solution-860229_640Muito já se falou sobre a gamificação e seus benefícios, mas também é preciso saber como avaliar o processo gamificado

Gamificação ou gamification é um sistema que vem sendo utilizado de forma ampla e estratégica pelos departamentos de marketing e de RH de inúmeras empresas. Portanto, uma parte importante do trabalho é medir e comprovar resultados. Analisar se o que foi aplicado realmente chegou ao objetivo, por exemplo, se gerou um relacionamento mais concreto e positivo com o público-alvo (clientes ou colaboradores).

Para medir e comprovar os resultados através da gamificação é necessário ter clareza quanto aos objetivos da empresa.  Com os objetivos em mãos e as estratégias na plataforma do jogo, é hora de funcionar! Comece analisando alguns pontos:

Jornada

A missão estabelecida pelo game é comovente e desafiadora? Todo jogo conta com uma narrativa própria que envolve o jogador e o deixa motivado para entrar em ação. Avalie se, na metodologia, a jornada do jogador está bem trabalhada se há um desafio, e uma história envolvente.

Regras claras e simples

O desenvolvimento de um jogo, normalmente, é uma tarefa cheia de conteúdo, de possibilidades, chega a ser muito complexa para quem desenvolve. Mas quem joga terá uma experiência divertida e fluida. Sendo assim, o primeiro passo é ter regras claras e simples.

Quanto mais complexas e difíceis forem as regras, menos chances de envolvimento dos participantes existirá. Portanto, avalie como estão as regras e se são factíveis na prática.

Feedback

Você se lembra daquelas moedinhas e estrelinhas que pulavam na tela do videogame? Pois é, com certeza elas faziam você se manter plugado muito mais e com muito mais engajamento, do que o próprio monstro do final da jogada. Por isso, é importante considerar o feedback (dar as estrelinhas) aos participantes, seja ele de forma direta ou indireta.

O Feedback é uma estratégia importante para as empresas que oferecem gamificação, portanto, verifique se o feedback está programado de forma constante para os participantes. É uma forma de medir se o público também está interagindo, e sendo motivado.

Gostou? Conheça mais sobre gamificação e aprendizagem organizacional no blog da i9ação.

iderança e análise de redes

Pin It

Leave a Comment