Revista Locaweb: Em busca de outro nível com a gamificação

A reportagem da Revista Locaweb deste mês ouviu especialistas e traz experiências de empresas que adotaram a gamificação

A reportagem da Revista Locaweb deste mês ouviu especialistas e traz experiências de empresas que adotaram a gamificação como recurso para tornar a aprendizagem corporativa mais eficiente

Entender o potencial da gamificação para otimizar processos e resolver problemas de todos os setores da empresa. Este é o tema da matéria publicada na Revista Locaweb (edição nº 109). Entre os especialistas em gamificação e fontes de empresas que adotaram esse formato, a reportagem ouviu o neuropsicólogo e desenvolvedor de games Fernando Seacero, fundador da i9Ação, que trabalha com aprendizagem de adultos, engajamento e gamificação há 20 anos.

Fernando Seacero explica que existem três eixos diferentes na gamificação: os jogos de aprendizagem, os simuladores e a gamificação sistêmica.

O primeiro conta com jornadas com começo, meio e fim, motivadas por pontuação e estímulos para conclusão. O segundo simula uma realidade para que as pessoas testem situações e comportamentos, com base em erro e acerto. E o terceiro usa elementos e design dos games, mas dentro de uma rotina ou plataforma de uso comum na empresa.

Para quem ainda vai adotar a gamificação na aprendizagem corporativa ou está nas primeiras fases para essa implementação, o especialista apresenta algumas dicas valiosas:

 

locaweb

 

Fernando Seacero também orienta quem está começando a iniciar pelo que for mais simples:

Defina um objetivo e um grupo pequeno de colaboradores para fazer testes, entender a demanda e o público, e enxergar as maneiras como você pode otimizar a estratégia”.

Neste processo, é importante contar com profissionais capazes de captar corretamente as necessidades da empresa e desenvolver a melhor ferramenta. Esse cuidado permite que adotar a gamificação seja uma experiência eficiente e divertida para a empresa e seus colaboradores. 

Leia a reportagem completa publicada na Revista Locaweb edição nº 109 pelo link: http://www.europadigital.com.br/lw20bl/62___/9962109/48/#zoom=z

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.