REBOARDING

Reboarding: a maneira inteligente de conectar colaboradores aos novos tempos

Por: Fernando Seacero O onboarding de novos colaboradores foi uma das rotinas da gestão de pessoas que precisou

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Imagem: Marcus Souza

Por: Fernando Seacero

O onboarding de novos colaboradores foi uma das rotinas da gestão de pessoas que precisou ser reinventada com a pandemia, abrindo a possibilidade para o modelo on-line e metodologias diferenciadas, como a gamificação.

De algo obrigatório e sonolento, cada vez mais as organizações descobrem que é possível sim transformar a extensa aprendizagem das boas-vindas da empresa em um processo mais rápido e divertido, muito menos exaustivo.

E, se quem entra na empresa pode se familiarizar com cultura nova, conteúdo e regras corporativas específicas de uma maneira diferente, por que não replicar o modelo de aprendizagem sobre a empresa para quem já faz parte do quadro de funcionários?

Foi assim que nasceu o conceito de reboarding.

Pouco conhecido no Brasil, o reboarding pode ser traduzido como um processo de reintegração. Envolve ensinar, atualizar ou relembrar um conteúdo para o colaborador, garantindo que todos estejam na mesma página, incluindo aqueles que estão fisicamente a milhares de quilômetros.

 

O reboarding pode ser utilizado nos mais diversos fins de aprendizagem, como:

  • Recontratação;
  • Reingresso após férias, licenças ou outros tipos de afastamento;
  • Atualização sobre mudanças relevantes, como fusões, novo cenário ou momento da companhia;
  • Compreensão da conduta do trabalho home office ou em modelo híbrido;
  • Treinamentos técnicos e de segurança;
  • Transição para uma nova função na empresa;
  • Digitalização e transformação de processos;
  • Informação e adaptação às novas normas, como LGPD.

Você deve ter notado que alguns casos se referem a quem retorna ao trabalho, enquanto outros se referem a orientações e transformações ocorridas e que precisam ser comunicadas.

O reboarding também pode ser explicado como um ‘banho de loja e de cultura’, para que as pessoas se lembrem o porquê de fazer parte da empresa e de que são capazes de agregar ainda mais valor para o propósito da companhia. E, em tempos de um ‘novo normal’, home office e colaboradores espalhados em diversas filiais e localidades, as ferramentas digitais hoje são indispensáveis.

Além disso, as plataformas de treinamento on-line e os canais de comunicação virtuais permitem que os colaboradores retornem e escolham o melhor horário para obter atualizações ou respostas quando preciso. Quando se escolhe um formato digital e gamificado nas ações de reboarding, um dos objetivos é reencantar e relembrar as pessoas do propósito de estar em seu posto de forma mais engajadora, fácil e interessante.

 

Outros benefícios que podemos enumerar no reboarding são:

  1. Motiva, apaixona e melhora a produtividade entre os funcionários;
  2. Reforça o senso de comunidade, camaradagem e fortalece os laços emocionais (com a organização e uns com os outros);
  3. Realinha as pessoas com a visão, missão, valores e cultura;
  4. Faz com que as pessoas se sintam confortáveis, consideradas e seguras.

Em essência, é uma oportunidade de fazer com que seu pessoal se empolgue e seja empoderado para ter o melhor desempenho possível.

Caso um processo de onboarding não seja realizado de maneira correta, é grande a chance de desperdiçar tempo, dinheiro e recursos. Falando sobre reboarding, é uma forma de transformar um bom onboarding em uma oportunidade incrível para os colaboradores se atualizarem e se engajarem. A experiência do colaborador está no cerne de um processo bem-sucedido.

E, para executar o reboarding com êxito, o primeiro passo é contar com a ajuda de uma ferramenta de aprendizado remoto que tenha preocupação com a experiência do usuário e a retenção do conteúdo. Uma boa solução de aprendizagem é aquela que permite informar, envolver e aprimorar as habilidades dos colaboradores.

Você já tinha pensado sobre essa possibilidade? Sua organização só tem a ganhar!


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