ideias de onboarding

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Conte para nós: como é e o que tem de mais bacana no processo de integração de colaboradores na sua empresa? Já pensou em investir em novas ideias de onboarding para tornar a integração mais digital e muito mais interessante do que os antigos processos praticados?

O problema dos modelos de onboardings tradicionais (expositivos) é gerar pouco engajamento e apresentar baixa retenção de informações (pouca aprendizagem).

Por isso, apostar em uma metodologia inovadora e participativa melhora esse engajamento inicial do colaborador, o que é fundamental para encantar e conquistar os recém-chegados nos primeiros meses de trabalho.

Assim, um dos impactos importantes dessa escolha é que a empresa consegue reter talentos e reduzir o turnover — alcançando o desafio de diminuir o número de desligamentos de colaboradores nos primeiros 6 meses de trabalho.

Portanto, investir em novas ideias de onboarding para enriquecer e modernizar o processo de integração é uma ótima oportunidade e, também, a solução para vários outros desafios econômicos e de produtividade.

Não sabe como fazer isso? Então, venha com a gente!

Vamos falar mais sobre a importância de conquistar o colaborador e apresentar 4 ideias de onboarding para atualizar o processo de integração na sua empresa.

Vamos lá? Boa leitura!

 

Qual é a importância de “pensar fora da caixa” na hora de considerar as ideias de onboarding para aplicar na empresa?



game personalizado, onboarding

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Implementar um game personalizado no processo de onboarding da sua empresa é uma excelente estratégia. Saiba como o processo, o time e a expertise da i9Ação ajudam a sua empresa a ter seu onboarding dos sonhos!

Algumas pessoas pensam que implementar um game personalizado no processo de onboarding é complicado. São – mesmo – muitos fatores, um trabalho primoroso, mas vale a pena! É o melhor que você e sua empresa podem oferecer ao novo colaborador, e por meio dele é possível também receber o melhor. Porque a recíproca é verdadeira!

Você quer saber mais profundamente como é possível fazer esse game de aprendizagem e porque ele é a ponte para a sua empresa alcançar os objetivos na hora de receber os colaboradores?

Antes, vamos lembrar apenas algumas das vantagens da gamificação no onboarding e o porquê estamos falando sobre game personalizado para resolver essa questão: 

  • encantar, conquistar e reter talentos;
  • ser uma empresa que optar por aplicar recursos inovadores e na melhoria contínua;
  • integrar o time de uma maneira lúdica e digital (ou híbrida);
  • ter a certeza de que o colaborador receberá um treinamento incrível para desempenhar bem o seu trabalho (e ter ele contribuindo com a equipe o mais rápido possível);
  • checar se os colaboradores lembram do conteúdo e ter a felicidade de saber que eles aprenderam mesmo.

Somado a isso, vale lembrar que o nível de engajamento digital gamificado é três vezes maior do que quando o processo não é gamificado.

Espia aqui os números sobre engajamento (número de pessoas que começam e terminam) que temos em nossos projetos de gamificação da integração de novos colaboradores:

“Nossos games de integração tem em média 60 a 80% de término/completude/engajamento. Este é um resultado muito bom perto da mensuração feita quando não há gamificação”, detalha Fernando Seacero, CEO da i9Ação.

Então, venha com a gente e saiba tudo sobre a implementação de um game personalizado para o onboarding da sua empresa. Vamos lá?

O que é preciso saber antes de investir em um game personalizado para o onboarding?

Para início de conversa, é importante ressaltar que o game é uma das melhores ideias de onboarding que a sua empresa pode implementar.

Porém, antes de implementá-lo, é preciso entender esse primeiro passo a passo (resumido):

 

1. definir os objetivos do game

Se você não tem esses objetivos determinados ou se ainda tem dúvidas na hora da escolha dos melhores, não precisa se preocupar.

