family-game-588908_640Um dos maiores desafios para quem trabalha com treinamento e desenvolvimento de pessoas é descobrir uma forma eficiente de fazer com que os colaboradores tragam os conhecimentos ensinados nos cursos para o seu dia a dia na organização.

O RH nas organizações  costumam desprender bastante tempo e dedicação em fazer parcerias com escolas e instituições de ensino, trazer palestrantes e montar workshops para treinar os colaboradores da empresa. Muitas vezes, precisam lidar com o fato de que os colaboradores não estão conseguindo aplicar, na prática, o conhecimento passado.

Isso se deve, primeiramente, ao fato de que o nosso cérebro é programado para aprender a partir do fazer, ou seja, é mais fácil aprendermos uma nova habilidade no momento em que a estamos praticando. Embora é possível adquirir novos conhecimentos com aulas teóricas, palestras e vídeos, nosso cérebro aprende melhor com exercícios interativos.

Não é à toa que fazemos exercícios na escola para fixar os conteúdos aprendidos, aulas práticas para conseguir tirar nossa carteira de habilitação e meses de estágio antes de assumirmos um cargo pleno. Nesse post vamos falar um pouco mais sobre o processo de aprendizagem e como os departamentos de RH pode utilizá-lo para criar treinamentos verdadeiramente eficazes.

Aprendizagem com resolução de problemas

O grande problema com o aprendizado descolado da prática é que os estudantes não têm a possibilidade de, diante de um determinado cenário, identificar o problema, interpretar as informações, investigar possíveis soluções e apresentar resoluções que possam ser colocadas em prática.

Diferente da metodologia tradicional, as metodologias que envolvem aplicações práticas de conhecimento podem estimular três importantes partes do nosso cérebro: Reptilliano, Límbico e Neocórtex. E, quando estimulado corretamente, o nosso sistema nervoso gera memória de longo prazo, possibilitando que o colaborador guarde os conhecimentos consigo durante muito mais tempo.

Como aplicar a aprendizagem efetiva no treinamento e desenvolvimento de colaboradores

Uma das metodologias que mais tem apresentado resultados para o desenvolvimento e treinamento de colaboradores é a gamificação corporativa. Por meio de games especialmente desenvolvidos é possível aliar exercícios dinâmicos e interativos com a necessidade de educação corporativa ideal para a sua empresa.

Os games mais eficientes  são desenvolvidos a partir dos conceitos de Bioaprendizagem. Isso significa que os games engajam as três partes de cérebro necessárias para a formação da memória a longo prazo: a parte racional e lógica, a parte emocional e a parte motora.

Consequentemente, os colaboradores treinados pela gamificação corporativa conseguem ativamente apreender todos os conteúdos, técnicas e habilidades envolvidas, e estarão prontos para voltarem aos seus trabalhos bastante qualificados.

i9ação é uma empresa especializada no desenvolvimento de games para treinamento e desenvolvimento de pessoas. Se você quer saber mais como se dá a transição dos antigos processos de treinamento e desenvolvimento para a gamificação, confira nosso artigo especial. 

 

Gamificação da integração de novos colaboradores_call to action

Leave a Comment