Empoderamento criativoVeja quais são os cuidados e condições essenciais para ter melhores resultados com o Empoderamento Criativo

Quantas vezes sua companhia precisou tomar uma decisão rápida para resolver um problema? E como seu time colaborou para propor essas soluções em cada uma dessas ocasiões? Se você acha que a participação do seu time pode ser melhor e mais eficaz, talvez seja hora de pensar em formas de valorizar o Empoderamento Criativo na sua equipe.

Para aplicar o chamado Empowerment, porém, é preciso tomar alguns cuidados e analisar bem as condições desse cenário. Por isso, preparamos algumas dicas para sua companhia ter sucesso nesse movimento. Confira:

#1. Preocupe-se em entender quais são os estímulos para incentivar sua equipe. Afinal de contas, cada equipe tem suas particularidades e é preciso entender muito bem que desafios mobilizam cada um para poder escolher as melhores formas de engajar o grupo na tomada de decisões.

#2. Promova uma cultura participativa. Não é necessário repassar a autoridade formalmente nem criar cargos: mais importante é mostrar que todos têm espaço para expressar suas opiniões e dar ideias para ajudar outros setores, sem críticas ou punições. Isso pode ser feito em diversos tipos de treinamentos interativos e em toda sua estratégia de Team Building, por exemplo.

#3. Entenda como tirar seu funcionário de sua zona de conforto e incentivá-lo a criar. É comum que cada um de nós se sinta acostumado com as tarefas do dia a dia. Sendo assim, apresentar desafios novos e colocar o time para agir em diferentes situações é um caminho importante para renovar a criatividade interna e disseminar uma cultura de inovação.

#4. Busque formas de engajar seus clientes internos na missão da sua organização. Como falamos aqui no Blog da i9Ação, a Gamificação é uma das formas pelas quais sua equipe pode experienciar e desenvolver as competências criativas. A presença de seu funcionário deve ser valorizada sempre como parte de uma inteligência coletiva necessária para os avanços do negócio.

Além dessas 4 dicas, é importante checar a estratégia de sua companhia e buscar referências que o ajudem a entender qual o melhor processo para iniciar, desenvolver e aplicar o empoderamento criativo junto a seu time de funcionários.

Quer saber mais detalhes disso tudo? Venha conversar com a gente! A i9Ação tem muitos “causos”e dicas para compartilhar, para ajudá-lo a transformar a criatividade e o engajamento em algo prático dentro de sua empresa.

Leave a Comment