SIPAT

Imagem: Marcus Souza

Exemplos como a SIPAT têm sido um desafio do mercado para promover aprendizagem, eventos e comunicação

Já que não podemos formar aglomerações em espaços físicos na educação corporativa, o caminho para quem precisa promover um evento como SIPAT nos indica inovar com soluções e ferramentas digitais.

Por isso, preparamos para você um compilado de materiais que abordam os desafios e as soluções para ajudar nessa realização digital 😉

Aproveite o máximo acessando o conteúdo pelo índice ao lado ou nos materiais abaixo!



sipat 2020

Imagem: Marcus Souza

Para todas as empresas que contam com uma CIPA, é preciso realizar anualmente a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes. Se você já organizou um desses eventos, com certeza sabe que demanda (em um cenário normal) uma série de definições e um extenso processo de organização. Mas como será que as empresas podem realizar a SIPAT 2020?

 

Com a pandemia do novo Coronavírus e a instauração da quarentena em todo o mundo, a SIPAT 2021 precisará ganhar adequações dentro do “novo normal”, que é o trabalho home office, algumas escalas de trabalho reduzidas e regras de distanciamento social, além de dos novos hábitos e padrões de higiene e de segurança. E como fazer a SIPAT 2020 neste contexto?

Apesar das mudanças exigidas agora, o momento só antecipou algumas tendências e acelerou a transformação digital na realidade das empresas. É aproveitando dos pontos positivos que você pode superar os desafios para realizar a SIPAT 2020, e ainda trazer as atualizações da segurança do trabalho necessárias nesse contexto.

+ Leia também Ebook: 5 ações que não podem faltar na organização da sua SIPAT DIGITAL

Confira agora como superar 6 principais dificuldades de realizar o SIPAT em 2020 e melhorar o que já precisava de uma modernização. Vamos apresentar alguns pontos sobre soluções digitais para um SIPAT de sucesso.



jornadas de aprendizagem que engajem o vendedor

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Se você é responsável por decidir e atualizar os métodos e formatos de treinamento das equipes de Vendas da sua empresa, já sabe que as pessoas têm cada vez menos paciência e tempo livre para ficar sentadas em frente a um computador durante horas fazendo um curso

Estamos permanentemente buscando novas formas mais eficientes e ágeis de transmitir conhecimento, principalmente se for on-line. A aprendizagem nesse universo cada vez mais digital passa a andar de mãos dadas com atividades sociais, como em uma rede social, que atrai a pessoa para aquele ambiente por ser um momento divertido (enquanto aprende e adquire conhecimento).

Não basta ter a tecnologia, a plataforma, a metodologia, é preciso também construir as jornadas de aprendizagem de uma forma instigante! Quando o treinamento é para vendedores, temos em mente que eles vão aproveitar aqueles cinco minutinhos em uma sala de espera ou entre duas reuniões para acessar o conteúdo: e isso precisa ser estimulante, simples, prático – melhor ainda se estiver em um formato fácil de entender.

Afinal, precisamos tornar possível que a aquisição de novos conhecimentos seja uma atividade contínua, o lifelong learning. Por isso, preparamos algumas dicas de como montar os treinamentos dentro da Academia Digital de Vendas para ter mais engajamento.



Assista o vídeo acima ou leia os melhores momentos do primeiro episódio da série de Webcast – Erros e Acertos da Aprendizagem Digital. No bate-papo, Fernando Seacero, fundador da i9Ação, entrevista Bruno Leão, coordenador de Treinamento e Desenvolvimento do Grupo Disal, formado por três empresas: corretora de seguros, tecnologia e consórcio

A ideia da série Erros e Acertos da Aprendizagem Digital é apresentar a experiência de um executivo do mercado, mostrar aquilo que é aplicado e como é que se faz no dia a dia. Como explica Fernando Seacero, “na trincheira, mostrar o que funciona e o que não funciona também”.

Assista ao bate-papo com a DISAL em vídeo ou leia aqui os melhores momentos de Bruno Leão nessa conversa abaixo, onde Bruno Leão conta um pouco de sua história e de como chegou aonde está, além da experiência como gestor 100% envolvido na melhoria dos processos de aprendizagem corporativa no grupo DISAL.



3 potencializadores da aprendizagem

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Por Fernando Seacero*

Com a pandemia que vivemos hoje, a humanidade se depara com desafios complexos, principalmente na área da saúde, mas também em outras, como educação e aprendizagem. Enquanto a crise traz a oportunidade de rever o modelo de vida adotado e como nossas escolhas impactam o planeta e todos os seres que aqui habitam, a busca por soluções é alavancada em todos os setores de nossas vidas

No âmbito corporativo, existe hoje uma grande necessidade de tornar mais eficaz o canal de comunicação, aprendizagem e engajamento entre departamentos e colaboradores. A digitalização às pressas mostrou a necessidade de utilizar as melhores metodologias e ferramentas nos treinamentos, mas, mesmo antes da pandemia, a aprendizagem exclusivamente presencial em sala de aula e os EADs tradicionais já se mostravam ineficazes.

Então, como adequar a aprendizagem para que os colaboradores consigam aprender mais e melhor?

Hoje em dia, ninguém pode menosprezar o tempo, a capacidade e as decisões. É preciso ir atrás daquilo que é importante para você, para a empresa, para o colaborador.

Diante dos desafios citados, conheça três formas de potencializar e acelerar a aprendizagem, válidas para você conhecer e aplicar como indivíduo, ou para melhorar os treinamentos nas empresas.



criar uma Academia Digital de Vendas

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Treinamentos para formação ou atualização de vendedores como uma Academia Digital de Vendas precisam engajar para serem eficientes, funcionarem por mais tempo e, realmente, impactarem os resultados. Hoje, muitas empresas ainda erram ao entregar um formato em que o participante tem acesso a muito conteúdo e pouca interatividade. O aprendizado é sério, mas tem que ser divertido.

Vendedores não têm tempo para complicação nem paciência para conteúdo chato. Por isso, os treinamentos são muito mais atraentes quando envolvem facilidade e agilidade, ou seja, o conteúdo deve estar na palma da mão, ser divertido e instigante, rápido e fácil. Além disso, a ferramenta utilizada precisa ser intuitiva e se tiver uma interface similar à das redes sociais será ainda mais atraente e gostosa de usar.

Plataformas gamificadas e digitais já são desenvolvidas pensando nesse desafio, elas podem ser como um aplicativo para celular totalmente personalizado com a marca e conteúdo da empresa, por exemplo. Portanto, o mais indicado é que a equipe tenha acesso pelo tablet ou smartphone, o que é essencial para uma função que atua em mobilidade: enquanto aguarda uma reunião, usa alguns minutos para “jogar” no App.

Para esse público é melhor evitar o desenvolvimento de treinamentos que precisam ser realizados em um computador.

 

A facilidade de gestão da ferramenta



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Por Fernando Seacero*

Leia também em O Estado de S. Paulo

Um onboarding eficiente sempre foi um desafio para as empresas, principalmente nos últimos anos, com a chegada das novas gerações aos postos de trabalho. Hoje, com a pandemia, acabaram-se ou transformaram-se as integrações, visitas guiadas às unidades fabris ou escritórios, encontros de confraternização entre novatos e veteranos.

Por outro lado, oferecer uma experiência fria e monótona – como as conference calls de horas – é uma tortura para os colaboradores (que recebem e são recebidos), com a certeza de que pouco do conteúdo é absorvido.

Quando a empresa conduz um processo passivo de integração dessa forma, ela perde o engajamento e a atenção das pessoas. Segundo Carmine Gallo, autor de diversos livros sobre a metodologia do TED Talks e storytelling, após 18 minutos de duração, se o tema não for de muito interesse, a mente da pessoa se desconecta do aprendizado. Em poucos minutos, a mente passa a buscar estímulos alternativos, mas você pode mantê-la atenta por meio de atividades, imagens ou histórias.



Academia Digital de Vendas

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Por Fernando Seacero

Treinamento para vendedores com soluções fáceis e gamificadas, no celular, estão impactando positivamente no resultado das empresas: são as Academias Digitais de Vendas. Vendedores são práticos, gostam de desafios e funcionam muito melhor quando bem informados!

A pandemia agilizou a digitalização das empresas e fez com que muitos dos treinamentos corporativos – ou quase todos – migrassem para plataformas digitais e aplicativos para celulares.  As equipes comerciais são umas das principais impactados por esta mudança, a demanda de atualização constante é suprida muitas vezes por meio de uma Academia de Vendas, agora, Digital.

Companhias com equipes espalhadas por cidades em todo o país tiveram de adotar rapidamente recursos que permitissem os “velhos” e novos treinamento de seus colaboradores à distância com eficiência. Com soluções tecnológicas, os vendedores já conseguem realizá-los em qualquer lugar, usando tablets ou smartphones.

Hoje em dia, após algumas implementações durante a pandemia, já ouvimos gestores dizerem que é essencial ter uma plataforma digital gamificada para atingir todos os profissionais de vendas. Contar com uma ferramenta simples, rápida de implantar, descomplicada para o uso e acessível a todos é a melhor forma de engajar pessoas e aumentar a competitividade da empresa.



principal armadilha a ser evitada na educação corporativa on-line

Imagem: Marcus Souza

 

Por Fernando Seacero

As mudanças trazidas pela pandemia em 2020 impactaram as pessoas, as escolas e também as organizações. E mesmo após meses, ainda estamos vivendo um momento em que não sabemos como será o futuro. E desculpem-me os futurologistas, mas ninguém nunca soube de fato.

Como disse Abraham Lincoln, “The dogmas of the quiet past are inadequate to the stormy present”, ou seja, os dogmas do passado calmo são inadequados para o presente tempestuoso.

O que temos aqui no presente é um desafio de como ter aprendizagem de qualidade, mesmo considerando nossa distância. Nossos dogmas passados, entre eles aprender em salas de aula e presencialmente, não têm mais qualquer sentido.

Só para recordar, pesquisas sobre aprendizagem nos mostram que uma aula expositiva, um webinar sem possibilidade de interação após o evento ou mesmo apenas telas com conteúdos que avançam geram retenção de no máximo 12% do conteúdo nos 60 dias subsequentes. E o que isso significa na prática? Que as pessoas simplesmente se esquecem de quase tudo o que deveriam ter aprendido quando a aula não interage, desafia, engaja etc.

Bem, então quais as principais armadilhas que devemos evitar para que isso não ocorra?



onboarding

Imagem: Marcus Souza

Você se lembra do seu primeiro dia de trabalho? Teve muita informação para memorizar e aprender logo no começo? Sim, né? Então, deixa a gente te contar uma coisa: se sua empresa tivesse usado uma ferramenta mais lúdica e interativa, todo o processo de onboarding, ou seja, de integração de colaboradores, poderia ter sido muito melhor

Ter todo o potencial de um novo colaborador em ação, no menor espaço de tempo, com todos os alinhamentos feitos. Esse é um dos grandes desafios para as empresas e com certeza é um forte desejo do contratado, independentemente se a contratação é feita para o trabalho presencial ou remoto, de forma on-line.

Para contratante e contratado, é muito importante que a escolha de investir o tempo no processo de onboarding e engajamento traga como resultado uma boa experiência no início do trabalho. É por isso que você vai conhecer agora o que é o onboarding de fato e tudo que precisa saber para ter sucesso nessa etapa.