connect-20333_640Se você acha que montar uma equipe de trabalho que seja promissora e eficiente demanda muito esforço, poderá ficar surpreso ao descobrir que após esta árdua missão terá de enfrentar outra bem mais complicada: manter a equipe focada nos resultados e motivada para empreender ações eficientes. 

A montagem de uma equipe requer certos cuidados, como deixar de lado a questão de ter os “melhores profissionais” em cada cargo e centrar os esforços em configurar a “melhor equipe”, compreender que um grupo está composto por pessoas com diversas habilidades, motivar a lealdade na equipe, manter firme o comprometimento dos membros da equipe, entre outras questões. Já a manutenção de equipes eficientes requer atenção extra para a execução do projeto, adoção de uma agenda de trabalho atualizada, atuação da liderança, priorizar tarefas e soluções, e criação de novas rotinas de trabalho. Como pode-se perceber, há diferenças importantes entre a montagem e manutenção de uma equipe eficiente.

Aumente o potencial da sua equipe

No início deste texto citamos algumas características que devem ser consideradas na manutenção de equipes eficientes. Além delas há outros fatores que devem ser considerados na hora de estimular o trabalho em equipe, como ter sempre uma boa “carta na manga” (o chamado plano B, caso o A não der certo), tomar decisões corajosas e questionar tudo que aparecer pela frente.

Para que você entenda melhor como funcionam cada um destes pontos, vamos analisá-los?

1- Execução do Projeto ou tarefa

Se o projeto ou a tarefa a ser executado/a for grande, divida este/a em etapas menores e distribua a realização destas partes entre os membros da sua equipe. Supervisione o trabalho e busque oferecer ajuda quando necessário.

2- Agenda de trabalho atualizada

Ao trabalhar com uma equipe você precisa deixá-la ciente dos objetivos, prazos e atividades a serem desenvolvidas. Para que tudo aconteça exatamente como planejado é necessário ter em mente a atualização diária da agenda, esclarecendo nela quais pontos foram tratados no dia e quais devem ser considerados por seguinte. Uma das piores situações dentro das empresas é a desorganização das equipes, ela resulta em perda de eficiência e configura resultados abaixo dos esperados.

3- Liderança

É muito importante para uma equipe de trabalho poder contar com um líder presente e que pega no batente junto aos seus funcionários caso seja necessário. O líder é responsável pela realização das atividades, neste sentido ele deve estar preparado para oferecer as ferramentas e condições de trabalho adequadas para o correto desenvolvimento das tarefas.

4- Priorizar tarefas

Não adianta querer fazer tudo ao mesmo tempo! A expressão “tiro no pé” define a sua decisão, caso ela envolva a realização de várias tarefas ao mesmo tempo por uma única parte da equipe. O ideal é priorizar as atividades, optando sempre pela realização das mais urgentes e que afetem de forma mais contundente o resultado final.

5- Novas rotinas de trabalho

Se as coisas não estiverem caminhando do jeito que imaginou e planejou, não duvide em dar um passo atrás e partir para uma nova estratégia. Nem sempre uma equipe vai reagir a um estímulo da forma como você acreditou que seria, portanto, esteja pronto para montar uma nova rotina, caso a mesma que o grupo adota não esteja sendo efetiva.

6- Plano B sempre presente

Quando o assunto é trabalho em equipe, saber qual é a segunda opção que entrega melhores resultados é fundamental. Este plano B diz respeito a medidas de emergência que você poderá vir a aplicar caso aconteçam situações inesperadas, como por exemplo, a saída de um membro da equipe. O principal é passar segurança ao grupo, estimulando ações positivas.

7 – Ofereça treinamentos 

Atenção! Não estamos falando daqueles treinamentos intermináveis e maçantes. A intenção é oferecer capacitação para a sua equipe de uma forma alegre, divertida e que engaje todos os membros. Você deve estar se perguntando: como isso pode ser possível?

Uma boa ideia é optar pela realização de games, hoje em dia eles são uma ferramenta muito boa e consegue entregar excelentes resultados para os recursos humanos. Ficou interessado?

A i9Ação oferece soluções incríveis em termos de games e aprendizagem organizacional. A empresa está há muito tempo no mercado, sua expertise tem sido fundamental para compreender a realidade de cada empresa e fornecer o material mais adequado para cada situação.

E você, gostou do nosso post? Participe deixando o seu comentário!

Whitepaper 4

Leave a Comment