como engajar seus colaboradores em treinamentos

Compliance e Código de Conduta: como utilizar recursos de gamificação para aprendizagem e engajamento

Saiba como engajar seus colaboradores em treinamentos de Compliance e Código de Conduta usando recursos de gamificação na

como engajar seus colaboradores em treinamentos

Saiba como engajar seus colaboradores em treinamentos de Compliance e Código de Conduta usando recursos de gamificação na aprendizagem

O ideal é fugir do padrão dos cursos desinteressantes e conquistar a atenção das pessoas para esse tema tão importante (e obrigatório) de forma leve e divertida

O principal desafio dos responsáveis pela aplicação dos treinamentos de Código de Conduta e Compliance nas empresas sempre bate na tecla do engajamento. Os treinamentos periódicos, na maioria das vezes, são repetitivos e desinteressantes, o que prejudica o cumprimento da obrigatoriedade de execução pelas equipes. 

Se você é da área Jurídica ou de Compliance, e atua na aplicação desses treinamentos, conhece bem a dificuldade de engajar os colaboradores para participar a cada ano. 

E por que não pensar em outros meios de fazer chegar às pessoas esse conteúdo tão importante para manter os negócios da sua empresa caminhando de forma ética e saudável? 

Usando recursos de gamificação, é possível gerar aprendizagem e engajamento de forma leve e efetiva. Segundo o neuropsicólogo e desenvolvedor de games Fernando Seacero, fundador da i9Ação, a maioria dos responsáveis pela aplicação de treinamentos de Compliance nas empresas teve experiências ruins, com quiz ou ferramentas de pesquisas on-line, apresentou palestras e organizou encontros e não consegue mais cativar o público para o tema. 

“Com os recursos de gamificação, o engajamento pode ser outro. São jogos simples, com uso de roletas e tempo limitado para responder as questões, o que acaba sendo uma atividade divertida e viciante e que pode ser realizada em qualquer intervalo”, explica. “Isso estimula o colaborador a rodar diversas vezes pelas mesmas questões. Sabemos que ele pode chegar a responder até 500 perguntas em média num jogo. É um engajamento bastante significativo, e isso fixa a informação apresentada de forma divertida”. 

Saiba também Como engajar colaboradores em tempos de treinamentos digitais?

Por que é melhor para quem faz o treinamento?

  • Conhece e absorve conteúdos de Compliance de forma indolor e dinâmica
  • É fácil de jogar, acessível e inclusivo
  • Tem acesso a uma biblioteca de consulta para aprimorar seus conhecimentos, que serão aplicados durante o jogo e, depois, no dia a dia da empresa
  • Os desafios estimulam a interação entre os colaboradores
  • O aprendizado acontece na prática, por meio de comportamentos e situações vividas na rotina do trabalho

Quais são as vantagens para quem aplica?

  • Mensuração: nos treinamentos tradicionais, mesmo realizando testes você não consegue avaliar com exatidão o aproveitamento do conteúdo apresentado. Com a plataforma gamificada, é possível obter relatórios detalhados personalizados
  • Consegue também controlar quais pessoas realizaram o mínimo necessário para serem aprovadas no game
  • Ajuda a melhorar os resultados e o acompanhamento das ações desta área (Jurídico/Compliance na maioria das empresas), porque com os resultados do game é possível saber quais temas merecem mais atenção pelo feedback da performance dos jogadores
  • No game, é possível simular situações específicas para treinar os colaboradores de áreas diferentes
  • Conteúdo pode ser personalizado de acordo com as necessidades da sua empresa
  • Nível de engajamento altíssimo

Se você quer saber mais sobre a aplicação dos games interativos para aprendizagem de Código de Conduta e Compliance, visite a página da i9Ação sobre o Compliance Play e solicite uma demonstração gratuita!

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