semana de compliance

Saiba como a gamificação customizada pode transformar a Semana de Compliance em uma ótima experiência

Imagem: Marcus Souza Faça com que os colaboradores se interessem pelo o que você precisa obrigatoriamente ensinar para

Imagem: Marcus Souza

Faça com que os colaboradores se interessem pelo o que você precisa obrigatoriamente ensinar para eles sobre Ética e Compliance, e ainda tenha as evidências da realização dos treinamentos na sua mão

Você sabia que os adultos só aprendem o que eles querem e, se o processo não engajar, não há lembrança que permaneça?

Sim, ensinar o Código de Ética e Compliance para os colaboradores é apenas um dos desafios nas empresas. Sabemos que você tem o intuito de levar as equipes para o treinamento da maneira mais feliz e fluida possível. Além disso, é preciso ensinar, testar, mensurar e comprovar esse conhecimento adquirido por todos eles.

É por isso mesmo que a gamificação é uma iniciativa que faz tanto sucesso nas corporações para acelerar a aprendizagem e também para gerar memória de longo prazo (lembrar do que foi aprendido para colocar em prática no dia a dia de trabalho). Inclusive, ele nem vai perceber que está aprendendo — enquanto se diverte em um game digital de aprendizagem. 

Vale ressaltar que ela também precisa ser bem feita, divertida e alinhada com o objetivo do projeto, é claro!

Nos Estados Unidos, por exemplo, a gamificação já é uma realidade para diversas empresas, como McDonald’s, Lego e Coca-Cola. Já no Brasil, está sendo explorada, por diversas organizações, como Totvs, Algar Tech e SAP. E a tendência é expandir ainda mais nos próximos anos.

Então antes de nos aprofundarmos nos detalhes de como gamificar esse evento, vamos citar vários tópicos que explicam para o que serve a gamificação em uma Semana de Compliance.

 

Estes são objetivos que fazem sentido para a sua Semana de Compliance?

A gamificação é uma metodologia atraente que utiliza recursos de jogos para desenvolver pessoas, treinar os colaboradores.

Portanto, a escolha da gamificação customizada para a Semana de Compliance é perfeita porque o nosso cérebro é programado para aprender por meio do FAZER.

Então, é muito mais fácil aprender uma nova habilidade quando fazemos na prática. Aprendemos com muito mais facilidade ao investir em opções interativas (tanto interação com o conteúdo como, também, a interação com outras pessoas).

Quando usamos os jogos para a aprendizagem, estamos estimulando três partes do cérebro: lógico/racional; emocional/límbico; e motor. Fernando Seacero, psicólogo e fundador da i9Ação, chama essa metodologia que envolve as três partes do cérebro de bioaprendizagem.

Hoje em dia, essa metodologia se soma à tecnologia, o que gera uma experiência digital realmente imersiva, por meio de um storytelling desenvolvido em sinergia com a cultura do cliente. Dessa forma, os jogos corporativos aumentam a performance dos colaboradores. Sem falar que, também, possibilitam à empresa mensurar estes resultados.

Para saber um pouco mais sobre o assunto e entender se a gamificação é a melhor alternativa para transformar a sua Semana de Compliance, verifique os tópicos abaixo e, se fizer sentido, continue a leitura!

Ter alto índice de engajamento

Os games promovem impulsos que impactam diretamente no comportamento do colaborador. Afinal, eles estimulam a atenção e promovem o foco completo. Então, eles gostam, envolvem-se e querem jogar cada vez mais, melhorando os índices de engajamento.

Acelerar e melhorar o processo de aprendizagem

Para jogar, os colaboradores precisam solucionar desafios em um ambiente divertido e descontraído. Dentre cenário, storytelling, mecânica, e diversos outros itens, muito conteúdo é passado em cada fase. Isso abre espaço para a interação e estimular inteligências diferentes. Além disso, o game utiliza a bioaprendizagem, estimulando as três partes do cérebro para facilitar o processo de aprender.

Promover uma análise de desempenho completa

Além de todos os benefícios, você terá acesso a diversos relatórios importantes que ajudam na tomada de decisão estratégica. Você pode analisar as dúvidas frequentes, conferir as lacunas de conhecimento, eventuais problemas de performance e muito mais.

