6 Desafios que toda empresa precisa superar na SIPAT 2020

Para todas as empresas que contam com uma CIPA, é preciso realizar anualmente a SIPAT – Semana Interna

sipat 2020

Imagem: Marcus Souza

Para todas as empresas que contam com uma CIPA, é preciso realizar anualmente a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes. Se você já organizou um desses eventos, com certeza sabe que demanda (em um cenário normal) uma série de definições e um extenso processo de organização. Mas como será que as empresas podem realizar a SIPAT 2020?

 

Com a pandemia do novo Coronavírus e a instauração da quarentena em todo o mundo, a SIPAT 2020 precisará ganhar adequações dentro do “novo normal”, que é o trabalho home office, algumas escalas de trabalho reduzidas e regras de distanciamento social, além de dos novos hábitos e padrões de higiene e de segurança. E como fazer a SIPAT 2020 neste contexto?

Apesar das mudanças exigidas agora, o momento só antecipou algumas tendências e acelerou a transformação digital na realidade das empresas. É aproveitando dos pontos positivos que você pode superar os desafios para realizar a SIPAT 2020, e ainda trazer as atualizações da segurança do trabalho necessárias nesse contexto.

Confira agora como superar 6 principais dificuldades de realizar o SIPAT em 2020 e melhorar o que já precisava de uma modernização. Vamos apresentar alguns pontos sobre soluções digitais para um SIPAT de sucesso.

Qual a importância de realizar a SIPAT em 2020?

A SIPAT é um evento importante e obrigatório porque alerta os colaboradores sobre as práticas corretas de segurança, dentro e fora do seu ambiente de trabalho. Ao mesmo tempo, ela tem como finalidade divulgar, promover e orientar as pessoas sobre a importância da prevenção e da saúde de todos.

Por isso, ela é ainda mais essencial em 2020!

Seu propósito também é fazer com que as equipes relembrem comportamentos de segurança esquecidos no dia a dia, trazendo para a prática alguns conhecimentos teóricos. O objetivo da SIPAT é criar uma cultura de prevenção.

Os assuntos relacionados com saúde e segurança do trabalho ficam em evidência durante a SIPAT, buscando a efetiva participação dos colaboradores, envolvendo também toda a parte de diretoria, gerentes e sócios. E o melhor momento para falar sobre esses assuntos é justamente agora!

Diferente de ver a SIPAT como mero cumprimento da legislação, é possível renovar o evento com inteligência e tecnologia de hoje, possibilitando disponibilizar a continuidade dos trabalhos voltados para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Afinal, a empresa só pode funcionar com a promoção da saúde e valorização da vida.

 

6 desafios para realizar a SIPAT 2020

Agora que você já sabe como é fundamental modernizar a SIPAT 2020, veja como superar as dificuldades impostas em 2020 e também de eventos passados que não tiveram tanto sucesso.

A falta de engajamento e a dificuldade para garantir que todos internalizem as informações passadas são relatos comuns de desafios encontrados pelas empresas com a realização da SIPAT. Vamos então dar uma forcinha para gerar engajamento, que tal?

 

1. Realizar evento sem fazer aglomerações

Como funciona a SIPAT normalmente? Ela acontece usando o espaço físico da empresa para as palestras, ou até mesmo um espaço externo como um auditório ou teatro, dependendo da quantidade de pessoas presentes e das atividades que vai realizar.

Só que com toda a mudança ocorrida com a chegada da pandemia, realizar eventos que gerem aglomerações deve ficar fora do planejamento da sua empresa.

Mas como fazer a SIPAT 2020 se as pessoas não podem ficar juntas no mesmo espaço? Você pode seguir com o evento utilizando uma ferramenta digital!

É isso mesmo: se você sabe como a SIPAT é importante e tem essa limitação de espaço físico, sua empresa já pode inovar levando o evento para uma solução online. Assim, todos os colaboradores conseguem participar ao mesmo tempo, de onde eles estiverem.

O caminho que você pode seguir é se valer das ferramentas consagradas de interação social, como redes sociais e jogos , tudo isso em um aplicativo ou uma plataforma online. Com as funcionalidades tecnológicas certas, sua empresa pode disponibilizar conteúdos em diversos formatos, e até ao vivo.

Muitas empresas estão surpreendidas com a produtividade das pessoas em home office, e é o que acontece também quando adotam uma solução digital para disponibilizar as jornadas de aprendizagem necessárias.

Um universo de benefícios e facilidades é descoberto!

 

2. Unificar a comunicação em tempos de dúvidas e equipes remotas

A SIPAT tem como finalidade básica divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho. Ela precisa fazer com que os profissionais de todas as áreas resgatem valores esquecidos pela correria do dia a dia.

E nada melhor do que unificar a comunicação neste período de dúvidas e trabalho remoto.

A comunicação unificada com toda a equipe é essencial para que os colaboradores não tenham só uma ideia de segurança, mas que também pratiquem as ações segurança, desenvolvendo a consciência da importância de eliminar os riscos de acidentes do trabalho.