O time de desenvolvimento da i9Ação é muito experiente nessa temática. E pode ajudar você a esclarecer quais são os melhores objetivos e como a sua empresa pode chegar aos resultados esperados por meio da escolha certa: onboarding gamificado.

entender quais são os perfis de jogadores envolvidos e definir as áreas de conhecimento:

 

2. Quais são os principais perfis que devem ser atingidos com o projeto?

Essa informação moldará a complexidade do game a ser desenvolvido, bem como poderá definir diferentes trilhas de conteúdo para departamentos ou níveis específicos”, explica o CEO da i9Ação, Fernando Seacero.

Essa informação, inclusive, é muito importante para entender que tipo de narrativa (storytelling) terá mais aderência conforme a cultura da empresa.

Por exemplo: para uma determinada empresa, um cenário muito atrativo pode ser uma viagem espacial; enquanto, para outra, um mapa da planta da fábrica seria o melhor caminho para gerar mais engajamento.

 

3. Quanto tempo sua empresa tem para elaborar o Onboarding e chegar ao resultado esperado

Quanto tempo você tem para construir um onboarding incrível para chamar de seu?

Então, se você está com a corda no pescoço e sua diretoria está pressionando para ter resultado. Respira.

É preciso ter tempo (vamos falar em pelo menos 3 meses) e se antecipar para fazer um onboarding primoroso/personalizado que realmente entregue os resultados esperados.

Estamos falando sobre o seu colaborador realmente aprender o conteúdo passado pela integração.

“Nossa dica é que se antecipem para não ter esse problema (de departamento desesperado com a pressão da diretoria), e que venham buscar uma solução que engaja com pelo menos 3 a 4 meses de antecedência para fazermos um trabalho fino e customizado. Reflita e se antecipe para ter todos os benefícios de uma solução customizada para onboarding”, orienta Fernando.

Assim, isso deve acontecer tanto com o onboarding para os novos colaboradores quanto com o re-boarding, para a equipe que já está atuando há algum tempo na empresa.

 

Entenda quais são as maiores dificuldades que as empresas têm na hora de implementar um game

Para Fernando Seacero, a principal dificuldade que as pessoas encontram na hora de apostar na tecnologia e implementar um game personalizado é encontrar uma empresa que crie um jogo realmente personalizado e customizado.

Vale ressaltar que criar um game personalizado não é só inserir o logotipo da empresa dentro de uma plataforma pronta. É preciso realmente transformar o conteúdo original de integração em um material gamificado.

Além disso, é essencial investir em um trabalho em conjunto. Ou seja, a empresa precisa estar presente, participar e aprovar cada etapa do processo. Dessa forma, fica muito mais fácil criar um game digital que faça a diferença na rotina de toda a equipe.

 

Confira 5 passos para criar um game personalizado para o onboarding da sua empresa

Entenda como funciona o passo a passo para criar um processo de onboarding na sua empresa. Vamos lá?

1. Coleta

A primeira etapa na hora de criar um game personalizado aqui na i9Ação é a coleta de informações.

Afinal, é preciso estudar a empresa, a cultura, quais são as necessidades, problemas, ideias e objetivos para projetar um game realmente incrível.

2. Experimento

Na etapa do experimento, desenvolvemos as estratégias, o conteúdo e projetamos o esqueleto do game.

3. Formulação

Na etapa da formulação, criamos a identidade visual final do jogo e realizamos a programação.

4. Teste Lab

A etapa do teste lab serve para avaliar se o game está de acordo com tudo o que foi acordado.

Assim, é o momento em que a empresa realiza testes e, se for o caso, pode solicitar os ajustes necessários.

5. King now

A última etapa é a implementação do game nas plataformas estabelecidas. Além disso, há um acompanhamento direto dos primeiros dias. Assim, você tem a segurança e a certeza de que tudo está funcionando perfeitamente. Interessante, não é mesmo?

