Este vídeo é a abertura utilizada no treinamento C-RPG Líderes de Khan, da i9Ação

O jogo empresarial é sobre a descoberta e a exploração do mundo, que usa como metáfora a história de Gengis Khan. No roteiro do jogo, os últimos herdeiros de Genghis Khan unem-se para explorar a Eurásia e reescrever os Livros de Bronze, que contém um antigo conhecimento sobre os Estilos de Liderança.

Os participantes são convidados a uma aventura de aprendizado dos oito Estilos de Liderança. No roteiro, cada um desses Estilos está ligado a um país e a missão dos participantes é desvendar qual deles pertence a qual País. É uma viagem de descobertas e de autoconhecimento durante o resgate de uma sabedoria ancestral.

O foco do jogo é o fortalecimento das competências de liderança da equipe por meio do autoconhecimento e da identificação individual, a partir de oito estilos.

 

 



BLOG_03_03_2015Ele está com os olhos vidrados na tela do computador enquanto os dedos ágeis controlam os botões, como se a vida dependesse dos movimentos de “aperta, solta, meia lua e chuta”. Essa descrição é de uma criança jogando uma partida de vídeogame, no entanto também tem relação com a vida profissional de um adulto.

Imagine se, para resolvermos os problemas coorporativos, tivéssemos a mesma gana que essa criança ou a mesmo a de um adolescente jogando uma partida de RPG. Visualizou? Então você acaba de conhecer um pouco mais sobre o que a gamificação oferece.



vender mais

No primeiro artigo Venda mais com Gamification I, falamos sobre como grandes e médias empresas estão usando a gamificação “da porta pra fora” para conquistar novos clientes ou para fidelizar sua base. Mostramos estratégias de marketing no formato de jogo que promovem interações com a marca e premiam consumidores engajados no processo.

Mas a gamificação é uma metodologia mais abrangente, permite a criação de outras estratégias e ajudam de diversas formas a sua empresa a vender mais. Além de ações “da porta pra fora”, como as de marketing, existem ainda outras técnicas de games que podemos citar para engajar e treinar seus colaboradores, contribuindo também para o aumento das vendas. Neste post vamos trazer informações que você não pode deixar de lado, olhando agora “da porta pra dentro” da sua empresa.




Como utilizar gamificação para envolver as pessoas na cultura organizacional

Envolver os colaboradores na cultura organizacional não é fácil, até por que adultos só se envolvem com aquilo que acreditam. O ponto é: como convencer os funcionários sobre o sonho da empresa e a importância de todos os detalhes de sua cultura organizacional? Saiba que hoje há meios, como a gamificação, que fazem com que você engaje seu time com a cultura da empresa.



exameFernando Seacero, sócio-fundador da i9Ação, explica em entrevista para Exame.com sobre o uso de games nas empresas para aumentar a motivação de equipes. Leia na íntegra!



A i9Ação desenvolveu e aplicou a vivência de integração, empreendedorismo e sustentabilidade para 120 jovens e 19 educadores do Instituto Nextel São Paulo e Salvador. O Jogo Cooperativo Conexões Sustentáveis abordava 5 valores do instituto que foram exercitados durante o jogo: cooperação, ética, respeito, cidadania e protagonismo juvenil. Veja a impressão dos participantes diante do aprendizado por meio dos jogos aplicados.



2

Antes mais restrita às grandes companhias, a integração dos novos colaboradores vem se espalhando e provando que é uma ferramenta eficiente.

Ela ambienta o colaborador totalmente ao seu trabalho antes dele começar a colocar a mão na massa, o que é diferente de simplesmente apontar-lhe o canto onde deve ficar e dizer “seja bem-vindo ao nosso time!”.



clipping-i9ação_29-de-janeiroVocê sabe as tendências de gamificação para 2015? O artigo , escrito por Fernando Seacero, aponta os pontos principais que devem estar n aponta da língua. Veja também a publicação pelo portal Profissional & Negócios.



cms-files-3191-1453222787Gestão+de+Pessoas-3975aLiderança, trabalho em equipe, empatia, descoberta individual e entendimento mais profundo de conceitos são exemplos do que pode ser estimulado de forma orgânica e objetiva com jogos corporativos.

A gamificação é a técnica de utilizar conceitos e elementos de jogos em situações cotidianas para mobilizar e engajar pessoas em uma causa comum.