Como mensurar a participação dos colaboradores na SIPAT Digital

Você já sabe como medir de forma quantitativa e qualitativa a participação das pessoas na SIPAT em uma

Imagem: Marcus Souza

Você já sabe como medir de forma quantitativa e qualitativa a participação das pessoas na SIPAT em uma solução digital? E como analisar a forma como estão colocando em prática o aprendizado? Entenda como recursos digitais podem ajudar a engajar mais, ampliar a aprendizagem e, ainda, gerar diferentes relatórios

Agro, Beleza, Construção, Farmacêutico, Químico, Bancário e outros setores buscam cada vez mais a i9Ação para desenvolverem treinamentos de uma forma mais moderna, mas também mais eficiente. Além das necessidades de modernização e digitalização já existentes antes da pandemia, a Semana de Prevenção de Acidentes e Cuidados com a Saúde (SIPAT) passou também a ser aprimorada com as restrições do distanciamento social e das medidas de segurança por conta do COVID-19.

Nestes casos, segundo Fernando Seacero, fundador e CEO da i9Ação, uma plataforma digital gamificada é a solução sugerida para engajar progressivamente nos temas e ações da CIPA.

“Quando falamos de evolução progressiva, indicamos que as possam acessar o conteúdo de acordo com a sua velocidade de aprendizado e ordem de preferência, tendo uma aprendizagem mais orgânica, autônoma e interativa”, explica.

Cada um destes pontos contribui com uma das necessidades mais buscadas para a SIPAT, que é a evidência – tanto da participação das pessoas como da aplicação do conteúdo por elas. A criação destas evidências é uma das grandes vantagens do evento digital! Quer saber como? Leia abaixo algumas das evidências que são geradas dentro da plataforma 2Gether SIPAT DIGITAL:

 

Recursos na SIPAT DIGITAL para mensurar engajamento, aprendizagem e dados

Trilha de aprendizagem e cada um de seus elementos

Cada trilha de conteúdo construída pela empresa dentro da Plataforma tem um relatório analítico próprio com os dados, por exemplo, de quem se inscreveu e de quais elementos/objetos foram consumidos, e por quem. O gestor sabe se um colaborador viu um vídeo, um PDF, uma palestra, uma notícia, um post no Mural ou se interagiu de outra forma.

A planilha de dados e os gráficos são gerados por participante, por trilha e/ou por elemento, por funcionalidades etc. Portanto, é possível analisar quais os materiais mais acessados, os que geraram mais dúvidas, quais os que tiveram menos ou mais engajamento. O gestor pode fazer uma análise de quais passos levaram os primeiros ou últimos colocados para a colocação no ranking.

É comum ter participantes que repetem diversas vezes os ciclos em busca de mais pontos, o que gera mais retenção da aprendizagem e mais pontos. Também pode-se localizar aqueles com mais interatividade qualitativa. Dentro de atividades com campos abertos (Enigmas), é possível ter respostas em texto e entender profundamente a visão do jogador.

Quizzes

O Quiz é uma das ferramentas utilizadas para fixar o conteúdo aprendido e gerar pontuação no game. Cada Quiz criado na plataforma tem seu próprio relatório, com os gráficos e análise por participante, possibilitando a avaliação de fixação de determinados temas ou de pessoas especificas.

Comentário e avaliação de eventos

Diversas funcionalidades da plataforma possuem espaço para comentários e para a avaliação em estrelas. No caso de Lives, é possível ter a interação com o palestrante ao vivo. Estas interações também geram relatórios específicos.

Evidência de aplicação

Uma novidade é a coleta de arquivos dentro das trilhas, ou seja, o gestor pode solicitar que a pessoa coloque uma evidência de como ela está aplicando a segurança no dia a dia, para isso existe um espaço de postagem de imagens e mensagens pelo participante. Além da criação da evidência, do compartilhamento do caso com os colegas, há a pontuação no ranking.

Ranking

Todas as ações feitas dentro da plataforma geram pontos, que são contabilizados automaticamente para o Ranking. Nesta área do Ranking existem medalhas para primeiros colocados e é possível vincular uma premiação.

 

Funcionalidades preferidas: Notificação Push para melhorar o engajamento

Além das evidências, outro ponto importante para a SIPAT é a agenda de cursos e lives. Por isso, a plataforma possui um Painel do Gestor que permite que todo o evento seja organizado dentro de uma agenda/programação de fácil visualização e acesso.

Falando na área do gestor, vamos concluir este blog com destaque para a Notificação Push como uma das funcionalidades utilizadas para engajar os participantes em cada tópico acima.

Então, à medida que o evento vai acontecendo, o organizador pode enviar notificações para lembrar os colaboradores das atividades disponíveis ou que vão acontecer. Dentro deste recurso existe a Mensageria, que possibilita o envio de mensagens segmentadas para pessoas e grupos específicos dentro da plataforma.

Quer saber mais sobre SIPAT Digital? Converse com a gente e saiba como a gamificação pode ajudar a sua empresa nesse desafio!

+ Baixe o EBOOK saiba como organizar a SIPAT no ambiente online

+ Leia também Ebook: 5 ações que não podem faltar na organização da sua SIPAT DIGITAL 

+ Saiba como mensurar a participação dos colaboradores na SIPAT Digital 

+ Os 10 benefícios da SIPAT digital com o 2Gether

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.