Assim sua empresa cria uma atitude vigilante, permitindo reconhecer e corrigir condições e práticas erradas de segurança durante a execução do trabalho. E sim, uma solução digital pode entregar a estrutura necessária para proporcionar a melhor experiência para sua empresa na SIPAT.

Um diferencial de adotar essa solução é que a sua comunicação não fica limitada ao período de uma semana. Sua empresa pode optar por uma solução contínua para sempre compartilhar informações sobre os temas, criando assim um instrumento de contato ininterrupto com o time, construindo uma fonte de informação segura para os colaboradores.

 

3. Gerar mudança de comportamento nas pessoas

Dependendo do tipo de treinamento, é comum que as pessoas não façam no dia a dia o que acabaram de aprender durante um treinamento realizado na SIPAT. Isso acontece porque o modelo de repassar o conteúdo e de fazer esses treinamentos não ajudam a engajar e assimilar as informações. Assim fica difícil gerar mudanças concretas.

Ao invés de realizar uma sequência de dinâmicas (já conhecidas) ou passivas, sua empresa pode utilizar recursos de engajamento e de aprendizagem para ferramenta digital. A escolha dessa opção digital é essencial para que seja dada a devida atenção ao conteúdo abordado, e também possibilita o compartilhamento das evidências de que estão sendo colocadas em prática.

Para conseguir mudar os comportamentos, é preciso entregar informação de qualidade no formato que possa ser consumido sempre que alguém tiver uma dúvida e que seja mais confortável para aprendizado. A sugestão é buscar por formatos bem estruturados, e com possibilidade de passar os conteúdos de forma leve e divertida.

Se hoje todos nós consumimos vídeos online como forma de aprendizado ou entretenimento, esse é o indicativo do que você pode fazer para fortalecer os aprendizados sobre os temas da SIPAT.

 

4. Renovação do formato para aumentar engajamento

Talvez pelo desgaste do formato, os treinamentos tradicionais (quando uma pessoa fala e os colaboradores escutam) não engajam mais os colaboradores. Muito pelo contrário: são formas de mostrar que os temas passados não são tão relevantes assim. Por isso, é preciso fazer uma renovação do formato da SIPAT se quiser engajar seus colaboradores nos temas do evento.

E você já ouviu falar de gamificação antes? Com essa abordagem, que utiliza mecânicas de games para enriquecer uma atividade, você consegue usar uma ferramenta digital para trabalhar cada tema de forma leve e direta.

Que tal poder abordar os principais assuntos da SIPAT como alcoolismo, DSTs/AIDS, segurança no trabalho, uso de EPIs, entre outros, só que de uma forma muito mais dinâmica e interativa? É isso que a gamificação permite, e é com esse formato que você pode manter todo o time interagindo, mesmo que estejam longe uns dos outros.

Então utilize cooperação, quizzes, enigmas, enquetes e aprendizagem em rede para que os colaboradores possam criar um ranking de aprendizado, além de aprender e interagir com cada um dos assuntos.

 

5. Capturar as necessidades dos colaboradores de forma eficiente

Neste período que estamos vivendo, os colaboradores estão com uma série de medos, anseios e dúvidas. Não se sabe como serão as coisas daqui para a frente ou qual a maneira mais segura de trabalhar.

Por isso, é papel da empresa criar um ambiente de comunicação clara, não só entre RH e colaborador, mas também de interação e troca entre todos, como uma rede social própria.

Dessa forma, fica mais fácil entender o que cada um está passando no momento para ser mais eficiente com a comunicação na SIPAT. E isso não fica limitada ao evento, já que pode ser uma plataforma contínua de aprendizagem. 

 

6. Criar senso de equipe mesmo com o ambiente de distanciamento social e trabalho remoto

Mais do que nunca, a necessidade de distanciamento para preservar a saúde de todos, por um período que ainda não podemos mensurar, as pessoas podem sentir dificuldades com o isolamento e com as mudanças em suas relações de trabalho.

Por isso, a SIPAT pode ser o momento ideal de criar o senso de equipe, usando uma solução que garanta não só o contato entre todos, mas também permita a troca entre as pessoas e mostre que cada um está trabalhando com o mesmo conteúdo e aprendizado.

Essa é a melhor forma de entender que a SIPAT 2020 pode ser uma solução e não um problema!

Todos precisam dos treinamentos para continuar com a operação e segurança é o valor nº 1. Então, aproveite para organizar as melhores atividades e modernizar o formato da SIPAT. Ela realmente pode fazer a diferença na vida de seus profissionais e trazer resultados no dia a dia.

Se você é um dos membros da CIPA ou SESMT e precisa organizar uma SIPAT neste ano, que tal fazer não só um evento, mas uma ação contínua ao longo do ano no ambiente digital? Entre em contato com a i9Ação e saiba como a tecnologia e a gamificação podem tornar sua SIPAT melhor do que antes!

Baixe o EBOOK e tenha uma ótima leitura!

Pin It

Deixe um comentário