Plataforma Digital Gamificada para SIPAT

O que é uma Plataforma Digital para SIPAT e por que ela deve ser gamificada?

Descubra por que a aplicação de jogos pode ser um caminho divertido e mais eficiente de treinar seus

Plataforma Digital Gamificada para SIPAT

Imagem: Marcus Souza

Descubra por que a aplicação de jogos pode ser um caminho divertido e mais eficiente de treinar seus colaboradores para aplicar no dia a dia os conceitos da SIPAT

Neste momento em que muitas empresas estão buscando soluções para atender à obrigatoriedade da realização da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, o Blog AvataRH preparou este conteúdo para falar sobre como realizar a SIPAT de forma remota, utilizando o recurso de uma Plataforma Digital Gamificada.

Afinal, mesmo com toda a mudança de cultura em relação ao estudo on-line, resultante do período de pandemia desde março de 2020, ainda assim pode estar difícil para a sua empresa saber como:

  • reter a atenção dos colaboradores em frente à tela do computador ou do celular por muito tempo;
  • gerar engajamento deles com o treinamento proposto ou;
  • ensinar para eles tudo aquilo que é extremamente relevante, obrigatório, essencial (e às vezes chato :/).

Estes são alguns dos verdadeiros desafios para quem trabalha com pessoas, que se tornam ainda mais difíceis por se repetirem anualmente – como no caso da SIPAT.

Para poupar gestores e colaboradores de mais uma experiência maçante, neste artigo vamos explicar como a metodologia certa e uma Plataforma Digital Gamificada podem tornar eventos ou treinamentos on-line mais efetivos, divertidos e engajadores do que os realizados no formato presencial.

Quer saber como?

Por que optar por uma Plataforma Digital para a SIPAT?

Uma pesquisa realizada em 2017 pelo professor americano Lloyd Rieber, considerando diferentes cenários, mostrou que somente entre 5% e 50% das pessoas que iniciam um treinamento on-line conseguem terminá-lo com sucesso.

Segundo o fundador da i9Ação, Fernando Seacero “quando se trata de falar de segurança, claro que não podemos deixar que 5, 50 ou 95% não aproveite o conteúdo. Se acostumar com estes números não é uma opção, portanto, o treinamento deve superar a expectativa do colaborador, mas também do gestor. O sucesso do treinamento começa na escolha da metodologia e da plataforma utilizada”.

“Nossa Plataforma Digital Gamificada para SIPAT integra todas as ações do evento em um só lugar de forma simples e rápida. Ela permite a organização e o acesso às palestras transmitidas, e armazena as gravações para que as pessoas possam assistir no horário que acharem melhor”, explica Seacero.

Há ainda a vantagem de ter diferentes formas de criar evidências, portanto, diversos dados são coletados em relatórios, os quais são as evidências de participação gerados automaticamente. Isso possibilita ao gestor entender melhor o público, suas necessidades de aprendizagem e oportunidades de melhorias a cada ano: “Afinal, quem participou?”

3 principais fatores que comprovam a facilidade de usar a Plataforma

  • É simples: tem apenas três botões na home;
  • São só dois cliques para chegar a qualquer tela ou conteúdo da plataforma; e
  • Possui formato semelhante ao do Instagram e do Facebook.

 

Quais são os principais diferenciais da Plataforma Digital Gamificada?

Com um formato simples, a Plataforma Digital para SIPAT permite que o gestor sem especialização na tecnologia da plataforma consiga facilmente alimentar a ferramenta com as informações a serem transmitidas e gerar os relatórios de aproveitamento.

A solução desenvolvida pela i9Ação permite a inserção de vídeos, podcasts, apresentações, quizes, imagens, links e outros tipos de formatos. O próprio gestor pode inserir e retirar conteúdos e estruturar de forma customizada a experiência da SIPAT para seus colaboradores.

A solução já foi implementada com sucesso em mais de 30 organizações de grande porte no Brasil e, de acordo com os clientes que já utilizaram, os sete principais diferenciais da Plataforma da i9Ação são:

  1. Facilidade de inserção de conteúdo
  2. Muito boa aderência com o público operacional, que costuma ser a maioria do universo a ser atingido
  3. Rapidez ao acessar as informações e conteúdo
  4. Bom atendimento e suporte da equipe da i9Ação
  5. Velocidade de implantação é outro diferencial importante
  6. Valor atrativo pelo benefício e organização que traz à empresa
  7. Plataforma pensada para ser fácil e acessível a todos

Plataforma pensada para ser fácil e acessível a todos

“Quando a demanda é SIPAT, a nossa lógica ao desenvolver a Plataforma Digital Gamificada foi justamente criar algo que fosse muito simples e de fácil acesso para que qualquer pessoa pudesse acessar os conteúdos. Hoje, todos possuem um celular e podem realizar cursos e treinamentos na palma da mão, por isso é preciso agilizar e descomplicar a experiência”, descreve Fernando Seacero.