 

Conte com uma equipe qualificada para desenvolver o melhor game personalizado para o onboarding da sua empresa

Para que a implementação de um game personalizado para o onboarding on-line da sua empresa seja um processo seguro, de qualidade e incrível, é essencial investir em uma empresa desenvolvedora de games que ofereça confiança e que tenha experiência no mercado.

Na i9Ação, os projetos são desenvolvidos por meio de squads. Dessa maneira, para cada um deles, diferentes profissionais são designados para realização do projeto. Assim, o time da i9Ação é composto por diversos profissionais qualificados e experientes.

Gostou de conhecer o nosso passo a passo para criar um game personalizado para o onboarding da sua empresa?


Se sim, que tal fazer um orçamento conosco? Clique aqui e faça o seu orçamento agora mesmo!.



treinamento compliance

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Será que está na hora de inovar e apostar em técnicas de treinamento compliance mais interessantes, como a gamificação? Venha conosco e aprenda!

Compliance vem do inglês “to comply”, ou seja, agir conforme a lei. Então, já no início da conversa, podemos notar que o treinamento Compliance é fundamental.

Afinal, o treinamento Compliance é essencial para que as empresas eduquem os seus colaboradores sobre as políticas corporativas internas e externas, procedimentos, leis e regulamentos que se aplicam na sua rotina. 

Você pode estar se questionando: vale a pena investir em treinamentos de Compliance em formatos tradicionais (como cursos e palestras)?

A resposta é: não, definitivamente, não vale a pena (e por uma série de motivos).

Por isso, a nossa dica é: invista na tecnologia e na inovação para alcançar melhores resultados.

Um bom treinamento em Compliance precisa apresentar situações do dia a dia para que os colaboradores aprendam quais são as melhores maneiras de agir.

Somente assim, eles “ensaiam” sobre as melhores atitudes, mais adequadas conforme a sua rotina.

De acordo com o sócio-diretor da i9Ação, Fernando Seacero, “Compliance costuma ser um assunto mais árido nas organizações. Por isso, se torna muito importante tratarmos a aprendizagem deste tema de forma mais atraente e lúdica do que os oferecidos nos métodos tradicionais, mas sem perder a seriedade do tema”.

Por isso, seus colaboradores precisam se sentir estimulados a aprender com as situações do dia a dia. E os treinamentos tradicionais muitas vezes não permitem isso.



cultura de segurança do trabalho

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Quer aprender a implementar a cultura de segurança do trabalho na sua empresa de forma rápida e eficiente? Venha conosco e confira 4 dicas infalíveis com o especialista em gamificação e aprendizagem. Vamos lá?

Nos últimos anos, desafios como Covid e a capilaridade das organizações complexificam ainda mais a missão de ensinar os colaboradores sobre a cultura de segurança do trabalho. Esse treinamento vai muito além de prevenir e diminuir acidentes no trabalho. Ele é essencial para que os colaboradores aprendam quais são os valores da empresa e quais comportamentos são os mais esperados diante de situações.

Então, a cultura de segurança do trabalho protege todo o ambiente organizacional, impactando de forma positiva nas atitudes dos colaboradores — tanto com relação à própria segurança quanto para contribuir para que as normas sejam, de fato, compartilhadas e compreendidas por todos.

Vamos aprender mais sobre a cultura de segurança do trabalho e como promover treinamentos realmente eficientes para os colaboradores? Venha conosco e conheça 4 dicas para implementá-la na sua empresa.



treinamento LGPD online

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Você sabe o que é e como funciona o treinamento LGPD on-line? Venha conosco e conheça a solução da i9Ação para ensinar os seus colaboradores sobre a lei

Com a aceleração da transformação digital no mundo — principalmente em virtude da pandemia — diversas pessoas e empresas apostaram nos cursos digitais. Com a entrada em vigor e a necessidade de treinamentos sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) não foi diferente. Então, conte para nós: você já pensou em investir em treinamento LGPD on-line?