 

Como funciona o game personalizado da i9Ação para a Semana de Compliance?

Sabemos que cada empresa é única e tem os seus próprios objetivos e necessidades. Então, estudamos a sua empresa e apresentamos metodologias exclusivas, com tecnologia e recursos diferentes para gerar resultados (já utilizados pelas maiores empresas do mundo).

Para isso, a i9Ação tem um time completo para elaborar um game lúdico, divertido, participativo e alinhado com os objetivos e necessidades do seu negócio. O jogo personalizado faz toda a diferença quando o desafio é Semana de Compliance, Treinamento do Código de Ética e Conduta.

O game personalizado da i9Ação permite simular diversas situações que o colaborador vai vivenciar na sua empresa, porém, em um ambiente de treino. Então, ele tem a oportunidade de errar, aprender e consertar.

Além disso, ele tem todo o suporte que precisa, como a biblioteca, que permite que o colaborador acesse o conteúdo para estudar (o conteúdo que deve ser aprendido) e vencer os desafios propostos em cada fase do jogo.

Os jogos são muito interativos e fortalecem o espírito de equipe. Afinal, os colaboradores podem se desafiar entre si, tornando essa atividade uma brincadeira que funciona.

Para isso, existe um time qualificado e preparado para cuidar de todas as etapas do processo.

 

6 passos da i9Ação para criar um game personalizado para a Semana de Compliance da sua empresa

Entenda como funciona o passo a passo para criar um evento para ensinar, testar fixar e avaliar o conteúdo sobre Ética e Compliance na sua empresa. Vamos lá?

1. Critério

Antes de elaborar o game, precisamos analisar alguns critérios importantes, como:

  • definir a prioridade da empresa;
  • avaliar qual o objetivo a ser alcançado;
  • determinar o que deverá ser mensurado no caminho;
  • quais são as regras que precisam ser adotadas;
  • estruturar como funcionará a análise de resultados.

Uma reunião do time da i9Ação com a sua empresa levanta todas essas questões. Afinal, primeiramente, precisamos fazer uma imersão na sua marca, entendendo a cultura, realidade, necessidades, problemas e muito mais.

2. Coleta

A primeira etapa na hora de criar um game personalizado aqui na i9Ação é a coleta de informações.

Afinal, é preciso estudar a empresa, a cultura, quais são as necessidades, problemas, ideias e objetivos para projetar um game realmente incrível.

Na etapa da coleta são realizados os seguintes passos: briefing, requisitos, gamestorming e análise.

3. Experimento

Na etapa do experimento, desenvolvemos as estratégias, o conteúdo e projetamos o esqueleto do game. Isso acontece por meio de alguns passos: mecânica, esqueleto XD e recheio (conteúdos).

4. Formulação

Na etapa da formulação, criamos a identidade visual final do jogo e realizamos a programação. É o momento que design, conteúdo e tecnologia se unem para dar vida ao jogo e fazê-lo funcionar.

5. Teste Lab

A etapa do teste lab serve para avaliar se o game está de acordo com tudo o que foi acordado.

Assim, é o momento em que a empresa realiza testes e, se for o caso, pode solicitar os ajustes necessários.

6. King now

A última etapa é a implementação do game nas plataformas estabelecidas. Além disso, há um acompanhamento direto dos primeiros dias. Assim, você tem a segurança e a certeza de que tudo está funcionando perfeitamente. Interessante, não é mesmo?

Conclusão

A gamificação é uma técnica que utiliza jogos para estimular a aprendizagem sobre um determinado tema. Por isso, ela é a melhor estratégia de treinamento em Ética e Compliance que a sua empresa pode apostar. 

Para isso, é essencial contar com a ajuda de uma empresa qualificada e experiente no assunto, como nós, da i9Ação. Afinal, temos um time completo de especialistas que pode ajudar a sua empresa em todas as etapas da implementação do game.

 

Lembre-se: a Gamificação vai deixar sua Semana de Compliance mais envolvente e divertida! Que tal conhecer mais sobre o assunto? Entre em contato conosco agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita!

 

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.