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Antes mais restrita às grandes companhias, a integração dos novos colaboradores vem se espalhando e provando que é uma ferramenta eficiente.

Ela ambienta o colaborador totalmente ao seu trabalho antes dele começar a colocar a mão na massa, o que é diferente de simplesmente apontar-lhe o canto onde deve ficar e dizer “seja bem-vindo ao nosso time!”.

E para aprofundar esse assunto, vamos falar primeiramente sobre uma metodologia que deve estar inserida em todo o processo: o Storytelling. Muito utilizada no marketing como estratégia de fortalecimento de marcas (o cliente gosta de se sentir conectado com o produto que pensa em adquirir), também está sendo utilizado como ferramenta de conexão do colaborador com a empresa.

O que é?

Storytelling nada mais é do que a arte de contar histórias. Tão antiga quanto a humanidade, envolve e engaja as pessoas em torno de um objetivo comum, fazendo-as se sentirem parte daquilo que está sendo contado. As informações apresentadas fazem sentido e mudam os pensamentos das pessoas naquela direção, as atitudes e o posicionamento.

Portanto, ao apresentar a sua empresa por meio de uma história envolvente e motivadora, em um formato de imersão, com início, meio e fim, a possibilidade de engajamento e identificação dos colaboradores é muito maior.

IMPORTANTE: Antes de definir qual será a história, a forma pela qual ela será contada e quais mídias serão utilizadas para esse propósito, deve-se estabelecer quais são os objetivos que se espera atingir.

6 Recursos práticos para envolver o colaborador

1. Funcionários bem-sucedidos: Como no caso da integração, o objetivo geralmente é fazer os funcionários se sentirem motivados e com uma conexão emocional com a empresa. Uma estratégia comum é contar histórias de funcionários bem-sucedidos. Uma história bem contada transporta o funcionário para dentro da empresa e o faz se sentir parte da família.

2. Depoimentos: mesmo que fictícios, depoimentos são exemplos tomados como reais e possíveis por aqueles que os ouvem. Para serem efetivos, devem contar histórias de superação de obstáculos e alcance de metas, de modo que os ouvintes torçam pelo sucesso do personagem e se motivem para alcançar resultados semelhantes.

3. Redes sociais: muitas empres utilizam postagens em redes sociais para envolver o colaborador no dia a dia da empresa. Com textos pequenos, mas diários e motivadores. Quando o colaborador é chamado para contar também suas histórias e atividades diárias, se sente parte importante da história da empresa, sente que suas ações são relevantes e que o bom trabalho sempre é reconhecido.

4. Filmes motivacionais: é uma estratégia mais passiva de engajamento, mas utilizada frequentemente com bons resultados. Serve principalmente como recurso para contar a história da empresa de uma forma envolvente e emocionante.

5. Passeios dentro da empresa: mesmo em setores onde raramente o colaborador atuará, é importante que ele sinta a empresa como um todo, ouça histórias diversas, veja os demais funcionários em ação. Dessa forma ele sente a importância de todos os setores, entende como são integrados e como o trabalho em equipe é importante para o sucesso da empresa. Com cada um fazendo sua parte, as metas serão atingidas.

6. Jogos entre os funcionários: são utilizados para integrar os colaboradores entre si, desenvolver o espírito de equipe e fortalecer amizades, e muitas vezes também pode ser uma ferramenta de passar o conteúdo sobre a empresa de uma forma mais divertida e eficiente. Alguns desafios podem ser passados, visando atingir metas da empresa. Assim, o funcionário tem a oportunidade de se observar e observar os outros em ação, aprendendo e otimizando suas atividades na empresa.

Storytelling em treinamentos e feedbacks

Além de ser utilizada na integração de novos colaboradores, a contação de histórias é também feita em treinamentos e feedbacks. Ao invés do gestor apenas apontar eventuais falhas do funcionário, que tal utilizar o recurso de contar histórias para que eles se identifiquem, se motivem e corrijam o comportamento? Essa forma faz com que os colaboradores não se sintam pressionados ou ofendidos.

Para complementar o conteúdo, indicamos a leitura de Como o engajamento dos funcionários pode realizar o sonho da sua empresa.

 

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