Para obter resultados efetivos, o mais indicado é ir além dos cursos tradicionais: investir em uma estratégia realmente eficaz, que envolva os colaboradores e os mantenha engajados.

Vamos aprender mais sobre o treinamento LGPD on-line e como a i9Ação pode ajudar a sua empresa? Continue conosco!



Game digital de aprendizagem

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Games Digitais de Aprendizagem estão cada vez mais em alta para treinamento e engajamento de pessoas, que tal conhecer mais sobre – o que também podemos chamar de Plataforma customizada gamificada de aprendizagem

Antes da transformação digital, as empresas escolhiam e utilizavam muito o EAD ou cursos em suas plataformas de LMS para treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores. No entanto o formato EAD gera entre 9 e 12% de retenção dos conteúdos e de participantes engajados. Então, quando é necessário ter alto engajamento e impacto, a solução pode ser o desenvolvimento de um game customizado para aprendizagem, que pode gerar entre 40 a 80% de engajamento e retenção do aprendizado.

Seja para integração de novos colaboradores ou disseminação de cultura (da empresa ou de segurança), alguns de seus objetivos provavelmente são: 

  • Engajar os colaboradores com o seu negócio
  • Treinar comportamentos desejados
  • Passar informações da empresa de maneira leve e descontraída
  • Garantir o impacto e aprendizagem necessária.
  • Novos modelos de treinamento que atendam aos desafios de nossa atual realidade: onde os profissionais não têm tempo para participar dos treinamentos e possuem diversos tipos de elementos que geram dispersão 

Além de customizar uma ferramenta digital, grandes empresas precisam ainda ter escalabilidade para atender centenas ou milhares de colaboradores.

Se essa é uma realidade conhecida para você, que tal aprofundar seu entendimento sobre o Online Wow, im game digital de aprendizagem customizados e escaláveis? E para escolher o melhor formato, é importante conhecer as opções! Por isso, vamos explicar aqui no Blog AvataRH o que estamos preparando mundo afora com essa tal gamificação 😊



Plataforma Digital Gamificada para SIPAT

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Descubra por que a aplicação de jogos pode ser um caminho divertido e mais eficiente de treinar seus colaboradores para aplicar no dia a dia os conceitos da SIPAT

Neste momento em que muitas empresas estão buscando soluções para atender à obrigatoriedade da realização da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, o Blog AvataRH preparou este conteúdo para falar sobre como realizar a SIPAT de forma remota, utilizando o recurso de uma Plataforma Digital Gamificada.

Afinal, mesmo com toda a mudança de cultura em relação ao estudo on-line, resultante do período de pandemia desde março de 2020, ainda assim pode estar difícil para a sua empresa saber como:

  • reter a atenção dos colaboradores em frente à tela do computador ou do celular por muito tempo;
  • gerar engajamento deles com o treinamento proposto ou;
  • ensinar para eles tudo aquilo que é extremamente relevante, obrigatório, essencial (e às vezes chato :/).

Estes são alguns dos verdadeiros desafios para quem trabalha com pessoas, que se tornam ainda mais difíceis por se repetirem anualmente – como no caso da SIPAT.

Para poupar gestores e colaboradores de mais uma experiência maçante, neste artigo vamos explicar como a metodologia certa e uma Plataforma Digital Gamificada podem tornar eventos ou treinamentos on-line mais efetivos, divertidos e engajadores do que os realizados no formato presencial.

Quer saber como?

Por que optar por uma Plataforma Digital para a SIPAT?



engajar e ensinar colaboradores

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Conte para nós: a sua empresa já está investindo em algum treinamento LGPD? Dar atenção a esse assunto é fundamental, pois já entrou em vigor a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, referente à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Portanto, a sua organização precisa se adequar a ela de forma imediata e seus colaboradores precisam estar bem preparados para atender às novas necessidades e exigências mercadológicas.

Atuar dentro das normas da LGPD é mais um segredo indispensável para que a sua marca prospere e alcance os objetivos almejados. Para isso, existem diversas alternativas para ensinar os colaboradores sobre a lei e escolher a melhor estratégia é fundamental!

