Como utilizar a inteligência coletiva para encontrar soluções de verdade para sua empresa

Saiba como os processos estruturados de aprendizagem em rede podem ajudar a sua empresa a melhorar a comunicação,

A aprendizagem em rede fortalece a inteligência coletiva

Saiba como os processos estruturados de aprendizagem em rede podem ajudar a sua empresa a melhorar a comunicação, empatia, visão sistêmica e trabalho colaborativo da equipe

Na vida corporativa, que está cada vez mais dinâmica com os efeitos do mundo globalizado e virtual, um dos desafios mais comuns é conseguir envolver os colaboradores. Seja para entender e alinhar os objetivos da empresa ou para conseguir resolver problemas do dia a dia, a necessidade de engajar o time é inevitável – e muitas vezes essa é a maior dificuldade a ser vencida. E uma forma de solução é a aprendizagem em rede.

A solução de engajamento pode ser encontrada, acredite, pela própria equipe! Estar atento à diversidade de ideias e aproximá-las pode ser um trunfo importante para facilitar o convencimento interno. E é por isso que muitas companhias vêm apostando em estratégias que valorizem a Inteligência Coletiva como parte das ações de integração dos funcionários, de aprendizagem de conceitos institucionais, de desenvolvimento de competências, treinamentos etc.

A aprendizagem em rede fortalece a inteligência coletiva

Ampliar as possibilidades de integração dos colaboradores e de relacionamento interno é importante por diversos motivos. Pesquisas desenvolvidas por diversos grupos de estudos ao redor do mundo, entre eles do MIT Center for Collective Intelligence (EUA) e da Copenhagen Business School (NOR), indicam, por exemplo, que a troca de conhecimentos favorece o desenvolvimento da aprendizagem coletiva. De quebra, ainda facilita o uso da memória e da imaginação como fatores positivos dentro do ambiente empresarial.

A Inteligência Coletiva pode ser trabalhada ao estimular a aprendizagem em rede, o compartilhamento de ideias, aumentando a participação de cada indivíduo do grupo e, assim, desenvolver respostas para problemas práticos. Há tempos, este é um conceito comum nas políticas de ensino ao redor do mundo, porém, a novidade é que esta prática também vem crescendo dentro da vida empresarial, apresentando um novo caminho para facilitar o envolvimento das pessoas em processos corporativos reais.

Ao instigar a Aprendizagem em Rede dentro das empresas, facilitando a interação e a troca de experiências, o resultado é a apresentação de novas visões (e soluções) sobre problemas cotidianos. Portanto, essa pode ser a chave para aproximar o seu time dos objetivos e das demandas de cada área.

Empoderamento Criativo: a importância de cada um

Favorecer a criatividade, ou o Empoderamento Criativo de sua equipe, no dia a dia da empresa certamente ajudará a desenvolver o sentido de liderança e o reconhecimento dos membros do time. Isso significa, em outras palavras, que incentivar o contato dos funcionários com os desafios gerais da empresa, dando espaço a seu pensamento, tornará mais fácil o processo de motivação e de suporte para cada objetivo ou ação.

Estratégias de Participação: cocriação de projetos que impactam a organização

Criar processos estruturados, que otimizem a participação dos membros da equipe, exige (como sempre) muita atenção. Portanto, é preciso planejamento, antes de qualquer decisão. Isso por que existem diversas estratégias possíveis a serem adotadas. Dessa forma, o primeiro passo é definir os objetivos e focos do que deve ser pensado.

Mas lembre-se: um dos diferenciais da Inteligência Coletiva é buscar a colaboração do grupo, reunindo informações e dicas que sustentem as metas estabelecidas – ou que ataquem efetivamente os problemas a serem resolvidas. Assim, mais do que estimular, ou provocar, a competição entre as pessoas, essa técnica permite aproximar diferentes pontos de vista, oferecendo reconhecimento e atenção ao desenvolvimento de uma ideia conjunta.

Quer saber mais como os processos estruturados e a inteligência coletiva podem te ajudar a alcançar melhores resultados? Então fique atento ao blog da i9Ação! No próximo texto, vamos falar mais sobre o planejamento e as opções disponíveis para criar soluções práticas e direcionadas ao seu negócio. Não perca!

tire suas duvidas sobre gamificação

One thought on “Como utilizar a inteligência coletiva para encontrar soluções de verdade para sua empresa

Leave a Comment