O Estado de S. Paulo: Games ajudam empresa a engajar seus funcionários

A gamificação como sinônimo de aprendizado, desenvolvimento contínuo e feedback agilizado dentro das empresas é tema de reportagem

A gamificação como sinônimo de aprendizado, desenvolvimento contínuo e feedback agilizado dentro das empresas é tema de reportagem do Estadão (leia aqui)

As empresas, cada vez mais, buscam por soluções que as ajudem a engajar seus funcionários, de ponta a ponta: do onboarding aos treinamentos de qualificação, da atração de talento as ações de retenção de colaboradores. 

A resposta que muitos gestores têm encontrado para reunir suas principais demandas em uma solução está na gamificação. Isso porque os métodos de ensino tradicionais resultam na absorção do conteúdo entre 8% a 12%, quando a gamificação é utilizada essa porcentagem pode saltar para até 45%.

O que isso significa?

Que as empresas estão descobrindo e reconhecendo a eficiência da gamificação em seus processos, obtendo resultados inéditos em engajamento, aprendizado e desenvolvimento. 

E é justamente isso que a matéria d’O Estado de S. Paulo destaca: os múltiplos benefícios que a gamificação está semeando nas corporações. 

As vantagens da gamificação nas empresas

Entrevistado pelo jornal, Fernando Seacero, sócio-diretor da i9Ação, comentou sobre como o uso de soluções gamificadas já estão sendo adotadas por grandes empresas, dando o exemplo de clientes já atendidos pela i9Ação como Siemens e Gerdau.

Seacero também destacou algumas vantagens da gamificação como a aproximação da empresa e do colaborador, a possibilidade de feedback imediato e contínuo, a transformação do aprendizado em uma experiência mais divertida e imersiva. A plataforma interativa, o aprendizado em estado de flow e a colaboração são outras vantagens de soluções gamificadas!

Tudo isso é somado a geração contínua de dados qualificados e relevantes, o que possibilita que a empresa possa conhecer melhor o colaborador, seus pontos fortes e oportunidades de melhoria.

O resultado da solução também pode servir para que a empresa reavalie seus métodos de ensino, os gargalos, as principais dificuldades dos colaboradores, incrementando suas estratégias e tornando-as cada vez mais assertivas.

Resultados além das expectativas: aplicações práticas da gamificação

Como a matéria do Estadão destaca, os benefícios da gamificação estão fazendo com que o setor cresça — e esse movimento não é de hoje. A i9Ação, por exemplo, trabalha nesse contexto desde 2001.

Outras grandes empresas que já apresentam projetos de gamificação em sua rotina produtiva são Ford, Adobe e eBay. Em empresas como Cisco e Oracle, a gamificação é utilizada em sua estratégia comercial.

Games também são utilizados como parte do onboarding de novos funcionários. É o caso da Cecred (Cooperativa Central de Crédito Urbano), um sistema de cooperativismo com sede em Blumenau, Santa Catarina. 

Em conjunto com i9Ação, uma solução blended gamificada de Onboarding foi desenvolvida, somando um game presencial e outro digital na missão de educar os novos colaboradores cooperados. Segundo a gestora de pessoas da Cecred, o número de feedbacks positivos só aumenta e os colaboradores fazem questão de deixar isso claro!  

Como diz a matéria d’O Estado de S. Paulo, o potencial de engajamento por meio dos games é imenso e benéfico para todas as partes!

Quer saber como a gamificação pode se encaixar na sua empresa e melhorar seus processos? Entre em contato com um de nossos especialistas e confira quais solução da i9Ação mais se encaixam nas suas necessidades!

Deixe um comentário