Como se dá a transição de antigos processos para a gamificação?

A gamificação aparece atualmente entre novas metodologias que solucionam muitos desafios corporativos. As dinâmicas dos jogos são a

play-stone-568180_640A gamificação aparece atualmente entre novas metodologias que solucionam muitos desafios corporativos. As dinâmicas dos jogos são a cada dia mais reconhecidas como ferramentas eficientes para engajar e aumentar a produtividade de colaboradores, além de melhorar a relação com clientes.

Por exemplo, jogos para empresas está entre as  formas de instituir treinamentos eficientes e com alto índice de participação dos colaboradores. É utilizada para incentivar o uso de novos sistemas e processos em um ambiente de trabalho e conseguir o maior número de adesão por parte dos funcionários. Pode ser uma estratégia para destacar uma marca, envolvendo um grande número de consumidores e gastando poucos recursos.

Antigos processos X gamificação

No entanto, muitas empresas ainda se valem de processo onde as ações são, muitas vezes, impostas aos funcionários e posteriormente medidas em alguma avaliação. Como esse processo não pressupõe a participação do colaborador e não trabalha qualquer forma de envolvimento, cedo ou tarde, muitos acabam se distanciando da estratégia.

A gamificação, diferente dos processos tradicionais, permite que os “jogadores” se sintam parte de uma realidade traçada pela empresa. Para fazer a transição de antigos processos para iniciar o uso de gamificação, é preciso conhecer o contexto da empresa, redefinir regras e cenários para implementação de ações.

A transição

A arquitetura de um game corporativo passa por um processo de criação, contendo uma história ou um contexto, o qual o participante (colaborador, cliente) deve ser inserido. Em seguida, devem-se iniciar com as instruções, regras e apresentar um desafio, cria-se um ambiente envolvente. O participante deve ser estimulado com feedbacks e  premiações que o mantenham estimulado a jogar.

A gamificação é uma metodologia capaz de trazer mais leveza, integração e divertimento ao ambiente de trabalho, além de gerar aceleração para a aprendizagem de novidades, e proporcionar que os participantes coloquem em prática o que foi aprendido.

Quer saber mais sobre gamificação? Então, navegue em nosso blog e mande suas dúvidas para a gente.

 

Gamificação da integração de novos colaboradores_call to action

Deixe um comentário