Gamificação pode melhorar os processos de Integração de Novos Funcionários

Gamificação pode melhorar os processos de Integração de Novos Funcionários

Descubra como melhorar os processos de Integração de Novos Funcionários e como facilitar o retorno prático de seus treinamentos no dia a dia

Receber bem os novos integrantes de sua empresa é uma ação essencial. Essa é a hora, por exemplo, de apresentar a história da companhia e mostrar como será o trabalho desse profissional recém-contratado.

Mais do que um momento de palestras e conversas, no entanto, essa é uma oportunidade para gerar resultados práticos desde o começo do trabalho, sabia?

Por isso, hoje, o AVATARH traz algumas dicas para melhorar sua Integração de Novos Funcionários e facilitar o retorno prático no dia a dia. Vamos lá?

Mas antes: o que é a Integração de novos Funcionários?

Antes de falar de estratégias para integração corporativa, é importante deixar claro o que esperar desse primeiro contato com os colaboradores recém-admitidos em sua operação.

Em síntese, a integração de novos funcionários é uma chance de:

  1. Apresentar a história, valores e missões da empresa; 
  2. Mostrar a estrutura da companhia e em qual área esse novo funcionário está situado; 
  3. Deixar claro quais são os objetivos e metas a serem trabalhadas pela equipe;
  4. Quais são as tarefas e comportamentos esperados pelo contratado;
  5. Qual é o resultado esperado pela empresa em relação a este profissional.

Ou seja: existem muitas informações a serem repassadas ao novo funcionário. E é isso que nos leva a primeira dica para gerar bons resultados em sua integração inicial.

Dica #1: defina os objetivos de sua integração

Um dos grandes problemas dos processos de integração tradicionais é que a apresentação do conteúdo é

chata. E, quase sempre, feita de uma maneira rápida demais.

Afinal de contas, é impossível acreditar que um funcionário recém-chegado conheça e entenda todo o funcionamento da empresa em 1 só dia, vendo dezenas de slides em PPT, não é?

Por isso, o ponto número 1 é selecionar quais informações e dados são realmente relevantes para posicionar o novo funcionário e integrá-lo à rotina da companhia.

Dica #2: procure maneiras mais efetivas de incluir o novo funcionário

Deixar o talento de sua empresa sentado durante um dia todo, apenas ouvindo a apresentação dos gestores, não ajudará sua integração a ser bem-sucedida.

Na verdade, a grande dica aqui é encontrar uma forma de apresentar o conteúdo e, ao mesmo tempo, já colocar o novo funcionário para pôr a mão na massa.

Como vimos aqui no AVATARH, a gamificação pode ajudar nesse cenário, justamente por promover um processo de aprendizagem prática, onde o jogador (novo funcionário) é visto em ação.

Esse é um ponto importante porque a participação ativa do funcionário ajudará a fixar a mensagem transmitida no treinamento,e ainda permitirá que sua administração consiga mensurar o desenvolvimento do colaborador.

>> Veja Também: Qual o melhor jogo para Integração de Colaboradores?

Dica #3: crie um processo de integração contínua

Não é apenas o primeiro dia de atividades que merece atenção nesse sistema de integração. Lembre-se de que a jornada de aprendizagem do seu colaborador precisa ser contínua.

Nesse cenário, dê continuidade ao processo de integração – e inclua profissionais que já estão há tempos “dentro do jogo”. Isso vai facilitar a solidificação do conhecimento e aproximará o nível de compreensão da cultura organizacional dentro do grupo.

Dica #4: promova a interdependência e a comunicação

A gamificação, como falamos, permite mensurar os resultados de cada rodada de jogo. Mas é importante levar essa prática de análise e melhoramento a todo seu processo.

Lembre-se de promover os feedbacks necessários, corrigindo e orientando seu novo funcionário de forma alinhada e natural.

Desse modo, o que era para ser uma Integração de Novos Funcionários tradicional passará a ser, sim, uma grande trilha de comunicação, ajustes e acertos rumo aos melhores resultados.

Quer aplicar isso na sua empresa? Fale com nossos especialistas e descubra como podemos ajuda-lo a aplicar a Gamificação na Integração de Novos Funcionários!

 

 

 

Leave a Comment