Foi por isso que a i9Ação desenvolveu a solução na mesma linguagem do Facebook: “desta forma as pessoas sabem naturalmente como navegar, dispensando tutoriais de utilização ou mesmo vídeos de apresentação da plataforma em si”.  

Além de atingir diferentes cargos e departamentos, o digital traz o benefício para o usuário de ter liberdade de escolha ao acessar os conteúdos no tempo que elas têm, no momento que elas podem. Isso é possível por meio do recurso de armazenar o conteúdo e as palestras realizados para serem vistos a qualquer momento e gerar uma aprendizagem contínua.

 

O que a gamificação tem a ver com a SIPAT?

No passado, não era tarefa fácil convencer diretores, gerentes e outros profissionais gestores que os jogos poderiam ensinar algo de bom para sua equipe de trabalho. Hoje, os executivos sabem claramente ou conhecem na prática a eficácia desses tipos de treinamento (legais para o colaborador também).

Sempre existiu um desafio das organizações com o engajamento e, atualmente, já se sabe que os games proporcionam uma experiência interativa importante. A maneira como as pessoas aprendem tem mudado nos últimos anos e as empresas buscam formas de acompanhar a transformação.

A gamificação é um exemplo de metodologia que proporciona uma troca mais horizontal, espaço para a cocriação de ideias e soluções. E isso causa impacto direto na velocidade de aprendizagem e na qualidade dos resultados das empresas.

Uma das formas de aplicar a gamificação em uma plataforma digital é ter um sistema de pontuação de acordo com as ações realizadas na plataforma. O peso e opções de ações são previamente definidos pelo gestor, gerando rankings gerais ou segmentados para assuntos específicos.

Para falar de metodologia é importante também entender como estimular as 3 partes do cérebro com o objetivo de gerar aceleração de aprendizagem e memória de longo prazo. Leia também:

    

4 dicas para começar a ampliar resultados da SIPAT com gamificação

Jogar pode ser a melhor estratégia para engajar e treinar sua equipe e, além disso, para manter os riscos de sua operação mais longe. Conheça exemplos práticos sobre como ampliar o engajamento e o impacto nos comportamentos por meio da SIPAT Digital.

Quer ver? Vamos lá!

#1. Porque os desafios e a gamificação funcionam como treinamento?

Porque os games estimulam as diferentes partes do sistema nervoso (reptiliano, límbico e neocortex) e assim possibilitam maior engajamento e a geração de memória de longo prazo.

Com uma plataforma gamificada sua empresa passa a disseminar o conteúdo de uma forma mais interativa e divertida e sem abrir mão da capacidade de analisar a aprendizagem e o desenvolvimento da equipe.

#2. Quais os benefícios dos jogos de SIPAT?

Existem várias formas de se aplicar uma plataforma gamificada.

Ela permite:

  • Treinar os colaboradores;
  • Fortalecer a cultura de segurança e prevenção de acidentes na empresa;
  • Avaliar o desenvolvimento da equipe;
  • Tangibilizar o impacto dos acidentes para o negócio e para as pessoas;
  • Entregar conhecimento completo de forma simples, lúdica e rápida;
  • Praticar intervenções de segurança e para prevenção de acidentes;
  • Oferecer aprendizado na prática para o trabalho do dia a dia;
  • Melhorar o desempenho e a confiança dos profissionais envolvidos;
  • Engajar e atrair a atenção do colaborador para todas as etapas;
  • Fixar o conteúdo por meio de metodologia de memória de longo prazo; 

#3. Investir em uma plataforma gamificada ou no treinamento tradicional?

A gamificação torna possível analisar minuciosamente o conhecimento do “jogador”, ao mesmo tempo que reforça o protagonismo da ação individual.

Afinal, ao usar um game, sua empresa está andando em um processo de sensibilização que visa transformar o tema do treinamento em uma ação coletiva! E é isso, no fim, o que um game ajuda sua empresa a alcançar é: mais interdependência e resultado!

Ou seja: ao contrário daqueles treinamentos maçantes, em que todo mundo pode cochilar, o game coloca o usuário no centro das atenções – e simplifica o resultado no final! 

E lembre-se: quanto mais confiante e preparado seu colaborador estiver, mais eficiente será seu trabalho.

#4 Critérios para prestar atenção na hora de escolher uma plataforma para SIPAT

Lembre que o foco é tornar a SIPAT em uma experiência mais eficiente, fácil, simples, divertido, mensurável. Então, preste atenção aos seguintes critérios:

  1. Quais tipos de relatório a plataforma irá entregar?
  2. Qual a facilidade dificuldade em inserir informações e conteúdo na plataforma?
  3. Como é a navegação na plataforma. Simples, intuitiva?
  4. Tem versão web e mobile?

Quer saber mais sobre a aplicação de jogos para treinamentos de SIPAT? Então, a i9Ação tem um convite para você: baixe o [ KIT ] Saiba como levar a SIPAT para todos os colaboradores, em qualquer lugar no mundo

 

Pin It

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.