Plataforma Digital Gamificada para SIPAT

Imagem: Marcus Souza

Descubra por que a aplicação de jogos pode ser um caminho divertido e mais eficiente de treinar seus colaboradores para aplicar no dia a dia os conceitos da SIPAT

Neste momento em que muitas empresas estão buscando soluções para atender à obrigatoriedade da realização da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, o Blog AvataRH preparou este conteúdo para falar sobre como realizar a SIPAT de forma remota, utilizando o recurso de uma Plataforma Digital Gamificada.

Afinal, mesmo com toda a mudança de cultura em relação ao estudo on-line, resultante do período de pandemia desde março de 2020, ainda assim pode estar difícil para a sua empresa saber como:

  • reter a atenção dos colaboradores em frente à tela do computador ou do celular por muito tempo;
  • gerar engajamento deles com o treinamento proposto ou;
  • ensinar para eles tudo aquilo que é extremamente relevante, obrigatório, essencial (e às vezes chato :/).

Estes são alguns dos verdadeiros desafios para quem trabalha com pessoas, que se tornam ainda mais difíceis por se repetirem anualmente – como no caso da SIPAT.

Para poupar gestores e colaboradores de mais uma experiência maçante, neste artigo vamos explicar como a metodologia certa e uma Plataforma Digital Gamificada podem tornar eventos ou treinamentos on-line mais efetivos, divertidos e engajadores do que os realizados no formato presencial.

Quer saber como?

Por que optar por uma Plataforma Digital para a SIPAT?



engajar e ensinar colaboradores

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Conte para nós: a sua empresa já está investindo em algum treinamento LGPD? Dar atenção a esse assunto é fundamental, pois já entrou em vigor a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, referente à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Portanto, a sua organização precisa se adequar a ela de forma imediata e seus colaboradores precisam estar bem preparados para atender às novas necessidades e exigências mercadológicas.

Atuar dentro das normas da LGPD é mais um segredo indispensável para que a sua marca prospere e alcance os objetivos almejados. Para isso, existem diversas alternativas para ensinar os colaboradores sobre a lei e escolher a melhor estratégia é fundamental!

Venha conosco e entenda mais sobre qual é o melhor treinamento LGPD para a sua empresa. Aqui, você vai acompanhar a entrevista com o sócio-diretor da i9Ação, Fernando Seacero.

Vamos lá? Boa leitura!

 

Veja como as empresas ensinam os colaboradores sobre a LGPD e quais são os principais desafios



treinamento lgpd

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Para destacar sua empresa no mercado, uma necessidade é ter um quadro de colaboradores altamente capacitado – e engajado. Melhor ainda se o plano estratégico estiver bem alinhado e com os conteúdos bem nivelados. O mesmo se aplica quando o objetivo é outro, como ter os colaboradores treinados em relação à LGPD, à segurança ou ao Onboarding

Para reservar seu lugar ao sol nos negócios hoje em dia é preciso usar as melhores metodologias para engajar os funcionários e potencializar a aprendizagem necessária para cada um deles. Em um universo cheio de informações e dispositivos, como tornar atrativo um treinamento sobre LGPD (por exemplo)? Como engajar e treinar as pessoas nessa nova era e quais metodologias escolher para acertar?

Sabendo que as metodologias convencionais não estão tendo boa efetividade, hoje, o Blog AvataRH explica mais sobre a adoção de ferramentas digitais e gamificadas!

Então se você quer saber como um exemplo de uma plataforma gamificada contribui para engajar colaboradores e potencializar a aprendizagem, continue a leitura:

 

Entenda o porquê da metodologia de aprendizagem e engajamento: e como surgiu a solução gamificada?  



aprendizagem sobre lgpd

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Comunicar, engajar e gerar aprendizagem sobre LGPD é um dos desafios de diversos departamentos das empresas, que precisam ensinar a todos os envolvidos como lidar de forma legal com dados pessoais de colaboradores, fornecedores, clientes, prospects etc.

A partir de agosto de 2021 entraram em vigor as punições da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). As empresas precisam realizar muitos ajustes nos processos internos, e é imprescindível fazer com que as mudanças adotadas sejam conhecidas e realmente aplicadas por todos os colaboradores.

O LGPD MASTER é um game digital, que foi desenvolvido para envolver o time interno com o tema e suas ramificações de maneira lúdica e interativa.

A metodologia utilizada gera aceleração da aprendizagem da equipe, engajamento emocional, enquanto também captura dúvidas em relatórios, e levanta os pontos de mais interesse dos usuários.

