criar uma Academia Digital de Vendas

Como criar uma Academia Digital de Vendas atraente e acessível

Você sabe quais são os diferenciais que sua plataforma de treinamento precisa ter para engajar de verdade a

criar uma Academia Digital de Vendas

Imagem: Marcus Souza

Treinamentos para formação ou atualização de vendedores como uma Academia Digital de Vendas precisam engajar para serem eficientes, funcionarem por mais tempo e, realmente, impactarem os resultados. Hoje, muitas empresas ainda erram ao entregar um formato em que o participante tem acesso a muito conteúdo e pouca interatividade. O aprendizado é sério, mas tem que ser divertido.

Vendedores não têm tempo para complicação nem paciência para conteúdo chato. Por isso, os treinamentos são muito mais atraentes quando envolvem facilidade e agilidade, ou seja, o conteúdo deve estar na palma da mão, ser divertido e instigante, rápido e fácil. Além disso, a ferramenta utilizada precisa ser intuitiva e se tiver uma interface similar à das redes sociais será ainda mais atraente e gostosa de usar.

Plataformas gamificadas e digitais já são desenvolvidas pensando nesse desafio, elas podem ser como um aplicativo para celular totalmente personalizado com a marca e conteúdo da empresa, por exemplo. Portanto, o mais indicado é que a equipe tenha acesso pelo tablet ou smartphone, o que é essencial para uma função que atua em mobilidade: enquanto aguarda uma reunião, usa alguns minutos para “jogar” no App.

Para esse público é melhor evitar o desenvolvimento de treinamentos que precisam ser realizados em um computador.

 

A facilidade de gestão da ferramenta

Outro fator importante para garantir a eficiência na adoção da Academia Digital de Vendas é a facilidade de gestão da ferramenta pelo RH da empresa. Afinal, se a tecnologia demandar uma pessoa especializada na ferramenta para administrar e alimentar o sistema, o investimento financeiro e de tempo pode pesar.

O ideal é que o gestor possa atualizar com facilidade os conteúdos do treinamento e notícias, tendo liberdade para usar, mesclar e ordenar diversos tipos de conteúdo de aulas – vídeo, quiz, infográfico e artigos, além da gamificação.

Conheça algumas funções que descomplicam a vida de quem vai montar os treinamentos:

  • Direcionar cursos e trilhas para grupos e pessoas específicas, se desejar;
  • Subir vídeos, PDFs e imagens;
  • Ter um espaço para que o próprio usuário conte suas histórias e casos de sucesso criando um banco de dados de cases;
  • Possibilitar que o próprio usuário suba imagens;
  • Ter uma rede social exclusiva dentro da plataforma;
  • Gerar relatórios por trilha, por usuário e feedbacks.

O fato de o aplicativo ser desenvolvido numa plataforma amigável, como a React, adotada no desenvolvimento das principais redes sociais, é mais um diferencial. Além do uso ser muito intuitivo, ainda permite o recurso das notificações push, mensagens curtas enviadas ao dispositivo do participante em forma de lembretes, alertas, informações ou frases motivacionais, por exemplo.

 

Exemplo prático para criar um treinamento com este novo mindset

Perguntamos ao nosso CEO, Fernando Seacero, uma formula de sucesso para construir um treinamento para vendedores.

Segundo ele, “a melhor maneira é criar pequenos ciclos de conteúdo (vídeo, texto) e também interatividade (enigma, quiz). Ou seja, toda vez que você coloca um texto, um vídeo ou um webinar na trilha, na sequência o ideal é colocar também um pouco de interatividade”.

São pequenas dicas que fazem toda a diferença na hora de utilizar a tecnologia para fazer com que a aprendizagem de adultos aconteça. Afinal, o adulto precisa querer aprender para a ferramenta funcionar. Portanto, é importante sempre utilizar um meio atraente.

“Com a inserção de interatividade entre os ciclos, você está trabalhando para estimular sequencialmente os 3 cérebros: neocortex (conteúdo), límbico (divertido) e reptiliano (ação) – que são os princípios da Bioaprendizagem (fazendo com que a Bioaprendizagem seja aplicada)”, detalha e conclui: “Vamos apertar sempre na mesma tecla de que é preciso deixar um espaço para as pessoas colocarem em prática, interagir, tirar dúvidas”.

Conclusão: nunca focar só numa atividade cerebral. “Se você monta uma trilha que tem equilíbrio desses três pontos, ela se torna poderosíssima”.

 

No próximo blog vamos dar dicar valiosas para o sucesso da Academia Digital de Vendas. Não perca!

E se você quer conhecer como estas funcionalidades e exemplos estão sendo utilizados no dia a dia das empresas, marque um bate-papo com a gente!

 

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