Como games podem turbinar a aprendizagem dos seus colaboradores

Quem disse que para o aprendizado ser produtivo a metodologia tem que ser tradicional? Pelo contrário, tendências recentes

chess

Quem disse que para o aprendizado ser produtivo a metodologia tem que ser tradicional? Pelo contrário, tendências recentes provam que usar técnicas interativas e de entretenimento para difundir conhecimento pode trazer resultados positivos no processo de aprendizagem. São estratégias que usam recursos divertidos para garantir a atenção e a participação das pessoas de forma que a absorção do conteúdo seja (impulsionada para níveis estratosféricos) muito maior.

Por exemplo: já pensou em usar um jogo para treinar e desenvolver as competências dos seus colaboradores? Muitas empresas já aplicam a técnica com sucesso no Brasil e no mundo. São games adaptados ou criados para atingir objetivos específicos de cada negócio, mas que têm em comum garantir que os participantes aprendam determinados conteúdos.

Confira algumas dicas para dar aquele upgrade no treinamento dos seus colaboradores:

Aumente a interatividade para turbinar o aprendizado

Alguns elementos ajudam a turbinar o processo de aprendizagem. Quanto mais ativa for a participação do colaborador durante o treinamento, melhor será a absorção da informação. Para isso, é preciso proporcionar uma experiência que ofereça um papel ativo ao participante. Desta maneira, ele poderá interagir enquanto aprende e aprender enquanto interage, criando um ciclo de motivação e interesse.

Aumentar a interatividade dos treinamentos é uma maneira de deixar o processo de aprendizagem mais interessante, de capturar o máximo de atenção e de melhorar a produtividade.

Crie um ambiente descontraído

Integração

Ofereça um ambiente dinâmico e leve para que seus colaboradores aprendam com mais facilidade. A quebra na rotina é uma maneira de capturar a atenção e a curiosidade. Assim, a concentração nas informações transmitidas é maior.

Um ambiente descontraído é mais atrativo para os colaboradores, que passam a enxergar os processos de treinamento como um meio mais prazeroso de aprender. Ambientes leves também fazem com que as pessoas sintam-se mais à vontade, diminuindo resistências ao aprendizado e aumentando as chances de participação do grupo.

Use mais recursos visuais

Existem muitos meios de chamar a atenção do colaborador para o conteúdo apresentado. Os recursos visuais como cores, vídeos e animações podem tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e interessante.

Mas cuidado. Não basta encher sua apresentação de cliparts e vídeos divertidos. Os recursos visuais devem necessariamente contribuir para o processo de aprendizagem, tornar conceitos complexos mais sintéticos, criar metáforas e histórias para conduzir o aprendizado e estimular a imaginação das pessoas.

Crie desafios

Propor metas e objetivos que devem ser conquistados durante o treinamento estimula a participação e desafia cada um a se superar. Esta é também uma maneira de convidar o colaborador para um papel ativo no processo de aprendizagem.

Adultos aprendem mais quando são desafiados a resolver problemas, porque para superar desafios sempre precisam perceber ou aprender alguma coisa nova.

Interatividade + descontração + visual + desafio = GAME

Game corporativo

Os jogos de aprendizagem apresentam todas estas características combinadas. Eles exigem a participação ativa dos colaboradores para solucionar desafios, criam um ambiente descontraído e utilizam recursos visuais atraentes. É uma técnica utilizada há muitos anos pelas empresas e vem ganhando cada vez mais força.

Atualmente, além dos games tradicionais “de tabuleiro”, as companhias investem na criação de jogos virtuais e de aplicativos para capacitar seus colaboradores em temas diversos.

Muitos destes games são desenvolvidos para cumprir determinados objetivos das organizações: entender e praticar um novo processo, consolidar princípios e valores, desenvolver lideranças, aumentar as vendas etc.

Conheça a metodologia

A metodologia de aprender por meio dos games é eficiente porque pode fazer uso de todos os recursos disponíveis para facilitar a aprendizagem. Ainda abre espaço para diferentes tipos de interação entre os participantes, estimula inteligências diferentes, além disso, recursos visuais podem tomar formas virtuais e físicas, pequenos e grandes desafios tem o potencial de manter a atenção e estimular a participação.

A ideia de aprender se divertindo atrai cada vez mais os colaboradores, que já chegam no treinamento mais receptivos e abertos para aprender.

O que você acha do uso de games para turbinar o aprendizado? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários!

Líder Play 1

Deixe um comentário