Achou interessante?  Então, descubra agora mesmo os 3 objetivos para superar com o APP gamificado LGPD MASTER:

  1. Promove a disseminação das informações sobre LGPD



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Você já sabe como medir de forma quantitativa e qualitativa a participação das pessoas na SIPAT em uma solução digital? E como analisar a forma como estão colocando em prática o aprendizado? Entenda como recursos digitais podem ajudar a engajar mais, ampliar a aprendizagem e, ainda, gerar diferentes relatórios

Agro, Beleza, Construção, Farmacêutico, Químico, Bancário e outros setores buscam cada vez mais a i9Ação para desenvolverem treinamentos de uma forma mais moderna, mas também mais eficiente. Além das necessidades de modernização e digitalização já existentes antes da pandemia, a Semana de Prevenção de Acidentes e Cuidados com a Saúde (SIPAT) passou também a ser aprimorada com as restrições do distanciamento social e das medidas de segurança por conta do COVID-19.

Nestes casos, segundo Fernando Seacero, fundador e CEO da i9Ação, uma plataforma digital gamificada é a solução sugerida para engajar progressivamente nos temas e ações da CIPA.

“Quando falamos de evolução progressiva, indicamos que as possam acessar o conteúdo de acordo com a sua velocidade de aprendizado e ordem de preferência, tendo uma aprendizagem mais orgânica, autônoma e interativa”, explica.



Por Fernando Seacero*

Na hora de adotar um modelo de aprendizagem digital nas empresas, é fundamental ter claras algumas diferenças sobre as plataformas adequadas para entreter ou para aprender.

Ultimamente, são muitas as necessidades de transformação digital. Há também uma invasão de soluções de ensino à distância que precisam ser analisadas e filtradas por quem cuida da aprendizagem e do engajamento, ou melhor, das pessoas nas empresas.

Segundo o Fosway Report 2020, um relatório anual sobre diferentes plataformas de aprendizagem, 95% das empresas mundiais afirmam que a aprendizagem e o treinamento corporativo não irão retornar para seu formato de antes da pandemia. Logo, acertar nessa escolha é uma questão de impacto no longo prazo.



Como gamificar seu Treinamento de Vendas

Se você já tem um treinamento estruturado para seus vendedores e ainda não transformou esse conteúdo em uma capacitação on-line que seja realmente eficaz, saiba como fazer essa transição



como engajar seus colaboradores em treinamentos

Saiba como engajar seus colaboradores em treinamentos de Compliance e Código de Conduta usando recursos de gamificação na aprendizagem

O ideal é fugir do padrão dos cursos desinteressantes e conquistar a atenção das pessoas para esse tema tão importante (e obrigatório) de forma leve e divertida

O principal desafio dos responsáveis pela aplicação dos treinamentos de Código de Conduta e Compliance nas empresas sempre bate na tecla do engajamento. Os treinamentos periódicos, na maioria das vezes, são repetitivos e desinteressantes, o que prejudica o cumprimento da obrigatoriedade de execução pelas equipes. 



A reportagem da Revista Locaweb deste mês ouviu especialistas e traz experiências de empresas que adotaram a gamificação como recurso para tornar a aprendizagem corporativa mais eficiente

Entender o potencial da gamificação para otimizar processos e resolver problemas de todos os setores da empresa. Este é o tema da matéria publicada na Revista Locaweb (edição nº 109). Entre os especialistas em gamificação e fontes de empresas que adotaram esse formato, a reportagem ouviu o neuropsicólogo e desenvolvedor de games Fernando Seacero, fundador da i9Ação, que trabalha com aprendizagem de adultos, engajamento e gamificação há 20 anos.



como engajar colaboradores

Imagem: Marcus Souza

A aprendizagem constante é um fator de fortalecimento para pessoas e empresas, mesmo com o distanciamento social. Proporcionar interatividade e aprendizagem ativa são duas ações que podem ajudar muito a gerar engajamento mesmo à distância

Em nosso blog mais recente, falamos sobre os sinais que indicam quando os colaboradores não estão engajados e citamos algumas formas de reverter essa situação. A questão é que além de identificar que existe desengajamento, é preciso estar aberto para mudar ou adaptar o formato para possibilitar um ambiente com mais propósito, comprometimento, comunicação, transparência, visão sistêmica etc.

Durante uma pandemia e mesmo depois dela, grande parte das interações e treinamentos passam a ocorrer por meios on-line, tanto identificar o desengajamento como trabalhar o bom relacionamento com o colaborador se tornam missões antigas em formato novo e mais desafiador para os gestores de pessoas dentro das empresas.

Para facilitar o desafio em um cenário em transformação, podemos citar a pesquisa anual do Engagement Group, divulgada em 2019, que considera os principais pontos que influenciam o engajamento nas organizações nos três últimos anos são:

  • Liderança inspiradora
  • Comunicação fluida entre diferentes níveis hierárquicos
  • Aprendizagem constante

Isso quer dizer que: se o engajamento é um baú de tesouro escondido, temos algumas pistas. E para entender mais sobre o baú e as pistas, Blog AvataRH conversou com o neuropsicólogo e desenvolvedor de games Fernando Seacero, fundador da i9Ação – empresa que trabalha com aprendizagem de adultos, engajamento e gamificação há 20 anos.


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