Como o Empowerment ajuda no desenvolvimento da cultura corporativa

Descubra porque o Empoderamento Criativo pode ser um caminho para acelerar o desenvolvimento da cultura corporativa em sua empresa

desenvolvimento da cultura corporativaDescubra porque o Empoderamento Criativo pode ser um caminho para acelerar o desenvolvimento da cultura corporativa em sua empresa e para gerar mais engajamento e motivação de seu time

OK, o tempo está cada vez mais curto e a quantidade de tarefas não para de crescer. Mas o que você faz, dentro de seu time, para lidar com esse novo cenário? Uma dica pode ser estimular o amadurecimento de sua equipe, a partir do chamado Empoderamento Criativo, ou Empowerment.

A gente já falou, aqui no Avatarh, o que é o Empoderamento e como você pode aplicá-lo. Mas talvez você não saiba o porquê e nem como o Empowerment vai melhorar de verdade seu dia a dia. Se esse é seu caso, pense o seguinte:

  • Seu time é daqueles que dependem de uma boa dose de comando e orientação? Não há nada de errado nisso, pois dependendo do contexto esse tipo de liderança pode sim ser o mais adequado. Mas o fato é que o Empoderamento Criativo pode ser bastante útil no fortalecimento das lideranças internas e, sobretudo, na busca por um modelo de ação pautado na colaboração e sinergia.
  • Isso significa que você deve, apenas, delegar tarefas e esperar que sua equipe se desenvolva? Não, absolutamente. O modelo do Empowerment é eficaz para estimular o desenvolvimento do time, mostrando que cada indivíduo tem sua importância, sua responsabilidade e, principalmente, que pode fazer mais.
  • Em outras palavras, esse modelo alimenta o sentido de participação e de engajamento individual para o desenvolvimento da cultura corporativa – o que consequentemente pode ajudar a melhorar o desempenho coletivo do grupo como um todo, reforçando competências e habilidades importantes para o negócio e gerando maior empatia dentro do time.
  • Vale ponderar, ainda, que o sentimento de “empoderamento” não é útil apenas para aquelas tarefas do dia a dia – as que estão lotando sua agenda agora. Você já parou para pensar que uma equipe motivada significa mais produtividade a longo prazo? Sabe aquele projeto que pode impactar muito o resultado mas que os líder especialista nunca tem tempo par a implementar? Uma equipe empoderada gosta de assumir novos desafios e é capaz de gerar resultados surpreendentes!
  • Outra coisa: um grupo empoderado está mais engajado e mais consciente de seu papel e responsabilidade, o que reduz significativamente o turn-over e contribui muito para a retenção de talentos. E em tempos de equipes enxutas e alta demanda, a verdade é que ter profissionais capacitados e realmente envolvidos é essencial para maximizar seus resultados.

E quais são as táticas para aplicar o Empowerment com sucesso?

Pode parecer óbvio, mas tornar o Empoderamento Criativo realidade dentro do seu time não vai acontecer do dia para a noite. É um processo complexo, que envolve a análise de cenário, a identificação dos estímulos adequados, a e a relação das metas individuais com as metas da organização.

Para tanto, é preciso cruzar essas informações e buscar ferramentas e soluções que realmente estimulem e movimentem as pessoas na direção desejada – e essa direção deve ser estratégica, 100% alinhada com os objetivos do negócio.

Nesse contexto, um caminho cada vez mais utilizado é o uso de ferramentas de gamificação, que utilizam estratégias de games para gerar engajamento espontâneo, estabelecer e acompanhar metas individuais e coletivas e oferecer desafios incrementais que empoderam as pessoas.

Essas práticas, mais interativas do que os treinamentos e reuniões tradicionais, permitem elevar a participação e a sinergia da equipe com a cultura da organização – o processo Gamificado agiliza o aprendizado, a colaboração e a criatividade de cada profissional!

Quer saber mais sobre o tema e quais são as técnicas e possibilidades que você pode implementar em sua rotina de treinamentos? Fique ligado no nosso Blog, nas redes sociais ou fale já com nossos especialistas!
playbook - eficiência treinamentos

Deixe um comentário