i9acao_tipos_de Novos FuncionáriosVeja quais são os principais tipos de jogos para Integração de Novos Funcionários disponíveis no mercado e conheça as características e vantagens de cada modalidade de gamificação

Era uma vez uma empresa que fazia sempre a mesma coisa para receber seus novos colaboradores: primeiro, eles faziam um tour por todo o escritório; depois, ouviam horas de apresentações com a história da empresa, missão, valores…

Bom, quem acompanha o AVATARH já sabe que esse processo de integração cheio de PPT e reuniões não é nada produtivo.

Hoje, é preciso gerar resultado o mais rápido possível.

E é nesse cenário que a gamificação pode ajudar a renovar os processos de integração no ambiente corporativo.

Mas, ainda assim, você pode se perguntar: existem vários tipos de jogos empresariais, certo? Então, qual é o melhor jogo para Integração de Novos Funcionários?

A resposta vai variar de acordo com a sua empresa e com o objetivo do treinamento. Porém, para facilitar, vamos mostrar agora os 3 principais tipos de games do mercado e como cada um deles pode ajudar sua operação!

3 opções para o seu jogo de Integração de Novos Funcionários:

  • Jogos Presenciais: realizados ao vivo e a cores direto do seu escritório ou espaços de eventos corporativos, esse tipo de experiência valoriza o acolhimento e a participação real do novo colaborador.

Você pode, por exemplo, usar vários mecanismos e ferramentas, como tabuleiros gigantes ou um jogo de cartas, no qual cada “etapa” permite disseminar uma parte de seu conteúdo e, ainda, avaliar a ação tomada pelo funcionário.

A grande vantagem desse modelo é oferecer uma forma prática, com um storytelling envolvente, e ao mesmo tempo cheia de conteúdo da empresa para estimular a participação dos indivíduos.

Os jogos presenciais são uma grande oportunidade para sua empresa compartilhar pontos como objetivos do negócio, valores da marca e cultura organizacional, possibilitar que o conteúdo seja vivenciado na prática, e que seja assimilado de uma maneira mais eficiente: por meio da diversão.

  • Jogos Digitais: que tal usar o smartphone ou a tela do computador para acelerar a integração de seus funcionários?

Esse tem sido o caminho tomado por várias empresas com grandes equipes ou com times espalhados por várias regiões.

Isso porque o principal benefício dos games digitais é disseminar grandes cargas de informação de forma prática e rápida. E ainda torna possível atualizar esses dados, deixando seu conteúdo homogêneo e sempre atual para aplicar treinamentos em qualquer região! 😊

Por outro lado, é importante lembrar que as ações precisam ser assertivas – ter realmente uma metodologia de aceleração de aprendizagem e de memória de longo prazo por trás. São muitos os mecanismos que podem ser utilizados nestes games, e eles precisam ser escolhidos com critério e com foco no objetivo.

  • Blended Games: gostou das vantagens dos jogos presenciais, mas também acha que os jogos digitais são interessantes para seu negócio? Tudo bem: os blended games (ou híbridos) fazem o mix do melhor desses dois mundos!

Funciona assim: parte das atividades é realizada presencialmente, instigando a sinergia entre participantes de diferentes times e departamentos. Eles trocam experiências e avançam no jogo conhecendo mais sobre a empresa, valores, etc.

Após essa parte, os colaboradores dão continuidade ao treinamento por meio de ferramentas digitais (app ou site gamificados, por exemplo), construindo um maior repertório sobre pontos específicos de suas áreas de atuação ou competências.

Qual a vantagem desse método? Permitir o compartilhamento de informações vitais para o engajamento espontâneo e verdadeiro da equipe, sem abrir mão do conteúdo mais denso das atividades!

Outro ponto importante é que, seja presencial ou digital, a gamificação permite mensurar e avaliar os resultados de forma quantitativa e qualitativa, com transparência e praticidade.

**

E, então? Escolheu qual será o tipo de jogo de integração que sua empresa precisa? Fale já com nosso time e descubra como aplicar as vantagens da gamificação agora mesmo!

Leave a Comment