaboradores aprendam quais são as melhores maneiras de agir.

Somente assim, eles “ensaiam” sobre as melhores atitudes, mais adequadas conforme a sua rotina.

De acordo com o sócio-diretor da i9Ação, Fernando Seacero, “Compliance costuma ser um assunto mais árido nas organizações. Por isso, se torna muito importante tratarmos a aprendizagem deste tema de forma mais atraente e lúdica do que os oferecidos nos métodos tradicionais, mas sem perder a seriedade do tema”.

Por isso, seus colaboradores precisam se sentir estimulados a aprender com as situações do dia a dia. E os treinamentos tradicionais muitas vezes não permitem isso.

 

Por que o treinamento Compliance gamificado é a melhor escolha para a minha empresa?

As organizações precisam investir em um bom treinamento de Compliance de forma constante. Tanto pelo tema ser mais complicado, como pela obrigatoriedade, mudar a dinâmica e oferecer novas opções pode ser o caminho para:

  1. engajar os colaboradores com o treinamento,
  2. melhorar o clima organizacional e
  3. aumentar a interação entre eles sobre o tema.

De forma bem objetiva, veja por que o treinamento Compliance gamificado é a melhor escolha para a sua empresa:

      • permite disseminar uma cultura ética, transparente e justa;
      • mitiga o risco de violações de compliance;
      • incentiva a cultura de inovação no ambiente de trabalho;
      • atesta que os colaboradores estão cientes das suas responsabilidades, assim como quais são os melhores comportamentos na rotina;
      • protege a reputação e imagem da marca;
      • contribui para que a empresa não seja responsabilizada em caso de irregularidades;
      • ajuda a manter distância de problemas com a justiça;
      • cria um clima organizacional mais produtivo e saudável.

 

Como funciona o treinamento Compliance da i9Ação e no que ele difere dos treinamentos convencionais?

O treinamento Compliance da i9Ação tem tido grande procura por médias e grandes empresas, e tem sido adotado no Brasil e no Mundo.

“A grande aderência da solução é pelo fato de que, com o Compliance Play, as pessoas podem jogar de forma rápida e divertida.

É um jogo que pode ser realizado contra a própria máquina ou desafiando seus colegas sobre o tema, o que cria um ambiente de muita interação”, ressalta Seacero.

Além de ensinar mais sobre ética e transparência no ambiente de trabalho, o Compliance Play promove mais harmonia, engajamento e fortalece o espírito de equipe entre os colaboradores.

“Nele, as pessoas tomam decisões baseadas em situações do dia a dia. Além disso, entendem com facilidade os conceitos relacionados ao código de conduta e outros temas relacionados ao Compliance — como ambiente de trabalho, corrupção e lavagem de dinheiro, confidencialidade, dentre outros temas”, explica Seacero.

>> Conheça o Compliance Play da i9Ação agora mesmo.

 

Realmente vale a pena investir em um treinamento Compliance mais atraente?

Segundo Seacero, sim!

“Com esse recurso, o entendimento do código de conduta, bem como a aplicação dos conceitos de Compliance no dia a dia ficam claros e podem ser facilmente absorvidos por diferentes perfis de colaboradores”.

Os treinamentos de compliance mais atrativos contribuem para que os colaboradores possam vivenciar um novo patamar de aprendizagem. Assim, é possível reconhecer e lidar com as situações que acontecem na sua rotina.

Esse resultado é possível porque o treinamento Compliance da i9Ação é personalizado. Ou seja, ele é baseado em situações reais que podem ser enfrentadas especificamente na sua empresa. Então, fica muito mais fácil o colaborador aprender e ensaiar quais são as atitudes mais adequadas a serem tomadas.

Seacero também recorda que as empresas realizam treinamentos tradicionais há muitos anos.

“Normalmente e infelizmente, esses programas tradicionais são muito mal avaliados, pois tendem a ser obrigatórios e muito maçantes. Todas as empresas precisam realizar o treinamento, mas esbarram na questão do engajamento para isto”.

Portanto, investir em um treinamento compliance mais atraente, com gamificação, contribui para solucionar essa dificuldade.


Se você pensa que investir na gamificação para levar para a sua empresa um treinamento Compliance mais atraente, não se preocupe. É muito mais simples do que você imagina.

Aperte este botão para baixar o nosso e-book sobre o Compliance Play e entenda como essa solução é a melhor alternativa para a sua organização.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.