Como gerar melhores resultados com a Integração de novos funcionários

Descubra como melhorar os processos de Integração de Novos Funcionários e como facilitar o retorno prático de seus

Gamificação pode melhorar os processos de Integração de Novos Funcionários

Gamificação pode melhorar os processos de Integração de Novos Funcionários

Descubra como melhorar os processos de Integração de Novos Funcionários e como facilitar o retorno prático de seus treinamentos no dia a dia

Receber bem os novos integrantes de sua empresa é uma ação essencial. Essa é a hora, por exemplo, de apresentar a história da companhia e mostrar como será o trabalho desse profissional recém-contratado.

Mais do que um momento de palestras e conversas, no entanto, essa é uma oportunidade para gerar resultados práticos desde o começo do trabalho, sabia?

Por isso, hoje, o AVATARH traz algumas dicas para melhorar sua Integração de Novos Funcionários e facilitar o retorno prático no dia a dia. Vamos lá?

Mas antes: o que é a Integração de novos Funcionários?

Antes de falar de estratégias para integração corporativa, é importante deixar claro o que esperar desse primeiro contato com os colaboradores recém-admitidos em sua operação.

Em síntese, a integração de novos funcionários é uma chance de:

  1. Apresentar a história, valores e missões da empresa; 
  2. Mostrar a estrutura da companhia e em qual área esse novo funcionário está situado; 
  3. Deixar claro quais são os objetivos e metas a serem trabalhadas pela equipe;
  4. Quais são as tarefas e comportamentos esperados pelo contratado;
  5. Qual é o resultado esperado pela empresa em relação a este profissional.

Ou seja: existem muitas informações a serem repassadas ao novo funcionário. E é isso que nos leva a primeira dica para gerar bons resultados em sua integração inicial.

Dica #1: defina os objetivos de sua integração

Um dos grandes problemas dos processos de integração tradicionais é que a apresentação do conteúdo é

chata. E, quase sempre, feita de uma maneira rápida demais.

Afinal de contas, é impossível acreditar que um funcionário recém-chegado conheça e entenda todo o funcionamento da empresa em 1 só dia, vendo dezenas de slides em PPT, não é?

Por isso, o ponto número 1 é selecionar quais informações e dados são realmente relevantes para posicionar o novo funcionário e integrá-lo à rotina da companhia.

Dica #2: procure maneiras mais efetivas de incluir o novo funcionário

Deixar o talento de sua empresa sentado durante um dia todo, apenas ouvindo a apresentação dos gestores, não ajudará sua integração a ser bem-sucedida.

Na verdade, a grande dica aqui é encontrar uma forma de apresentar o conteúdo e, ao mesmo tempo, já colocar o novo funcionário para pôr a mão na massa.

Como vimos aqui no AVATARH, a gamificação pode ajudar nesse cenário, justamente por promover um processo de aprendizagem prática, onde o jogador (novo funcionário) é visto em ação.

Esse é um ponto importante porque a participação ativa do funcionário ajudará a fixar a mensagem transmitida no treinamento,e ainda permitirá que sua administração consiga mensurar o desenvolvimento do colaborador.

>> Veja Também: Qual o melhor jogo para Integração de Colaboradores?

Dica #3: crie um processo de integração contínua

Não é apenas o primeiro dia de atividades que merece atenção nesse sistema de integração. Lembre-se de que a jornada de aprendizagem do seu colaborador precisa ser contínua.

Nesse cenário, dê continuidade ao processo de integração – e inclua profissionais que já estão há tempos “dentro do jogo”. Isso vai facilitar a solidificação do conhecimento e aproximará o nível de compreensão da cultura organizacional dentro do grupo.

Dica #4: promova a interdependência e a comunicação

A gamificação, como falamos, permite mensurar os resultados de cada rodada de jogo. Mas é importante levar essa prática de análise e melhoramento a todo seu processo.

Lembre-se de promover os feedbacks necessários, corrigindo e orientando seu novo funcionário de forma alinhada e natural.

Desse modo, o que era para ser uma Integração de Novos Funcionários tradicional passará a ser, sim, uma grande trilha de comunicação, ajustes e acertos rumo aos melhores resultados.

Quer aplicar isso na sua empresa? Fale com nossos especialistas e descubra como podemos ajuda-lo a aplicar a Gamificação na Integração de Novos Funcionários!

 

 

 

Deixe um comentário