Descubra os benefícios de utilizar a gamificação para inovar e melhorar seus processos. Principalmente no processo de atração e seleção de talentos

Atualmente, grande parte das empresas demonstra insatisfação com os modelos convencionais de treinamento e processos de seleção. Esse problema se acentua à medida em que as novas gerações chegam ao mercado de trabalho.

Os milenials estão acostumados a consumir informação de maneira mais interativa, o que torna o aproveitamento de treinamentos ainda menor, quanto aos processos de atração e seleção o método não conversa. É preciso utilizar uma linguagem adequada para atingir esse público e recorrer a meios que promovam o engajamento.

Uma metodologia que está conquistando espaço no mercado é a gamificação. Trata-se da aplicação de princípios utilizados na construção de jogos para envolver, estimular e engajar as pessoas em diversas situações, inclusive de aprendizagem. A adoção dessa tendência tem gerado resultados extraordinários para trabalhar possibilidades como:

  • Employee Branding e encantamento;
  • Imersão no ambiente para conhecer a empresa;
  • Raciocínio lógico, numérico e verbal;
  • Conhecimentos, idioma e cultura;
  • Competências comportamentais;
  • Propósito e valores;
  • Comunicação e inteligência emocional;
  • Tomada de decisão;
  • Painel com gestores.

Se você quer saber como inovar nos processos de atração e seleção de talentos, antes de continuar a leitura, reflita e responda em nossos  comentários:

  1. Na sua opinião, o que é um processo de Atração e Seleção estagiários e trainees incrível?
  2. Quais os principais problemas e fragilidades que esse processo pode ter hoje?
  3. Qual o futuro destes processos?

Antes de continuar a leitura, veja a GALERIA DE IMAGENS do workshop vivencial sobre atração e seleção de talentos: 

 

 

Qual é o efeito das ferramentas de gamificação nos processos corporativos? 

Os jogos não são uma exclusividade do mundo virtual. Há milênios, a humanidade se sente instigada quando uma situação envolve desafio, competição e recompensa. Porém, nos últimos anos, a tecnologia criou inúmeras possibilidades de aplicação desses princípios em games corporativos presenciais ou digitais.

Como você sabe, os games exigem a participação e a atenção do usuário. Porém, eles fazem isso de uma maneira muito envolvente. Ao apresentarem desafios de dificuldade progressiva, eles tornam essa interação lúdica e interessante, fazendo com que o jogador tenha o desejo de usar a ferramenta por um tempo prolongado com o objetivo de colaborar ou de vencer.

Portanto, a gamificação tem vários efeitos sobre o ser humano. O primeiro é que, ao apresentar o desafio, ele deixa os jogadores mais à vontade e estimula o envolvimento deles em determinadas ações. Os participantes não são obrigados a fazer, mas sentem o desejo de fazer. Esse elemento — a vontade — é um imenso potencializador da aprendizagem e também da forma como a pessoa se expressa em várias situações.

Mas os efeitos da gamificação vão além disso. O desafio cria uma espécie de alerta no cérebro humano, que induz a resolução urgente. Para isso, a mente entende que precisa fixar a tarefa ou informação na memória para facilitar o alcance da meta. Assim, a pessoa retém o conhecimento com muito mais eficácia.

Por que optar por ferramentas de gamificação nos processos de atração e seleção de talentos? 

Os games também são uma ótima alternativa para avaliar seus candidatos em um processo seletivo. Eles podem propor questões segmentadas em diversas áreas — conhecimento técnico, perfil comportamental, tomada de decisão, domínio de idiomas (se necessário) — entre outras possibilidades. 

Podem propor tanto questões teóricas quanto alternativas que apresentam situações práticas. Nelas, o candidato precisa aplicar seus conhecimentos para selecionar uma opção relacionada à tomada de decisão. Para o gestor do processo, é fácil avaliar o desempenho dos profissionais que disputam a vaga, o que contribui para selecionar o mais preparado para exercer a função.

Quer conhecer alguns exemplos do que realmente importante para realizar um processo de Atração e Seleção de talentos.

Como os games ajudam o setor:

  • Coletas de informações sem viés e em grande quantidade
  • Analisar as informações e observações coletadas (Big data)
  • Criar um relatório que seja compreensível e agregador de valor
  • Engajamento emocional dos milenials com o processo.

O que é realmente importante ao realizar atração e seleção de talentos?

Como a gamificação contribui para esse processo?

  • Gerar engajamentos do participante no processo
  • O candidato deve se sentir a vontade para demonstrar seu melhor
  • O candidato deve se encantar com os valores e desafios da organização
  • Estado de flow e engajamento

Gostou de conhecer mais sobre a metodologia? Então, baixe nossa apresentação de gamificação para atração e seleção de estagiários e trainees! Conheça mais sobre o tema!

Você também pode marcar uma conversa com a gente e conhecer os games que podem ajudar em cada processo!

 

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