Venha conosco e entenda mais sobre qual é o melhor treinamento LGPD para a sua empresa. Aqui, você vai acompanhar a entrevista com o sócio-diretor da i9Ação, Fernando Seacero.

Vamos lá? Boa leitura!

 

Veja como as empresas ensinam os colaboradores sobre a LGPD e quais são os principais desafios



treinamento lgpd

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Para destacar sua empresa no mercado, uma necessidade é ter um quadro de colaboradores altamente capacitado – e engajado. Melhor ainda se o plano estratégico estiver bem alinhado e com os conteúdos bem nivelados. O mesmo se aplica quando o objetivo é outro, como ter os colaboradores treinados em relação à LGPD, à segurança ou ao Onboarding

Para reservar seu lugar ao sol nos negócios hoje em dia é preciso usar as melhores metodologias para engajar os funcionários e potencializar a aprendizagem necessária para cada um deles. Em um universo cheio de informações e dispositivos, como tornar atrativo um treinamento sobre LGPD (por exemplo)? Como engajar e treinar as pessoas nessa nova era e quais metodologias escolher para acertar?

Sabendo que as metodologias convencionais não estão tendo boa efetividade, hoje, o Blog AvataRH explica mais sobre a adoção de ferramentas digitais e gamificadas!

Então se você quer saber como um exemplo de uma plataforma gamificada contribui para engajar colaboradores e potencializar a aprendizagem, continue a leitura:

 

Entenda o porquê da metodologia de aprendizagem e engajamento: e como surgiu a solução gamificada?  



aprendizagem sobre lgpd

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Comunicar, engajar e gerar aprendizagem sobre LGPD é um dos desafios de diversos departamentos das empresas, que precisam ensinar a todos os envolvidos como lidar de forma legal com dados pessoais de colaboradores, fornecedores, clientes, prospects etc.

A partir de agosto de 2021 entraram em vigor as punições da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). As empresas precisam realizar muitos ajustes nos processos internos, e é imprescindível fazer com que as mudanças adotadas sejam conhecidas e realmente aplicadas por todos os colaboradores.

O LGPD MASTER é um game digital, que foi desenvolvido para envolver o time interno com o tema e suas ramificações de maneira lúdica e interativa.

A metodologia utilizada gera aceleração da aprendizagem da equipe, engajamento emocional, enquanto também captura dúvidas em relatórios, e levanta os pontos de mais interesse dos usuários.

Achou interessante?  Então, descubra agora mesmo os 3 objetivos para superar com o APP gamificado LGPD MASTER:

  1. Promove a disseminação das informações sobre LGPD



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Você já sabe como medir de forma quantitativa e qualitativa a participação das pessoas na SIPAT em uma solução digital? E como analisar a forma como estão colocando em prática o aprendizado? Entenda como recursos digitais podem ajudar a engajar mais, ampliar a aprendizagem e, ainda, gerar diferentes relatórios

Agro, Beleza, Construção, Farmacêutico, Químico, Bancário e outros setores buscam cada vez mais a i9Ação para desenvolverem treinamentos de uma forma mais moderna, mas também mais eficiente. Além das necessidades de modernização e digitalização já existentes antes da pandemia, a Semana de Prevenção de Acidentes e Cuidados com a Saúde (SIPAT) passou também a ser aprimorada com as restrições do distanciamento social e das medidas de segurança por conta do COVID-19.

Nestes casos, segundo Fernando Seacero, fundador e CEO da i9Ação, uma plataforma digital gamificada é a solução sugerida para engajar progressivamente nos temas e ações da CIPA.

“Quando falamos de evolução progressiva, indicamos que as possam acessar o conteúdo de acordo com a sua velocidade de aprendizado e ordem de preferência, tendo uma aprendizagem mais orgânica, autônoma e interativa”, explica.


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