Conheça as 3 principais estratégias de aprendizagem corporativa na Cultura 4.0

O que você poderia imaginar que seria o futuro da aprendizagem corporativa na verdade já é o presente

aprendizagem corporativa

Escolha as 3 opções certas sobre aprendizagem corporativa na cultura 4.0 🙂

O que você poderia imaginar que seria o futuro da aprendizagem corporativa na verdade já é o presente e está aqui: nos ambientes empresariais também. Os métodos tradicionais estão mudando rapidamente, passando para modelos mais dinâmicos e interativos. Quer saber as novidades sobre estratégias de aprendizagem? Vem comigo!

A Indústria 4.0 surgiu com a entrada de novas tecnologias para entretenimento, para facilitar a nossa rotina e para termos acesso a um grande volume de informações. A chegada da tal Cultura 4.0 impacta completamente no comportamento da sociedade e reflete dentro da cultura organizacional.

Devido a essa nova realidade, as necessidades ligadas à aprendizagem corporativa estão crescendo (e mudando) em todas as áreas. Aí começamos a nos deparar com universos complexos chamados Microlearning, Gamificação e Aprendizagem em rede.

E o que será que realmente significa isso?

 

O que muda em termos de aprendizagem corporativa na cultura 4.0?

Para as empresas, os métodos tradicionais de treinamento, como o uso de técnicas de salas de aula, ainda são relevantes, mas praticamente são parte de um álbum de fotos para lembrarmos e aprendermos com a história. Afinal, essa configuração para educação corporativa é lenta, cara e consome muitas horas produtivas.

Enquanto isso, os profissionais encaram grandes desafios para acompanhar os avanços tecnológicos que afetam seus processos de trabalho e mudam a forma de pensar, inclusive porque as pessoas precisam de aprendizado contínuo e sempre ativo, com a velocidade dos tempos modernos.

 

O novo chega com 5 características importantes. Ele é:

  • ágil;
  • digital;
  • social;
  • contínuo;
  • altamente imersivo.

Por isso os métodos estão evoluindo para modelos mais dinâmicos e interativos, ganhando metas qualitativas mensuráveis (que antes não eram, mas agora são possíveis com o apoio de novas tecnologias). É preciso investir, sempre, em novas formas de ensinar, mas utilizando a base da experiência e das competências.

 

3 estratégias de aprendizagem corporativa para aplicar na sua empresa

Vamos conferir agora quais são as estratégias de aprendizagem corporativa que você pode utilizar para aplicar agora mesmo na sua empresa, já se adaptando ao mundo após 2020.

 

1. Microlearning

O conceito de Microlearning, que pode ser traduzido como um processo de micro aprendizagem, passa por dividir lições e treinamentos em pequenos intervalos para que o entendimento se torne mais direto e rápido. (É quase como uma lição de felicidade, que indica fatiar os desafios e comemorar as pequenas vitórias do dia a dia).

Essa estratégia de aprendizagem minimiza as interrupções na produtividade e reflete o comportamento da nossa Cultura 4.0. Afinal, nós assistimos cada vez mais a vídeos curtos, de até um minuto, e lemos as publicações nas mídias sociais passando por muita informação em segundos. Tudo está cada vez mais rápido.

Portanto, a aprendizagem corporativa não pode continuar com os longos processos de capacitação como eram antes. O Microlearning é indicado para vários desafios de aprendizagem organizacional, como:

  • aprender a criar um plano de negócios;
  • desenvolver códigos em uma nova linguagem de programação;
  • aprender sobre o sistema mais recente adquirido pela empresa;
  • capacitar o time para as novos modelos de vendas;
  • entre outros.

É a chance de segmentar um curso que seria muito longo em pequenas lições, onde os colaboradores podem captar melhor o conteúdo passado.

 

2. Gamificação

Criado há anos, a gamificação ganha cada vez mais espaço por agilizar o processo de aprendizagem e por ser uma vivência interativa que promove a memória de longo prazo (lembrar por mais tempo). Os casos e resultados são cada vez mais surpreendentes, inclusive com a evolução da tecnologia que possibilita a captação e análise de dados.

O método de gamificação passa pelo uso de um ou mais elementos de diversão para alcançar marcos de aprendizado. Como é importante capturar a atenção dos colaboradores, principalmente aqueles mais jovens que cresceram em meio a tecnologia, nada melhor do que utilizar jogos (e seus elementos) no processo de aprendizado.

A verdade é que não existe idade para as pessoas se identificarem com boas histórias e entrarem no jogo, sejam eles de tabuleiro ou digitais.

Empresa de todo o mundo já buscam implantar aplicativos com jogos de aprendizado, o que une ações de Microlearning, como a principal plataforma de entrega de aprendizagem corporativa. Essa estratégia funciona ainda melhor quando é integrada aos temas tratados no dia a dia e com base no perfil individual de aprendizado.

 

3. Aprendizagem em rede

Aprender é uma experiência emocional e a maioria das pessoas não quer ficar sozinha quando aprende. Nesse sentido, os modelos de rede que conhecemos com as mídias sociais podem ser profundamente valiosos porque estimulam o compartilhamento e a cooperação.

Com esse exemplo, é possível entender mais sobre o modelo de aprendizagem em rede. Ele ajuda a reter o conhecimento que os colaboradores adquirem por meio de programas inovadores de treinamento em equipe, criando grupos até mesmo nas redes sociais que já utilizam para promover o compartilhamento contínuo de descobertas, experiências, dúvidas e informações.

É por isso que as plataformas de colaboração social se tornaram tão importantes para a estratégia geral de aprendizado nas empresas. Então, vamos imaginar a importância de um game que possibilita a interação e a cooperação nos dias de hoje.

 

Qual o 1º passo para investir nesse novo tipo de estratégia de aprendizagem nas empresas?

O mercado ainda está numa jornada de aprendizado, buscando e encontrando maneiras de agrupar os diferentes modelos de aprendizagem. Falar destas estratégias de aprendizagem pode ser uma missão longa, mas é um aprendizado maravilhoso descobrir como todos eles podem ajudar a solucionar os problemas mais diversos das organizações. 

Por isso, para a evolução dos processos de aprendizagem corporativa, o primeiro passo é buscar a troca de conhecimentos e de experiências com outros profissionais do mercado e com empresas que trabalham com soluções específicas para entregar esse nível de inovação.

E para você que já quer dar esse primeiro passo, fazemos um convite especial: venha conhecer estes conceitos na prática! Converse com um especialista da i9Ação.

 

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