5 Sinais de que os colaboradores da sua empresa não estão engajados

Hoje, as empresas estão muito mais conscientes da importância de possuir colaboradores engajados. Elas sabem que a falta desse engajamento

engajamentoHoje, as empresas estão muito mais conscientes da importância de possuir colaboradores engajados. Elas sabem que a falta desse engajamento pode custar muito caro e investem em treinamentos e benefícios.

O engajamento é o comprometimento e envolvimento emocional  do colaborador com a empresa. Um profissional engajado é entusiasmado com o trabalho e envolvido com as ações que fortalecem a reputação da organização.

Mas quando esse engajamento não existe, o colaborador é desinteressado e isso prejudica o desenvolvimento da empresa. Por isso, é importante identificar quais colaboradores não estão engajados e propor medidas para mudar essa situação.

Veja alguns sinais caracterizam a falta de engajamento dos colaboradores e saiba como promover esse engajamento:

1 – Falta de interesse em assuntos que não são de sua responsabilidade

O colaborador não engajado não se interessa pelo crescimento da empresa. Ele acredita que deve fazer seu trabalho de modo automático e sem envolvimento ou comprometimento com os resultados. Esse tipo de colaborador pode ser identificado com facilidade, pois ele raramente emite sugestões e opiniões. Outra característica é seu comportamento negativo.

2 – Mau relacionamento com superiores e outros colaboradores

Outro indício de falta de engajamento é o relacionamento desse colaborador com os superiores e outros funcionários. Ele fica deslocado, não se sente parte daquele conjunto.

3 – Pouco ou quase nenhum desenvolvimento profissional

O colaborador não se desenvolve profissionalmente e, na verdade, não se interessa por isso. Não cobra treinamentos e até mesmo benefícios. Ele se torna automático, uma peça sem vida dentro da organização. Além disso, não dá feedback por considerar isso inútil.

4 – Baixa comunicação e compartilhamento

Ele acredita que por mais que faça a diferença, não será reconhecido pelos superiores. Por isso, não faz nada além do que consta no contrato de trabalho. Guarda os talentos para si, pois acredita que não deve compartilhar com a empresa seu potencial.

5 –Produtividade irregular

Engagementengajamento2A maioria desses funcionários são improdutivos, pois além de não fazerem mais do que julgam necessário, prejudicam o relacionamento interpessoal da empresa com sua postura. Por isso, a falta de engajamento custa caro para empresa e deve ser revertida através de medidas e reconhecimento.

Como reverter a falta de engajamento dos colaboradores?

  • Descubra quais os principais drives ou motivadores de seus colaboradores.
  • Desenvolva um canal de comunicação interna eficiente;
  • Evite o excesso de trabalho e ofereça lazer aos funcionários;
  • Conviva com os colaboradores e procure escutá-los;
  • Estimule a boa convivência.

Mais importante do que identificar a falta de engajamento na organização é estar aberto para mudar o cenário e possibilitar um ambiente engajado.

Os seus colaboradores estão engajados? Como você promove esse engajamento? Conte para a gente nos comentários!

Líder Play 1

Deixe um comentário