Aprendizagem Digital na Retomada: como se comunicar com todo o seu time de forma simples e objetiva

Imagem: Marcus Souza  O mundo do trabalho foi severamente afetado durante esta crise e é justamente por isso

Aprendizagem na retomada

Imagem: Marcus Souza 

O mundo do trabalho foi severamente afetado durante esta crise e é justamente por isso que empresas e empregadores devem desempenhar um papel fundamental de comunicação, para proteger os trabalhadores, suas famílias e a sociedade em geral

Com a pandemia do novo coronavírus, em todo o mundo, os governos e as empresas adotaram uma série de medidas de segurança, incluindo as que afetam os locais de trabalho, para combater a propagação da doença. Mas agora na retomada, como se comunicar com todo o time mesmo com o distanciamento social?

Qual será o melhor modelo de comunicação de diretrizes que as empresas devem enviar aos seus funcionários? Existem formas de facilitar esse processo? É isso que você vai conferir a partir de agora.

 

Roteiro básico de ações da retomada: o que é importante fazer para gerenciar a segurança e a saúde no trabalho?

Assim como em condições normais, a identificação e avaliação de riscos em ambientes físicos de trabalho é o ponto de partida para gerenciar a segurança e saúde no trabalho, principalmente agora quando pensamos nos cuidados contra a Covid-19.

As empresas são obrigadas a revisar sua avaliação de risco constantemente, já que houve uma alteração no processo de trabalho, incluindo os que afetam a saúde mental dos trabalhadores. Ao revisar a avaliação de riscos, a atenção deve ser dada a qualquer tipo de situação que pode ser fator de disseminação do vírus.

Neste trabalho de comunicação sobre os cuidados contra o Covid-19, por exemplo, é essencial envolver os trabalhadores na revisão da avaliação de riscos. As informações devem ser repassadas e entendidas por todos, sempre atualizadas e de acordo com o que determinam as autoridades públicas sobre a assunto na sua área.

Após a atualização da avaliação de riscos, o próximo passo é elaborar um plano de ação com as medidas apropriadas. Desenvolver a prática de limpeza e desinfecção deve ser o prazo seguinte, criando um roteiro de atividades que precisam ser realizadas todos os dias na limpeza dos ambientes.

Esse é um roteiro que pode ser praticado de diversas formas, veja abaixo! Continue a leitura e logo vamos falar também sobre o que é preciso comunicar na volta ao trabalho após um período de fechamento!

 

Como comunicar aos colaboradores tudo o que a sua empresa precisa de forma simples e objetiva?

Agora que já vimos alguns dos tópicos importantes que precisam ser executados, qual a melhor forma de comunicar para as equipes? Você tem algumas experiências para compartilhar?

Vamos dar aqui algumas dicas para solucionar da melhor maneira esta comunicação na retomada:

 

  • Treinamento online: toda a comunicação precisa ser feita no meio digital, evitando aglomerações e facilitando para que todos tenham acesso às mesmas informações na palma da mão

 

  • Plataforma unificada: não podemos gerar confusão ou dificultar o entendimento desses tópicos fundamentais na retomada. Por isso é importante utilizar uma única solução, como uma plataforma que fornece toda essa camada de comunicação

 

  • Via de mão dupla: além de passar as informações para os trabalhadores, também é importante ouvi-los. Por isso, busque uma solução de mão dupla, onde eles também terão voz para enviar feedbacks e comentar sobre as informações apresentadas

 

  • Gamificação: a avaliação do conhecimento e das informações transmitidas são essenciais para qualquer organização. Por isso, a gamificação pode ajudar nesse processo

 

Para saber mais sobre o tema, acesse nosso conteúdo que fala sobre como usar a gamificação e os recursos da aprendizagem digital na sua empresa.

Diversas empresas já estão adotando esse tipo de plataforma para comunicar para o seu time quais são os cuidados contra Covid-19 na retomada

 

5 ações para fazer e comunicar na volta ao trabalho após o período de fechamento

Se o seu local de trabalho estiver fechado por um período de tempo relacionado ao Covid-19, planeje quando o trabalho será retomado, levando em consideração a saúde e a segurança.

Além de atualizar sua avaliação de risco conforme descrito acima, consulte regularmente os órgãos municipais e estaduais para conferir as novas diretrizes. Você deve considerar incluir na comunicação os seguintes pontos:

1 – Nova organização do trabalho

Realize adaptações no layout do local de trabalho e na organização das escalas que reduzirão a transmissão do Covid-19 antes de retomar totalmente o trabalho e antes de todos os trabalhadores retornarem ao local de trabalho.

Considere retomar em etapas para permitir que as adaptações sejam realizadas. Informe os trabalhadores sobre as alterações e forneça novos procedimentos e treinamentos antecipadamente.

 

2 – Indique as mudanças no local de trabalho para garantir um ambiente seguro

Os trabalhadores podem estar preocupados com o aumento da chance de infecção no local de trabalho e podem não querer retornar. É importante entender suas preocupações, fornecer informações sobre as medidas tomadas e dar apoio a todos.

Por isso, indique quais as principais mudanças e mostre como elas serão capazes de garantir um ambiente seguro.

 

3 – Diretrizes para o grupo de risco

Dê uma atenção especial aos trabalhadores que estão em alto risco, incluindo aqueles que possuem familiares idosos e pessoas com doenças crônicas (incluindo hipertensão, problemas nos pulmões, diabetes ou em tratamento contra o câncer), além das trabalhadoras grávidas.

 

4 – Apoio aos trabalhadores com alto índice de ansiedade

Considere a possibilidade de dar apoio aos trabalhadores que possam estar sofrendo de ansiedade ou estresse. Isso pode ser feito com os gerentes perguntando com mais frequência aos trabalhadores como eles estão, realizando mudanças na organização e tarefas do trabalho, até criando um serviço de treinamento, além de oferecer contato com profissionais de saúde ocupacional. 

Esteja ciente de que os trabalhadores podem ter passado por eventos traumáticos, como doenças graves ou morte de um parente ou amigo, ou estar enfrentando dificuldades financeiras.

 

5 – Indique as fontes confiáveis de apoio e informação

Forneça aos trabalhadores informações sobre fontes de apoio e aconselhamento publicamente disponíveis. Entre em contato com o serviço de saúde ocupacional e o consultor de saúde e segurança do trabalho para discutir o seu plano e as melhores formas de comunicação.

 

Se deseja saber como melhorar o treinamento sobre esses cuidados, fale com a i9Ação e veja como podemos ajudar nesse processo!

Deixe um comentário