Assista ao depoimento da diretora de RH da CPI Tegus, Livia Zappa, e entenda em 3 minutos como funciona e qual o impacto da gamificação para a integração de novos colaboradores

A CPI Tegus queria mostrar o que, realmente, os valores da empresa representam e como impactam no dia a dia do trabalho. Mas queria apresentar isso de uma forma criativa, lúdica e eficiente. Ela conseguiu! E é por isso que a diretora de RH, Livia Zappa, nos mandou esse depoimento.

Agora, convido você para conhecer um pouco do que foi esse nosso projeto de GAMIFICAÇÃO DE ONBOARDING. Mas, aviso: prepare seu coração! Existe o perigo de você se apaixonar pela gamificação!


Você conhece soluções que utilizam games para estruturar processos de RH? Não? Então, veja como a i9Ação faz isso em um workshop sobre User Experience

Para quem vive o dia a dia do setor de Recursos Humanos, uma questão recorrente é saber como melhorar e inovar em processos como onboarding, cultura de segurança do trabalho, liderança e ética e compliance, especialmente levando o conceito de User Experience em consideração.


Há 4 anos a Virada da Maturidade e a i9Ação andam de mãos dadas. Anunciamos mais uma edição que acontecerá entre os dias 11 e 14 de abril de 2019

Em 2011 foi a primeira vez que entrei em contato com uma iniciativa que reunia toda a cidade em prol de uma ideia e fiquei encantado. Nas primeiras conversas já percebemos que havia muita sinergia entre a missão deles e da i9Ação, que já desenvolvia games presenciais e digitais, e resolvemos nos apoiar mutuamente compartilhando espaço, comunicação e organização de alguns eventos.

Trabalhamos e trocamos experiências, dividindo nossa antiga casa, na Vila Madalena. Toda a proposta do festival me inspirava, e também eu percebia o quanto um evento como este conseguia mobilizar as pessoas para reflexão e aprendizagem sobre alguns princípios, como sustentabilidade.

Um dia perguntei ao um dos sócios daquela ideia o que ele achava de ter um espaço especial para os idosos e suas famílias! Eu via muito pouco espaço e investimento em ações para estas pessoas que podem trazer tanta experiência e sabedoria para nossa sociedade.  No dia seguinte ele me instigou com a pergunta: “Por que você não cria uma virada para este público?”


A cada instante, o mercado grita que é preciso inovar para sobreviver, certo?

Para isso, as empresas não estão apenas reinventando seus processos. Elas descobriram que precisam trazer gente nova para seus quadros de funcionários, pessoas que pensam como o consumidor 3.0 e podem criar produtos e serviços relevantes para esse público.

trazer as pessoas certas para o seu time é fundamental. O estagiário não pode mais ser o cara que se contenta em servir um cafezinho para o escritório inteiro. Ele precisa ser aquele talento extraordinário que vai pensar em uma ideia genial para o seu negócio. Nesse contexto, a seleção de trainees ganha uma importância gigantesca.


A aplicabilidade da gamificação para integração de novos colaboradores é uma tendência para a área de recursos humanos e comunicação interna

Por meio da metodologia de gamificação é possível utilizar uma série de ferramentas e tipos de games para engajar os novos funcionários com a cultura organizacional, apresentar o conteúdo do Código de Ética e Conduta, fazer uma imersão antecipada e virtual no ambiente de trabalho e, também, promover cooperativismo e companheirismo.


Descubra os benefícios de utilizar a gamificação para inovar e melhorar seus processos. Principalmente no processo de atração e seleção de talentos

Atualmente, grande parte das empresas demonstra insatisfação com os modelos convencionais de treinamento e processos de seleção. Esse problema se acentua à medida em que as novas gerações chegam ao mercado de trabalho.

Os milenials estão acostumados a consumir informação de maneira mais interativa, o que torna o aproveitamento de treinamentos ainda menor, quanto aos processos de atração e seleção o método não conversa. É preciso utilizar uma linguagem adequada para atingir esse público e recorrer a meios que promovam o engajamento.

Uma metodologia que está conquistando espaço no mercado é a gamificação. Trata-se da aplicação de princípios utilizados na construção de jogos para envolver, estimular e engajar as pessoas em diversas situações, inclusive de aprendizagem. A adoção dessa tendência tem gerado resultados extraordinários para trabalhar possibilidades como:


Para destacar sua empresa no mercado, uma necessidade é ter um quadro de colaboradores altamente capacitado – e engajado. Melhor ainda se finalizar o ano com o balanço “melhor do que a encomenda” e começar a nova jornada com o plano estratégico bem alinhado e os conteúdos bem nivelados

Para reservar seu lugar ao sol é preciso usar as melhores metodologias para engajar os funcionários e potencializar a aprendizagem. Mas como fazer isso e quais metodologias escolher para acertar? Sabendo que as metodologias convencionais não estão tendo boa efetividade, hoje, o Blog AvataRH veio explicar NA PRÁTICA sobre a adoção de ferramentas inovadoras!

Então se você quer saber como um aplicativo gamificado contribui para engajar funcionários e potencializar a aprendizagem, você tem duas missões:

1 – Continue lendo e entenda como jogar o i9 Challenge. Experiencie e saiba como o app gamificado pode se aplicar em sua empresa.

2 – Disponível para quem quiser baixar e conhecer um modelo de game corporativo para aprendizagem! Você já baixou o i9 Challenge? Você pode encontrá-lo no Google Play ou na Apple Store;


Descubra como os jogos corporativos podem ajudar a disseminar a Cultura Organizacional e o Código de Ética e Conduta de sua empesa  

Você ainda acha que seus colaboradores conseguem ler e aplicar todos aqueles manuais cheios de regra, aqueles que você envia por e-mail? A verdade é dolorida, mas não, né!? Se sua empresa ainda investe apenas nas velhas apresentações do passado, esses documentos correm um sério risco de serem esquecidos, junto ao código de ética e de conduta.

A boa notícia é que é possível disseminar suas mensagens e procedimentos de um jeito mais prático e envolvente. Uma metodologia de fazer isso que tem conquistado o mercado e os colaboradores são as aplicações de jogos corporativos. 


Se você já pesquisou sobre a importância da gamificação no ambiente corporativo, certamente, já se deparou com o Challenge. Ele é um jogo digital personalizado para atingir o objetivo da sua empresa -inclusive aquelas de mais urgência que precisam começar ainda este ano

O Challenge envolve o seu time interno com o tema da sua escolha, servindo de maneira lúdica e interativa para a aceleração da aprendizagem da sua equipe, enquanto também gera engajamento emocional, captura dúvidas em relatórios, e levanta os pontos de mais interesse dos usuários.

Achou interessante? Então, venha conosco e descubra agora mesmo 7 razões para você investir no Challenge ainda este ano! Entre elas, você vai ver alguns dos objetivos que podem ser customizados e alcançados:

1. Promove a integração dos colaboradores


Case JPR gamificaçãoNavegação intuitiva, interação com palestras e agenda personalizada são alguns dos recursos utilizados no aplicativo da Jornada Paulista de Radiologia

Como manter a atenção de mais de milhares de pessoas, durante 4 dias de palestras e congressos? Simples: oferecendo uma experiência diferenciada, e gamificada, por meio de um aplicativo para eventos!

Essa foi a estratégia que a i9Ação usou para ampliar o engajamento dos visitantes da Jornada Paulista de Radiologia (JPR), promovido pela Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR), em São Paulo. O encontro é consolidado no segmento de radiologia e que tem crescido a cada ano.

Quer saber como foi? Então, confira: