5s gamificado

A metodologia 5S e a gamificação

Por Fernando Seacero Como a Gamificação pode consolidar o processo de aprendizagem e engajamento de todos com a

5s gamificado

Imagem: Marcus Souza

Por Fernando Seacero

Como a Gamificação pode consolidar o processo de aprendizagem e engajamento de todos com a metodologia 5S

A primeira vez que tive contato com a metodologia dos 5S trabalhava em uma grande empresa, e o Diretor de RH era um grande estudioso de metodologias inovadoras.

Nós fomos convidados a participar de um grupo de estudos dentro da empresa, que acontecia semanalmente, para estudar tanto metodologias como casos utilizados em empresas no Japão, que estavam gerando resultados extraordinários.

As empresas japonesas traziam metodologias e conceitos revolucionários que não só aumentavam a produtividade, como também melhoravam a qualidade. E, porque não, ampliavam o bem estar no ambiente de trabalho.

Os anos se passaram e uma dessas metodologias que se consolidaram é a dos 5S. Ela se traduz de forma simples (com total liberdade interpretativa aqui) como:

·         SEIRI – Senso de Utilização

·         SEITON – Senso de Arrumação

·         SEISO – Senso de Limpeza

·         SEIKETSU – Senso de Padronização e Saúde

·         SHITSUKE – Senso de Disciplina e Autodisciplina

Estes 5 conceitos trazem grandes benefícios se aplicados e mantidos vivos dentro da organização.

 

Inicialmente, nos dedicamos a aplicar um S em toda organização (SEIRI)

Já neste primeiro S fui convidado a coordenar, junto com outros líderes, a organização e o descarte de tudo o que não era necessário. Tínhamos um dia D onde tudo que não era útil seria jogado fora, ou doado.

Para minha enorme surpresa retiramos 17 caminhões, (sim 17 caminhões!) de materiais inúteis da empresa!

Bem, isto foi apenas uma ação e o início de um processo que perdurou por anos na empresa.

A metodologia, como outras que trazem e convidam as pessoas a mudanças de comportamento e atitudes, traz ao menos dois desafios iniciais de aprendizagem:

  • Entender os conceitos e relacionar estes conceitos com a realidade da pessoa.
  • Saber aplicar a metodologia em situações e cenários reais no dia a dia da organização.

 

>> Conheça também o Compliance Play da i9Ação agora mesmo.

Como gamificamos os 5s

Sempre que temos estas duas dimensões de aprendizagem (Saber e Saber como fazer) envolvidas como desafios de nossos clientes, gosto muito de utilizar nossa plataforma Challenge para geração de engajamento e aprendizagem por meio da gamificação.

Nele, via celular ou computador, você é convidado a responder perguntas sobre temas que queremos abordar, que são sorteadas em uma roleta. Assim, para os 5S, este game cai como uma luva.

Veja o exemplo na imagem abaixo:

treinamento 5s gamificado

Cada vez que você gira a roleta, ela traz uma questão sobre um dos temas.

Os desafios apresentados, que podem ser perguntas ou decisões e ações a serem tomadas em determinadas situações, aplicam os conceitos de 5S.

Um dos destaques da plataforma é que você joga individualmente e coletivamente. Como? Você pode desafiar seus colegas em partidas. Quem acertar mais perguntas e tomar mais decisões corretas ganha mais medalhas de cada tema, vencendo uma partida.

5s gamificado

Exemplo de tela da Plataforma Challenge da i9Ação

 

Toda vez que implementamos este game o engajamento é enorme, pois cada jogada adiciona pontos para seu Avatar (você escolhe um Avatar no início para te representar no game) e toda vez que você está jogando contra uma pessoa, e não contra a máquina, seus pontos são em dobro.

 

Os resultados são surpreendentes!

Nossa experiência nos mostra que cada jogador joga em média ao menos quatro vezes todos os desafios possíveis, sendo que para cada game sempre criamos em torno de 70 desafios.

Isto nos mostra que, além das duas dimensões de aprendizagem (Saber o conceito e Saber aplicar o conceito no dia-a-dia), ele é extremamente eficiente para fixação da aprendizagem, pois o volume médio de interação com os conteúdos do game por jogador é de 400%. (Estes dados, bem como o desempenho de cada jogador em cada desafio, podem ser vistos em um relatório do jogo).

Este é só o começo da jornada. Quer conhecer mais? Bom, só jogando um pouco, né!


Demonstração

Para baixar uma demo com conteúdo aleatório (o conteúdo na demonstração não é sobre 5S ok?), para ter a sensação de como é utilizar o game, é só baixar nos links abaixo e se divertir!

Android

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.i9acao.i9challenge&hl=en_US

iOS

https://apps.apple.com/br/app/i9-challenge/id1436061221

Divirtam-se e até a próxima!


Que tal saber mais? Descubra agora como a GAMIFICAÇÃO pode transformar sua empresa!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.