Case JPR gamificaçãoNavegação intuitiva, interação com palestras e agenda personalizada são alguns dos recursos utilizados no aplicativo da Jornada Paulista de Radiologia

Como manter a atenção de mais de milhares de pessoas, durante 4 dias de palestras e congressos? Simples: oferecendo uma experiência diferenciada, e gamificada, por meio de um aplicativo para eventos!

Essa foi a estratégia que a i9Ação usou para ampliar o engajamento dos visitantes da Jornada Paulista de Radiologia (JPR), promovido pela Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR), em São Paulo. O encontro é consolidado no segmento de radiologia e que tem crescido a cada ano.

Quer saber como foi? Então, confira:

Engajamento e Informação: os desafios

As duas edições mais recentes da JPR, sendo elas 47ª e 48ª, buscaram melhorias na forma de se comunicar e de interagir com o público. Para começar, surgiam algumas dúvidas:

  • Como promover as atrações do evento para o público?

  • E como apresentar a programação do congresso para os visitantes?

  • Seria possível facilitar a movimentação das pessoas entre as atividades?

  • Com tanta gente envolvida, o que fazer para gerar interação entre os participantes da feira? De que forma seria possível atrair e engajar o público para os estandes e palestras?

Com isso, os desafios de 2017 e de 2018 foram simplificados:

  • Organizar a agenda complexa, que possui muitas trilhas e atividades simultâneas;
  • Oferecer este conteúdo ao público de forma intuitiva e interativa.
  • Já em 2018, ter a geração automática da agenda personalizada.

Diante disso, a i9Ação preparou um aplicativo para ajudar a JPR na coleta, gestão e promoção de conteúdo dentro do evento.

Mas é claro que, como não poderia ser diferente, a gamificação foi aplicada para engajar o público na experiência do evento e também no uso dos recursos disponibilizados pelo APP.

Além disso, a metodologia possibilitou a avaliação das palestras, dos palestrantes e do evento como um todo.

Todas as respostas na palma da mão: a estratégia da i9Ação

A proposta foi desenvolver um ambiente digital com ferramentas e recursos especialmente criados para atender as demandas do congresso. Oferecido gratuitamente aos participantes da jornada, veja o que o APP entregou:

 

1 – Solução para coleta de dados dos participantes (armazenando e-mails e informações dos visitantes para futuros contatos): este recurso facilita o cadastro dos participantes, mas também torna mais inteligente a criação da base de dados da produção.

2 – Divulgação de agenda e programação diária: o APP permitiu uma visualização organizada de um volume gigantesco de informações. Além disso, em 2018, a melhoria permitiu que o usuário pudesse selecionar as aulas e plenárias em uma agenda pessoal diária, bem como, ter uma visibilidade de temas de interesse e uma organização pessoal mais apurada.

3 – Sistema de interação para Network entre participantes: ao se conectarem as pessoas ganhavam pontos e tinham acesso às informações dos colegas. Esse recurso ajuda os participantes a se conectarem e trocarem “cartões”, ficando em contato pós evento.

4 – Engajamento: a produção do evento utilizou o aplicativo para promover uma experiência chamada Casos do Dia, nos quais os usuários fecham diagnósticos em cima de imagens e dados fictícios de pacientes. O resultado foi a grande aderência do público na atividade, que gerou não só pontuação, mas também premiações para os melhores diagnósticos.

5 – Função de avaliação e comentário em cada palestra: um dos diferenciais do APP gamificado é o engajamento. A metodologia foi utilizada no recurso de avaliações de palestras e palestrantes, além de perguntas aos palestrantes de forma organizada, o que contribuiu para o melhor planejamento do evento de 2019.

6 – Espaços para divulgação dos patrocinadores.

 Veja algumas telas da solução!

 

Resultado: porque o APP para eventos da JPR foi diferente?

Além de trazer várias funções embarcadas, o app da JPR 2018 também promoveu a gamificação como diferencial. A ideia é simples: conectar todos os usuários do APP em um jogo no qual quem conquista mais pontos durante os 4 dias de Jornada se torna o vencedor.  

Como ganhar pontos? Participando ativamente da JPR, ou seja, ganha pontos:

  • Ao visitar um estande e utilizar a função de marcar o local;

  • Ao acompanha uma palestra e avaliar ou interagir com o palestrante;

  • Ao “trocar cartões de visita” e conectar outras pessoas.

  • Entre muitas outras possibilidades

E tudo isso dentro da plataforma do aplicativo!

Assim, mais do que simplesmente aumentar o número de visitantes, a Jornada Paulista de Radiologia trouxe uma nova experiência a seu público!

 

E você também pode aplicar essas novidades em sua feira ou congresso! Quer saber como? Conheça já o APP_ICO e descubra como tornar seu evento em um momento épico!

Leave a Comment