Gamification 02Para fazer a melhor escolha, é preciso saber alguns detalhes sobre os modelos de integração e sobre as opções gamificadas

Proporcionar aos novos colaboradores uma integração gamificada é uma opção cada vez mais utilizada pelas empresas no Brasil e no mundo. E saber algumas informações pode fazer toda a diferença na hora de iniciar o processo de escolha e implementação, afinal, conhecimento é o valor do especialista. Por isso, nós conversamos com quem entende do assunto e preparamos esse post! Vamos abrir esse canal para que você e sua equipe tirem as dúvidas e estejam seguros em todos os passos desse processo.

Tendo um especialista da i9Ação para tirar suas dúvidas, você poderá fazer o que é realmente o seu trabalho, e os colaboradores vão sentir desde o início que a empresa está preocupada com a sua recepção e seu bem-estar e, além disso, que está muito bem preparada. Enquanto isso, a gamificação prepara os recém-chegados com as metodologias de aceleração de aprendizagem para que comecem a trabalhar alinhados com a cultura da empresa e engajados com o conteúdo adquirido.

As dúvidas

Se o seu passo está quase dado, mas ainda há dúvidas sobre gamificação para integração de novos colaboradores, estamos aqui para ajudar. Preparamos uma série de informações para que você mergulhe nessa jornada de forma muito mais segura:

1 – O que é integração de novos colaboradores?

A integração é o primeiro contato real que o novo funcionário tem com a empresa onde acabou de chegar, por meio da qual ele é apresentado a uma série de informações das quais talvez nunca tenha ouvido falar. Como a integração é a maneira mais eficaz de fazê-lo assimilar uma cultura organizacional e, consequentemente, explorar todo o seu potencial durante o trabalho, isso faz com que muitos gestores de Recursos Humanos a vejam de forma bastante positiva.

Há casos, porém, em que a integração faz com que os colaboradores não se engajem à cultura da empresa da forma adequada. Ou pode acontecer também de o processo estar defasado em relação à cultura organizacional. Por isso, muitas empresas têm buscado maneiras inovadoras de integrar seus funcionários, por meio de soluções de gamificação, para fazê-los conhecer e se adaptar no menor tempo possível à cultura organizacional da nova empresa.

É importante que os gestores de RH estejam cientes dessa nova realidade e procurem se informar a respeito dos resultados obtidos por outras organizações, de diversos segmentos, para efeitos de comparação com o modelo de integração em vigência.

2 – Será que todos os funcionários gostam de jogos?

Games corporativos servem apenas para jovens amantes de jogos? Para responder a esta pergunta, deve-se ir muito além dos números que indicam o envolvimento das pessoas com jogos, que é bastante relevante. No mercado de soluções para Recursos Humanos, empresas de culturas totalmente diferentes e integrações com objetivos variados utilizam games. Outros mercados também utilizam a gamificação, como o setor financeiro, agroindustrial, fabril e serviços.

3 – Como farei para atualizar o game com as mudanças constantes de informação?

Isto pode estar previsto no contrato inicial com a empresa que desenvolve os games ou esta possibilidade pode ser checada anteriormente com o fornecedor.

4 – Depois que uma empresa decide adotar soluções de integração, em quanto tempo ela começa a ver os resultados?

Os resultados serão percebidos à medida que a empresa percebe o alinhamento das pessoas com a estratégia e a cultura da empresa. A velocidade irá depender da velocidade e da capacidade de implementação do programa tanto da empresa como do fornecedor.

5 – O que considerar na hora de escolher entre as opções gamificadas do mercado?

Para facilitar o processo de escolha do modelo de integração gamificado, um dos pontos iniciais para se analisar em uma proposta é sobre o processo de desenvolvimento de games, a disponibilidade de testes antes da versão final e ainda o nível de cocriação entre fornecedor e empresa.

É preciso avaliar como a empresa desenvolve o game e se está disposta a desenvolver o jogo junto com o cliente. Isto quer dizer que, no processo de desenvolvimento do game, deve haver diversas etapas onde a mecânica e os conteúdos do jogo são cocriados e validados para que o jogo reflita a cultura e o jeito de ser da empresa.

6 – Como posso conhecer os resultados e benefícios de gamificação para integração?

Isto é feito por meio de diversos recursos, como pesquisas de clima e de alcance de metas, por exemplo. Entre os principais benefícios que um programa eficaz de integração por meio da gamificação pode gerar, estão a diminuição do turnover, a redução do desligamento antes do período de experiência de três meses e o aumento da velocidade na entrega de resultados.

7 – Existe alguma novidade em relação a gamificação de integração?

Sim. Simuladores de comportamentos digitais são uma das formas mais eficientes para desenvolvimento e aprendizagem de competências e valores na organização. Quando as pessoas conseguem vivenciar situações em um jogo e responder a estas situações avaliando suas estratégias de ação, elas podem, de fato, compreender como irão aplicar o que aprenderam no treinamento em seu dia a dia na empresa.

Tiramos a sua dúvida? A partir de agora, você pode deixar aqui sua pergunta que vamos respondê-la!

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