O desafio de selecionar as pessoas certas para o lugar certo

Processos seletivos podem ser interativos e utilizar técnicas para torná-los mais eficientes.  Nem sempre é possível (re)conhecer as

Processos seletivos podem ser interativos e utilizar técnicas de gamificação  para torna-los mais eficientesProcessos seletivos podem ser interativos e utilizar técnicas para torná-los mais eficientes. 

Nem sempre é possível (re)conhecer as pessoas em uma seleção de talentos tradicional, principalmente quando a posição a ser ocupada depende mais de valores e atitudes do que de conhecimentos técnicos. Nesse caso, fazer a imersão de candidatos em um cenário gamificado, simular situações para vivenciarem conhecimentos e comportamentos, são parte de uma solução para encontrar o perfil ideal: e real!

Desenvolver um processo de seleção bem elaborado, que integre informações técnicas e desafios emocionais, intelectuais, entre tantas outras possibilidades vai extinguir perguntas do tipo: “qual animal você seria”, e mandar para longe respostas aconselhadas pelo Google como a da formiga que gosta de trabalhar.

Selecionar o profissional ideal para o cargo é um benefício não só para a empresa, mas também para o colaborador que será descoberto e (re)conhecido, dando uma oportunidade certa e eliminando uma série de frustrações futuras. É aqui que entra um mais um conselho, mas agora do universo da gamificação: “Saiba qual é seu superpoder como profissional, desenvolva-o e utilize o seu talento da melhor forma possível em sua função”.

Processos seletivos interativos são uma forma eficiente de observar e medir o que a princípio parece intangível, economiza um tempo precioso e garante alinhamentos finos entre novos colaboradores e o restante da organização.

Mapeamento de Redes de Influência

Se a empresa está procurando um talento dentro de sua própria estrutura, pode ser a hora de fazer uma mapeamento de rede, identificar o papel dos colaboradores e encontrar colaboradores com o potencial e influencia que a empresa precisa.

O mapeamento é uma técnica que também pode ser gamificada, e com certeza, ajuda em diversas outras questões como otimização de processos, liderança, integração, produtividade, alcance de metas, etc.

Você gostaria de saber mais sobre gamificação de processos seletivos e mapeamento de redes? Conte para a gente em qual situação gostaria de aplicar as técnicas!

iderança e análise de redes

 

Deixe um comentário