A aplicabilidade da gamificação para integração de novos colaboradores é uma tendência para a área de recursos humanos e comunicação interna

Por meio da metodologia de gamificação é possível utilizar uma série de ferramentas e tipos de games para engajar os novos funcionários com a cultura organizacional, apresentar o conteúdo do Código de Ética e Conduta, fazer uma imersão antecipada e virtual no ambiente de trabalho e, também, promover cooperativismo e companheirismo.

Os treinamentos de novos colaboradores gamificados incluem aceleração de aprendizagem e memória de longo prazo. O trabalho motivar os participantes para que absorvam os conhecimentos necessários rapidamente para iniciar o trabalho na organização. Tudo isso contribui para formação de times com um fit cultural alinhado ao da empresa, bem como para que cada um tenha mais rapidez para adaptação e realização de todas as suas tarefas.

Neste post, apresentaremos um case de sucesso da aplicação da gamificação para integração no Sistema Cecred. Conheça o blended desenvolvido:

O Sistema Cecred

A Cooperativa Central de Crédito Urbano (Cecred) é um sistema de cooperativismo com sede na cidade de Blumenau (SC). Somando mais de 65 anos de tradição e contando com mais de 546 mil cooperados nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Com a previsão de contratar um número significativo de novos colaboradores (cooperados), o Cecred precisava desenvolver um onboarding e tornar os novos colaboradores (cooperados) mais preparados no dia a dia do trabalho e fortalecidos no senso de pertencimento.

O desafio da gamificação para integração de funcionários

A i9ação, por meio da parceria com a Veli (Blumenau), foi procurada pela direção do Sistema Cecred para desenvolver um game para integração de novos colaboradores.

Conheça alguns dos desafios:

  • Sensibilizar o novo cooperado (colaborador) sobre a diferença entre o sistema bancário e o sistema cooperativista por meio de uma forma imersiva e engajadora.
  • Desenvolver o onboarding para trazer os princípios e valores do Cecred e do cooperativismo.
  • Preparar os participantes com conteúdo sobre produtos, serviços e processos.
  • Oferecer um processo do treinamento de longo prazo, possibilitando que as pessoas fossem aprendendo por 40 ou 60 dias, ao longo das boas-vindas.
  • Introduzir os princípios do cooperativismo, de modo que as pessoas se sentissem convidadas a fazer parte da cooperativa.
  • Tudo isso para que os novos cooperados (colaboradores) tivessem sua entrada de forma acelerada e com propósitos alinhados.
  • A solução deveria ser um blended, contando com um game presencial e também um digital.

O blended desenvolvido pela i9ação

Para solucionar o desafio proposto pelo Cecred, a i9Ação desenvolveu uma solução blended para os novos colaboradores serem inseridos em um cenário fictício em que busquem utilizar as mesmas ferramentas e desenvolvam as mesmas práticas que deverão exercer nas suas rotinas de trabalho na instituição.

O game presencial: a primeira experiência dos novos cooperados passou a ser um game presencial, uma imersão no conteúdo sobre a diferença entre o sistema bancário e o sistema cooperativista.

O game digital: após a imersão do presencial, cada cooperado passa a aprender pouco a pouco sobre produtos, serviços e processos. Além disso, o jogo possibilita que os participantes consultem materiais e também sejam encaminhados para treinamentos específicos EAD do Cecred durante o processo.

Os resultados alcançados com a gamificação para integração no Sistema Cecred

Os resultados alcançados com a gamificação foram muito positivos para a integração de novos colaboradores do Sistema Cecred. De acordo com a responsável pela gestão de pessoas da cooperativa, Sulana Mara da Silva, os feedbacks recebidos são muito positivos e os cooperados chegam já com um senso de pertencimento muito forte.

A gestora afirma, em depoimento, que costuma até mesmo receber e-mails de colaboradores satisfeitos, elogiando o método de integração do grupo. Segundo ela, o projeto de gamificação foi revolucionário e o sucesso só se obteve com o trabalho em conjunto entre as cooperativas do grupo, a Véli e a equipe da i9ação.

Nós da i9ação temos orgulho em ter desenvolvido esse projeto de gamificação para integração de novos funcionários para o Sistema Cedred. Afinal, utilizar os games para educar e formar pessoas é uma de nossas missões.

Quer conhecer mais sobre o case? Leia matéria publicada pela Revista Empresário aqui.

Gostou de conhecer mais sobre esse case de sucesso? Quem sabe a próxima história a ser contada aqui não é a da sua empresa? Entre em contato conosco e confira as nossas soluções.

Leave a Comment