Aumentar as vendas com Gamificação: afinal, porque essa bagaça funciona?

“Jogos corporativos de aprendizagem parecem ótimos. Mas como podem aumentar as vendas de uma empresa?”.

Esta é uma das perguntas que a gente mais escuta, sabia? E para respondê-la, em detalhes, nós fomos atrás e fizemos este super bate-papo com Fernando Seacero, sócio-fundador da i9Ação, que nos contou o seguinte:

Indo direto ao ponto: por que a gamificação ajuda uma empresa a ter melhores resultados?

A gamificação permite que todos os colaboradores da área de relacionamento ou vendas possam ver e entender como está a performance de toda equipe e o seu próprio desempenho.

A ideia é que, ao ter uma visão sistêmica sobre o real funcionamento dos negócios, a empresa consiga fazer os ajustes de treinamento e capacitação, o que ajuda a gestão a alcançar a máxima eficiência de cada colaborador.

Isso funciona porque a estratégia de gamificação traz a chance de identificar gaps e possíveis pontos de correção de forma mais rápida, uma vez que todos conseguem visualizar o que está acontecendo e interferindo nos processos da organização.

Além da visão sistêmica, o que mais a gamificação traz para melhorar as vendas?

Outro aspecto que fundamenta o aumento de resultados é o engajamento emocional que as soluções podem gerar. Por exemplo: recentemente desenvolvemos um App, em formato de desafio por perguntas entre os participantes, sobre as soluções e produtos de um de nossos clientes. E o retorno foi excelente! 

>> Veja este vídeo e conheça mais detalhes sobre esta solução!

De forma direta, o desafio envolveu todo o time da área comercial, em tarefas divertidas e que estimulavam a participação espontânea. No geral, o app alinhou o nível de conhecimento entre os profissionais e acelerou a troca de informações fundamentais sobre a rotina de abordagem aos clientes.

E em quais situações podemos usar a gamificação para aumentar as vendas? 

Cada organização possui uma necessidade específica. Muitas vezes o objetivo é a ampliação do volume de vendas de uma solução ou produto específico. Em outros casos, o que está em pauta é a divulgação e disseminação de um novo produto ou serviço.

Para cada ocasião e empresa, o fato é que existe uma maneira mais assertiva de se integrar os jogos empresariais. O importante, portanto, é investigar e analisar a situação, entendendo a fundo como cada solução pode ajudar no processo de forma mais direta e efetiva.

Porque uma empresa deve usar um game para ajudar nestes processos?

Quem procura uma alternativa para gerenciar o time de vendas sabe muito bem que as formas de geração de engajamento dos colaboradores de vendas precisam sempre ser renovadas e oxigenadas. Ainda mais porque este é um público ágil e dinâmico, não é?

Neste caso, o game pode ajudar justamente ao propor uma solução lúdica e altamente analítica para engajar os colaboradores. Jogos em formato para celular ou desktop, por exemplo, ajudam na visualização das metas e no acompanhamento contínuo destes objetivos.

A aplicação de jogos de aprendizagem e treinamento serve, no fim, como ferramenta para prender a atenção dos mais diversos perfis de colaboradores e até para as pessoas mais dispersas!

Mas é importante lembrar: o caminho é pensar em formatos gamificados que realmente se adequem às características da área de vendas e sempre incluir mecânicas dinâmicas e divertidas que promovam a participação real do funcionário!

Viu como a Gamificação pode aumentar as vendas de sua empresa? Para saber mais detalhes sobre nossas soluções e ferramentas, fale com os consultores da i9Ação e comece a gamificar seu treinamento já!

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